Big Data Analytics já virou realidade em muitas empresas graças ao potencial na oferta de retornos reais para seu negócio. Ser mais competitivo, tomar decisões informadas em sintonia com as tendências do mercado e conhecer melhor seu cliente a fim de proporcionar uma experiência de consumo mais rica são apenas alguns dos benefícios de usar Big Data Analytics como estratégia para expandir.

Entenda essa tendência, confira seus principais benefícios e veja como é possível crescer de forma sustentável usando melhor seus dados.

O que é Big Data Analytics?

Entender Big Data Analytics é, antes de tudo, entender como geramos dados na atualidade. Lembra quando, em um disquete, conseguíamos carregar pouco mais que alguns documentos de texto e imagens? Desde então a tecnologia se transformou, nossas ferramentas de armazenamento também e a quantidade de dados que produzimos cresceu vertiginosamente. Uma foto tirada com seu iPhone pode ocupar o espaço de alguns floppys.

Processar grandes volumes de dados com eficiência e filtrar informação qualificada se tornou uma urgência e o Big Data Analytics é uma das respostas para este problema. Ajudando a entender, categorizar, priorizar e localizar com agilidade a informação que seu negócio precisa, é possível tomar decisões ágeis e determinantes. No longo prazo, isso significa crescimento e melhoria em seus processos e operações.

Como Big Data Analytics ajuda minha empresa a crescer?

Implementar Big Data Analytics em sua organização vai exigir uma mudança completa em termos de mentalidade. Adaptar a cultura corporativa para explorar essa ferramenta ao máximo é tão importante quanto investir em soluções e profissionais habilitados a executá-las.

Para um projeto de Big Data dar certo é necessário definir metas claras a fim de interpretar a informação obtida sem perder de vista o foco da sua estratégia. Escolher uma plataforma escalável e eficiente, capaz de interpretar um grande volume de dados no ritmo que sua empresa precisa, também deve ser uma preocupação.

Experimentar, testar modelos diferentes e rever a forma como sua empresa lida com a informação passará a ser uma constante e gestores têm a oportunidade de aprender a planejar o futuro com dados precisos em mãos.

Como usar data mining para tomar decisões informadas?

Mineração de dados é uma forma estratégica de aplicar Big Data a favor do seu negócio e vai ser uma vantagem e tanto para diagnosticar oportunidades. Essencial na construção de inteligência competitiva, utiliza modelos de algoritmos capazes de orientar na tomada de decisões.

Podem ser utilizados para criação de mecanismos de segurança, identificação de tendências e na qualificação do entendimento que sua empresa obtém sobre as expectativas do consumidor.

Como é o comportamento do seu consumidor?

Analisar dados é uma excelente forma de entender melhor o comportamento de seu consumidor. Utilizar as informações em seu CRM combinada à informação obtida em tempo real por meio das redes sociais ajuda a estabelecer um relacionamento compreensivo com o cliente, agir da forma certa frente a uma crise e identificar falhas que impedem sua marca de crescer.

Quando falamos em competitividade é difícil não pensar em inovação, área que também tende a se beneficiar do Big Data, aprimorando operações, identificando seus diferenciais e proporcionando informação precisa o bastante para que sua equipe possa gestar novas ideias.

Como inovar sem perder o foco?

Se sua empresa já está ciente da necessidade de investir em dados e inteligência, existem outras tendências a observar. Big Data Analytics é uma área em evolução constante. Mais produtividade com auxílio da nuvem e ferramentas de deep learningestão a caminho para revolucionar ainda mais seus processos.

Usar o Big Data Analytics para expandir seu negócio vai facilitar na hora de vender mais, se destacar entre a competição e ganhar mercado para sua empresa. Crescimento e retorno esperam aqueles que utilizam a análise de Big Data em sua gestão.

Conhece alguém interessado em Big Data? Compartilhe este post e ajude seus amigos a entenderem a importância deste investimento!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.