Quando se busca o desenvolvimento de uma empresa, um dos mecanismos propulsores do sucesso é a informação de qualidade, disponível para análise e tomada de decisões assertivas. E a forma mais prática de se ter acesso à informação de qualidade é por meio da implantação de uma ferramenta de Business Intelligence — BI (inteligência de negócios).
Neste momento, surgem dúvidas de toda ordem e deve-se ter especial cautela na escolha dessa ferramenta de BI, assim como na apuração dos investimentos necessários para sua implantação.
As principais opções de mercado em BI são softwares livres (em geral, sem custos de licença) e softwares proprietários (com valores de licenciamento e utilização), cujos custos de implantação e as funcionalidades variam consideravelmente. Na categoria dos softwares livres, o Pentaho CE se destaca pelo alto nível de maturidade e robustez.
Fizemos este post para ajudar você a entender os principais pontos de análise a considerar no processo de comparação entre softwares livres e proprietários.
Software Livre x Software Proprietário
O mercado de BI oferece ferramentas gratuitas (software livre) e outras pagas (software proprietário). Neste caso, é importante entender que um software livre tem código aberto e não tem custo de aquisição e nem de licenciamento. Investe-se apenas na sua instalação, customização e manutenção.
Já um software proprietário é desenvolvido por uma empresa particular e, em sua grande maioria, tem custo de aquisição, licenciamento, instalação, customização e manutenção. Lembre-se de considerar estas diferenças de custo no seu orçamento.
O Pentaho, em particular, possui os dois modelos, tanto um versão livre, chamada de Community Edition, quanto uma versão proprietária chamada Enterprise Edition. Com isso, o Pentaho nos oferece um ponto muito importante: Liberdade de escolha. Inclusive, é possível de forma muito fácil migrar de uma versão para outra sem grandes impactos.
Grau de Personalização
Quanto maior o grau de personalização de uma ferramenta de BI, mais ágil será o processo de criação de relatórios, gráficos e painéis de indicadores (dashboards), de acordo com as particularidades da sua empresa.
Por se tratar de uma ferramenta nos moldes de Software Livre, o Pentaho permite 100% de personalização. Podemos até mesmo modificar seu código fonte para atender necessidades específicas de um negócio.
Grau de Conectividade
Quanto mais diversificados forem os bancos de dados existentes em sua empresa, maior deve ser o cuidado em selecionar um software de BI que permita conectividade e integração total para leitura e processamento dos dados.
Nesse quesito o Pentaho se destaca, possuindo integração com todos os Bancos de Dados utilizados no mercado, planilhas Excel, arquivos texto além de muitas outras. Possui também larga integração e suporte nativo com plataformas de Big Data (Hadoop, etc..).
Arquitetura multiplataforma
Quando o BI escolhido é multiplataforma (funciona em vários sistemas operacionais diferentes), ele poupa a sua empresa de ter que adquirir maquinário específico para seu funcionamento, o que gera redução de custo.
Também vemos aqui a ferramenta Pentaho instalada em diferentes sistemas operacionais (Linux, Windows e MacOS). Por se tratar de uma ferramenta web, o usuário também não precisa instalar nada em sua máquina, todos os gráficos e consultas executam pelo seu navegador Web, como Internet Explore, Firefox ou Google Chrome.
Usabilidade da ferramenta de BI
Quanto mais fácil e intuitivo for o processo de utilização do BI, mais rápida será a disseminação da cultura analítica entre os seus colaboradores, assim como, o aprendizado será agradável.
Devido ao seu conceito livre e customizável, o Pentaho pode ser tão simples de usar quanto for necessário. Esse conceito de facilidade é relativo e depende totalmente do negócio e cultura dos colaboradores de uma empresa. Com isso, é perfeitamente possível que o Pentaho seja ajustado para uma empresa e cultura tornando assim de fácil utilização e aceitação.
Suporte técnico
Além de ter experiência técnica na sua solução de BI, é imprescindível que o fornecedor tenha ampla experiência no nicho de negócio da sua empresa. Isso encurta o tempo de implantação e garante a extração de dados qualificados, que vão gerar valor para a sua organização.
Existem alguns fornecedores de serviço de Pentaho no mercado, nós, da Know Solutions, escolhemos essa ferramenta e trabalhamos com ela desde 2009 para ajudar nossos clientes a conhecer melhor sua própria organização.
Sendo assim, escolher a ferramenta de BI Pentaho é uma excelente opção pela relação custo x benefício altamente favorável que apresenta.
Diga a sua opinião ou esclareça dúvidas deixando o seu comentário no espaço abaixo.
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]