Qualquer erro e decisão equivocada pode comprometer a saúde financeira do negócio, principalmente em períodos de recessão econômica. Tomar decisões estratégicas, que afetarão diretamente o desempenhoda empresa, se tornou diferencial em um mercado competitivo e, cada vez mais incerto.
Executivos não fazem escolhas ruins de propósito, mesmo com todas as ferramentas tecnológicas e avanço nas técnicas de gestão, muitos ainda se baseiam no próprio “feeling” ou não analisam as informações da empresa adequadamente.
E o resultado? Escolhas ruins. Para qualquer gestor uma das perguntas mais difíceis de responder é:
“Como tomar decisões estratégicas?”
Entender o processo de tomada de decisões é o primeiro passo para tornar a sua gestão mais estratégica, mas é preciso que esse entendimento venha acompanhado de melhorias na prática. Confira as nossas 4 dicas para otimizar a sua atuação!
Entenda cada tipo de decisão
O termo “decisão” costuma ser aplicado em qualquer tipo de situação. E muitas delas não possuem o mesmo peso. Se uma máquina de café quebra, trocá-la ou mandá-la para o conserto se configura como uma decisão. Se uma empresa se vê diante de uma oportunidade de negócio, o que é preciso fazer? Tomar uma decisão.
Para obter os melhores resultados, o líder precisa entender como cada atividade da empresa difere entre si.
Assim será mais fácil identificar quais tarefas e setores necessitam do seu controle direto, delegar ações rotineiras e destinar a sua energia para decisões estratégicas e táticas, realmente relevantes para o negócio a longo prazo.
Tenha cuidado com decisões intuitivas
Todo líder precisa contar com o pensamento intuitivo em algum momento da sua atuação. Mas quando se trata de tomar decisões estratégicas é preciso ter cuidado ou a intuição pode se tornar uma inimiga Antes de tomar uma decisão, pergunte a si mesmo:
- Qual a missão e os valores da empresa?
- Quais são as minhas obrigações como líder?
- Quais desafios estamos enfrentando?
- Quais oportunidades seriam interessantes para nós?
- Minhas decisões são utópicas? Devo inseri-las em um contexto mais próximo da realidade da empresa?
- Quais serão as consequências dessas decisões?
Colete o máximo de informações
Para evitar erros é essencial analisar sistematicamente a realidade da sua empresa. Esse processo envolve a coleta do máximo de informações, definição de desafios competitivos e percepção sobre as melhores práticas.
Dados sobre público-alvo, concorrência, capital disponível e lucro são apenas alguns dos aspectos a serem considerados. Mesmo que levem tempo para serem reunidos, eles serão capazes de estruturar, e assegurar, uma decisão mais ágil e estratégica.
Influencie as pessoas ao seu redor
Não adianta definir decisões, sem contar com o apoio da equipe para fazê-las darem certo. A essência do pensamento estratégico é fazer com que toda a empresa tenha um objetivo comum. Organizações que tratam bem e motivam os seus colaboradores possuem um desempenho melhor.
Para fazer isso, o líder não pode se isolar do resto da equipe ou acreditar apenas no seu “feeling”. Seu exemplo e maneira de se comunicar serão essenciais para inspirar e encorajar pessoas em prol dessas metas.
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testando comentário mais arualizado
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Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
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