As vastas possibilidades trazidas pela internet, propiciaram, entre outras coisas, o aumento da competitividade de quase todos os nichos de mercado, uma vez que se tornou possível, para todo tipo e tamanho de empresa, alcançar seu público em qualquer lugar do mundo.

Essa crescente disputa por uma fatia dos consumidores demanda o uso, cada vez mais completo, da inteligência competitiva através do monitoramento de concorrência.

Mas em um momento em que tanto se fala sobre criatividade e inovação, por que deveríamos nos importar tanto com o que os outros players estão fazendo? Quais as vantagens de ficar de olho nos movimentos de outras companhias quando o que eu preciso é melhorar a minha? Continue lendo para descobrir essas respostas e entenda por que monitorar a concorrência é tão importante!

Monitoramento da concorrência: uma questão de inteligência competitiva

Uma das premissas para a aplicação de técnicas de inteligência de mercado – ou inteligência competitiva – é realizar um monitoramento constante e detalhado da concorrência. A inteligência de mercado é justamente o processo de coleta e análise de informações a fim de formar um entendimento do mercado de atuação da empresa.

Para se situar em meio a este mercado, é importante também posicionar a concorrência e o público, formando um cenário completo que poderá ser devidamente avaliado e estudado para nortear as estratégias a ser tomadas daí em diante.

No marketing digital, isso é indispensável para traçar as estratégias de cada ação e garantir a maior efetividade possível.

Benefícios do monitoramento da concorrência

São várias as vantagens em se coletar informações sobre as empresas concorrentes na sua área de atuação:

Aprender com os erros e acertos dos outros

Este é a vantagem mais óbvia de se observar os concorrentes, e também uma das mais importantes.

Estude os cases de sucesso e insucesso das outras empresas para saber quais foram as furadas que elas já caíram e por quê – e claro, cuide para que não aconteça a mesma coisa com você.

Nas redes sociais, principalmente, as falhas dos concorrentes são claros sinais que você não deve seguir.

Identificar oportunidades que outras empresas estão perdendo

Se sua empresa procura maneiras de ganhar maiores fatias do mercado e se destacar da concorrência, é essencial prestar atenção nos buracos que ninguém está cobrindo.

Fique de olho no que está acontecendo no marketing digital de outros países, pois você pode se inspirar em boas ideias antes que seus concorrentes o façam.

Esta é uma enorme vantagem competitiva que sua empresa não pode se dar ao luxo de perder!

Entender melhor a concorrência e os consumidores

Cada empresa reage de uma maneira própria aos diferentes momentos da economia e mudanças de comportamento do mercado consumidor. Se você entende como funcionam essas reações e as características próprias de cada empresa, fica mais fácil traçar estratégias que tragam melhores respostas do público e que sejam imunes às investidas dos concorrentes.

Só um lembrete: Não se esqueça, esses concorrentes também estão de olho em você!

Inteligência de mercado através do Business Intelligence

O marketing digital é um mar de informações que pode se tornar de difícil gerenciamento e organização. Por isso, filtrar as informações úteis daquilo que é ruído ou que não tem valor estratégico deve ser uma tarefa para ferramentas de business intelligence e big data analytics, que unificam um ciclo de análises, integrações e otimizações essenciais para realizar o acompanhamento apropriado da sua concorrência.

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Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.