As vastas possibilidades trazidas pela internet, propiciaram, entre outras coisas, o aumento da competitividade de quase todos os nichos de mercado, uma vez que se tornou possível, para todo tipo e tamanho de empresa, alcançar seu público em qualquer lugar do mundo.
Essa crescente disputa por uma fatia dos consumidores demanda o uso, cada vez mais completo, da inteligência competitiva através do monitoramento de concorrência.
Mas em um momento em que tanto se fala sobre criatividade e inovação, por que deveríamos nos importar tanto com o que os outros players estão fazendo? Quais as vantagens de ficar de olho nos movimentos de outras companhias quando o que eu preciso é melhorar a minha? Continue lendo para descobrir essas respostas e entenda por que monitorar a concorrência é tão importante!
Monitoramento da concorrência: uma questão de inteligência competitiva
Uma das premissas para a aplicação de técnicas de inteligência de mercado – ou inteligência competitiva – é realizar um monitoramento constante e detalhado da concorrência. A inteligência de mercado é justamente o processo de coleta e análise de informações a fim de formar um entendimento do mercado de atuação da empresa.
Para se situar em meio a este mercado, é importante também posicionar a concorrência e o público, formando um cenário completo que poderá ser devidamente avaliado e estudado para nortear as estratégias a ser tomadas daí em diante.
No marketing digital, isso é indispensável para traçar as estratégias de cada ação e garantir a maior efetividade possível.
Benefícios do monitoramento da concorrência
São várias as vantagens em se coletar informações sobre as empresas concorrentes na sua área de atuação:
Aprender com os erros e acertos dos outros
Este é a vantagem mais óbvia de se observar os concorrentes, e também uma das mais importantes.
Estude os cases de sucesso e insucesso das outras empresas para saber quais foram as furadas que elas já caíram e por quê – e claro, cuide para que não aconteça a mesma coisa com você.
Nas redes sociais, principalmente, as falhas dos concorrentes são claros sinais que você não deve seguir.
Identificar oportunidades que outras empresas estão perdendo
Se sua empresa procura maneiras de ganhar maiores fatias do mercado e se destacar da concorrência, é essencial prestar atenção nos buracos que ninguém está cobrindo.
Fique de olho no que está acontecendo no marketing digital de outros países, pois você pode se inspirar em boas ideias antes que seus concorrentes o façam.
Esta é uma enorme vantagem competitiva que sua empresa não pode se dar ao luxo de perder!
Entender melhor a concorrência e os consumidores
Cada empresa reage de uma maneira própria aos diferentes momentos da economia e mudanças de comportamento do mercado consumidor. Se você entende como funcionam essas reações e as características próprias de cada empresa, fica mais fácil traçar estratégias que tragam melhores respostas do público e que sejam imunes às investidas dos concorrentes.
Só um lembrete: Não se esqueça, esses concorrentes também estão de olho em você!
Inteligência de mercado através do Business Intelligence
O marketing digital é um mar de informações que pode se tornar de difícil gerenciamento e organização. Por isso, filtrar as informações úteis daquilo que é ruído ou que não tem valor estratégico deve ser uma tarefa para ferramentas de business intelligence e big data analytics, que unificam um ciclo de análises, integrações e otimizações essenciais para realizar o acompanhamento apropriado da sua concorrência.
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Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?