Se você é gerente e precisa de ajuda para tomar decisões na empresa, já deve ter cogitado a possibilidade de utilizar Business Intelligence (BI) e quer saber o que é necessário para ter uma equipe de BI eficiente.

No mercado brasileiro, performance e agilidade são importantes, e o BI pode te ajudar a tomar decisões com mais segurança e fazer com que a sua empresa tenha um diferencial competitivo. Inclusive, existem muitos casos de sucesso de uso dessa ferramenta.

Utilizar soluções de BI para tratar o volume de informação gerada e utilizá-la para traçar estratégias é essencial para o desenvolvimento de uma empresa. Entretanto, para isso é preciso uma equipe preparada.

Veja, a seguir, algumas dicas do que é preciso para montar uma equipe de BI eficiente.

Crie uma cultura de BI dentro da empresa

O sucesso do BI depende do envolvimento da equipe. Colaboradores e parceiros que não entendem a importância do BI não se engajam e acabam sendo uma barreira para os novos processos.

É preciso que todos compreendam a relevância e os benefícios do BI. Para isso, você pode preparar um plano de mudança junto aos colaboradores e desenvolver um bom plano de endomarketing, criando uma cultura ou mindset dentro da empresa.

Selecione profissionais capacitados para ter uma equipe de BI eficiente

O profissional ou a equipe que estiver responsável pela Ciência de Dados, ou seja, a análise das informações e fornecimento de inteligência para a empresa, deve ser qualificada para a função, pois a análise e o cruzamento correto dos dados são essenciais para a toda operação.

Softwares de BI, como o Pentaho®, são ferramentas poderosas e indispensáveis, — desde que estejam nas mãos certas. Afinal, dados brutos e pouca habilidade não ajudam muito, ao contrário, podem comprometer tanto os resultados do trabalho quanto o investimento.

Tenha um gestor de BI com um perfil adequado

Um profissional que ocupa a posição de gestor de BI deve ter algumas características específicas: perfil analítico, detalhista, capacidade para gerenciar e resolver problemas e raciocínio lógico orientado a negócios.

Conhecer o mercado e ter uma visão estratégica também é importante, assim como ter disciplina e planejamento para garimpar as melhores informações e compreender o que elas dizem, além de constante atualização e aperfeiçoamento das suas técnicas.

Entretanto, um profissional com habilidades estratégicas e um bom conhecimento do mercado também pode se sair muito bem na gestão do BI. Ele pode receber um treinamento básico ou intermediário de leitura, cruzamento e consulta de dados na ferramenta de BI. A partir daí, ele já pode começar a extrair informações e trabalhar com elas a favor da organização.

E no caso de não haver uma equipe de BI, apenas um único gestor, é recomendável ter outro profissional na empresa com habilidades semelhantes e que também conheça a ferramenta. Dessa forma, você garante a disponibilidade de um profissional capacitado no caso de uma eventualidade ou urgência.

Saiba a importância de montar uma equipe eficiente de BI

As plataformas de BI coletam e armazenam os dados, mas não podem por si só identificar tendências e  oportunidades. Ou seja, o BI fornece as respostas, mas cabe ao gestor ou à equipe fazer as perguntas certas.

Um bom gestor ou equipe de BI sabe analisar os dados e, baseado no seu conhecimento do mercado, decide se é o momento de uma mudança rápida de estratégia, seja para aproveitar uma oportunidade ou mesmo para evitar possíveis crises e problemas.

Portanto, uma equipe de BI eficiente é aquela que compreende a relevância do BI, sabe fazer as perguntas certas e extrair informações estratégicas que vão colocar a empresa em posição de vantagem diante da concorrência.

Se você gostou deste post, então siga as nossas páginas nas redes sociais — FacebookLinkedin e Plus — e acompanhe as nossas atualizações!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.