Até 2020, espera-se que 75% dos empresários usem o Business Intelligence em seus negócios. Essa é uma tendência global, graças à importância cada vez maior da análise de informações obtidas em grande volume. Por isso, é de se esperar que a sua empresa também comece a adotar, cedo ou tarde, essa abordagem em sua atuação.

Mas como saber se essa é a hora certa para abraçar essa tecnologia? Como entender se o BI é algo realmente necessário para seus negócios? Confira, a seguir, o que é necessário levar em consideração para responder a essas perguntas!

Avalie a qualidade dos dados

Nem todo dado é uma informação. Ter isso em mente é importante quando se fala em avaliar qualidade dos dados que você vem adquirindo em seu negócio. Embora as empresas estejam se tornando especialistas em adquirir uma grande quantidade de dados, muitas vezes, eles não fornecem qualquer informação estratégica e realmente relevante para o negócio.

Se isso está acontecendo com a sua empresa, então, é necessário adotar uma estratégia de Business Intelligence! Mais do que coletar dados, você precisará analisar e cruzar esses dados para gerar informações de valor. De fato, empresas que usam a análise de dados adequada tomam decisão 5 vezes mais rápido do que as que não usam.

Pense na tomada de decisão

Falando em tomada de decisão, é muito importante levar esse fator em consideração quando há a avaliação sobre a necessidade de usar ou não o Business Intelligence em sua empresa. O ideal é que a tomada de decisão seja dinâmica e assertiva, e isso só é possível com informação de qualidade.

Ter os dados e as análises, entretanto, pode não ser suficiente. Se a obtenção de dados é difícil ou centralizada demais — como no setor de TI — ou se a visualização de dados é prejudicada, quem sofre é a tomada de decisão.

Aproximadamente 64% dos tomadores de decisão de negócios e tecnologia têm dificuldade de obter respostas a partir da sua visualização de dados. O Business Intelligence, portanto, ajuda justamente a driblar essa dificuldade quando é usado corretamente.

Leve a concorrência em consideração

A indústria de Business Intelligence possui um crescimento esperado de 16% ao ano. Isso significa que cada vez mais empresas estão investindo nessa solução de negócios, incluindo os seus concorrentes.

Se a sua concorrência parece estar sempre um passo a frente do seu negócio e parece ter sempre insights mais poderosos sobre o setor de atuação, então, isso significa que essas empresas possuem, dentre outras coisas, uma excelente e efetiva estrutura de BI. Se você não quiser que sua empresa fique para trás, é necessário também investir nesse tipo de solução.

Relacione o realizado e o planejado

Para uma atuação de qualidade e sucesso, a sua empresa faz planejamentos de atuação, como de investimento ou de projetos. O resultado do que foi realizado, entretanto, nem sempre corresponde ao planejamento. Para conhecer onde sua empresa está nesse sentido, é importante relacionar os valores realizados aos planejados.

Caso haja uma grande discrepância — ou seja, o planejamento é sempre muito maior do que o realizado — então, há sinais claros de que o uso de dados na sua empresa está incorreto tanto no dimensionamento do planejamento como na execução de processos.

O uso de Business Intelligence, nesse caso, faz-se necessário, visto que fornecerá informações dinâmicas e relevantes sobre o planejamento e o histórico e, ainda, sobre os processos e as projeções. Como resultado, é mais fácil chegar o mais perto possível de igualar os níveis realizados e planejados.

Para saber se a sua empresa precisa de Business Intelligence, é preciso realizar uma análise quantitativa e qualitativa de resultados. Avaliar a qualidade de dados, a tomada de decisão, a atuação da concorrência e a relação entre realização e planejamento são fatores que ajudam a identificar sinais claros de que o BI se faz necessário. Assim, sua empresa consegue aproveitar os benefícios dessa abordagem e passa a obter resultados melhorados.

Você vem considerando a adoção de Business Intelligence? O que você pensa sobre o assunto? Comente e participe!

 

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.