Considerado um modelo de análise de dados arrojado, o Big Data pode operar em qualquer tamanho ou segmento de negócio, pois é um modelo extremamente abrangente. Esse método envolve três conceitos principais, conhecidos como 5 Vs: Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor das informações.
Agora tente imaginar uma solução que trabalhe com essas cinco variáveis, tornando possível a análise de praticamente toda informação disponível online publicamente. Deu para entender melhor a importância do Big Data?
Sendo assim, dada a robustez e qualidade das informações geradas, os benefícios para as empresas são exponenciais. Para conhecer alguns, continue a leitura!
O Big Data como diferencial competitivo
Toda organização produz dados, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Saber o que fazer com essas informações é o que faz toda a diferença — e é esse o papel do Big Data.
Esse modelo auxilia na formatação de uma estratégia, gerenciando os dados do melhor modo por meio da organização da informação (Business Intelligence) e, consequentemente, otimizando os processos. Desse modo, é inevitável que sua empresa se torne ainda mais competitiva no mercado.
Captação de informação do mercado e dos clientes
Monitorar os clientes e as tendências de mercado são iniciativas gerenciais muito importantes para definir as próximas movimentações do negócio.
Entretanto, é impensável conceber o gerenciamento de dados feito exclusivamente via planilhas. Entender o comportamento dos compradores e traçar perfis é uma tarefa muito complexa para uma gestão manual de dados.
Por essa razão, a análise de Big Data é imprescindível no sentido de fornecer um melhor entendimento sobre as demandas dos clientes e os fatores que influenciam em seu processo de decisão, ajudando sua empresa a fazer um planejamento mais eficaz.
Negociações otimizadas
As operações financeiras são extremamente importantes para as organizações, afinal, são responsáveis por gerar o crescimento econômico da empresa. Apesar disso, existe um problema que costuma prejudicar inúmeras empresas: a inadimplência.
Com o apoio das análises fornecidas pelo Big Data, é possível aumentar o nível de confiança das negociações, garantindo a minimização dos riscos. Isso se dá principalmente devido à robustez das análises do método, que agregam maior segurança à concessão de crédito.
Antecipação ao erro
Ao organizar os dados importantes para sua organização de maneira estruturada, por meio de uma ferramenta analítica Big Data, os comerciantes tem a possibilidade de melhor gerenciar os seus estoques, otimizando assim o seu controle e fornecimento.
Nesse sentido, ao basear o planejamento em uma análise de dados precisa, é possível prever cenários com maior eficiência e, desse modo, identificar os riscos envolvidos em um projeto. Em longo prazo, é provável que esse plano de ação se reflita nos índices de sucesso da empresa, que se tornarão mais amplos e lucrativos.
Redução de custos
Seja qual for o tamanho ou segmento da empresa, os objetivos costumam ser sempre os mesmos: elevar os ganhos e reduzir os gastos. Nesse sentido, o Big Data exerce papel de destaque, pois possibilita aos administradores a identificação de ameaças e das áreas de baixa produtividade.
Dessa maneira, problemas são facilmente sanados e potenciais de melhoria são identificados, permitindo que o negócio prospere com custos e índices de desperdício menores.
Em suma, o Big Data viabiliza uma vasta e variada coleta de informações, com grande velocidade e alto nível de complexidade, tornando possível correlacionar, hierarquizar e otimizar a informação de acordo com as demandas do negócio.
Gostou de saber como utilizar as vantagens do Big Data em favor da sua organização? Deixe seu comentário e agregue valor a essa discussão!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]