Não há como trabalhar em um mercado tão competitivo como o brasileiro sem conhecer bem os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a uma gama maior de empresas. Assim, é possível fazer uso do Business Intelligence como diferencial competitivo.

Hoje, com a expansão do big data e da Internet das Coisas, a quantidade de informações que são geradas em meios digitais nunca foi tão grande. São dados de consumo e de perfil socioeconômico que, se bem processados, podem mudar a forma como uma companhia se posiciona no mercado. No texto de hoje, falaremos como isso pode ser feito com o auxílio de sistemas modernos e de baixo custo.

O que está por trás de um BI?

Muitos consideram o Business Intelligence como uma “mina de ouro”. Por ser um mecanismo que auxilia na tomada de decisões importantes em empresas, essa é uma estratégia empresarial valorizada por muitos administradores de sucesso. O BI pode ser utilizado por todos os setores corporativos na busca de otimização de processos e aumento da produtividade.

O trabalho com BI irá envolver diversas etapas. Ele começa com a identificação de padrões nos dados armazenados, o que permite que o perfil de um público alvo ou produto seja compreendido com mais precisão. Dessa forma, os setores de vendas e marketing poderão trabalhar com mais foco e qualidade.

O uso de uma solução de BI irá passar pelas seguintes etapas:

  • extração e armazenamento de dados em múltiplas fontes;
  • contextualização de informações;
  • busca por relações de causa e efeito;
  • análise dos registros em busca de padrões;
  • criação de estratégias de mercado a partir dos registros obtidos.

Com o uso de uma série de algoritmos complexos, uma ferramenta de BI irá validar, processar, catalogar e exibir dados importantes para uma empresa. Assim, verificando em tempo real o perfil de clientes, o relacionamento com fornecedores e o progresso das operações internas, gestores podem tomar melhores decisões. Elas serão baseadas na identificação de perfis e previsão de tendências e padrões do mercado, aumentando a competitividade de uma empresa.

Tomando decisões com segurança

A maioria dos sistemas utilizados pelas empresas não são projetados para o uso de informações como um recurso estratégico. Isso cria um cenário onde importantes decisões são tomadas com base em dados desatualizados ou com alto grau de imprecisão. Reverter essa situação onde muitos dados não são úteis é o papel das soluções de Business Intelligence.

Independente do tamanho da sua empresa, é possível utilizar o Business Intelligence como diferencial competitivo. Uma solução que trabalha com essa tecnologia permitirá o acesso a informações detalhadas sobre o seu negócio, a detecção de fraudes e a melhoria na tomada de decisões. E com o melhor conhecimento da realidade de uma companhia, o desempenho empresarial, assim como a prevenção de riscos, são otimizados em busca de mais inovação e lucros.

E você, já faz uso do Business Intelligence como potencial competitivo na sua empresa? Compartilhe a sua experiência conosco e deixe um comentário!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.