Até 2020, espera-se que 75% dos empresários usem o Business Intelligence em seus negócios. Essa é uma tendência global, graças à importância cada vez maior da análise de informações obtidas em grande volume. Por isso, é de se esperar que a sua empresa também comece a adotar, cedo ou tarde, essa abordagem em sua atuação.
Mas como saber se essa é a hora certa para abraçar essa tecnologia? Como entender se o BI é algo realmente necessário para seus negócios? Confira, a seguir, o que é necessário levar em consideração para responder a essas perguntas!
Avalie a qualidade dos dados
Nem todo dado é uma informação. Ter isso em mente é importante quando se fala em avaliar qualidade dos dados que você vem adquirindo em seu negócio. Embora as empresas estejam se tornando especialistas em adquirir uma grande quantidade de dados, muitas vezes, eles não fornecem qualquer informação estratégica e realmente relevante para o negócio.
Se isso está acontecendo com a sua empresa, então, é necessário adotar uma estratégia de Business Intelligence! Mais do que coletar dados, você precisará analisar e cruzar esses dados para gerar informações de valor. De fato, empresas que usam a análise de dados adequada tomam decisão 5 vezes mais rápido do que as que não usam.
Pense na tomada de decisão
Falando em tomada de decisão, é muito importante levar esse fator em consideração quando há a avaliação sobre a necessidade de usar ou não o Business Intelligence em sua empresa. O ideal é que a tomada de decisão seja dinâmica e assertiva, e isso só é possível com informação de qualidade.
Ter os dados e as análises, entretanto, pode não ser suficiente. Se a obtenção de dados é difícil ou centralizada demais — como no setor de TI — ou se a visualização de dados é prejudicada, quem sofre é a tomada de decisão.
Aproximadamente 64% dos tomadores de decisão de negócios e tecnologia têm dificuldade de obter respostas a partir da sua visualização de dados. O Business Intelligence, portanto, ajuda justamente a driblar essa dificuldade quando é usado corretamente.
Leve a concorrência em consideração
A indústria de Business Intelligence possui um crescimento esperado de 16% ao ano. Isso significa que cada vez mais empresas estão investindo nessa solução de negócios, incluindo os seus concorrentes.
Se a sua concorrência parece estar sempre um passo a frente do seu negócio e parece ter sempre insights mais poderosos sobre o setor de atuação, então, isso significa que essas empresas possuem, dentre outras coisas, uma excelente e efetiva estrutura de BI. Se você não quiser que sua empresa fique para trás, é necessário também investir nesse tipo de solução.
Relacione o realizado e o planejado
Para uma atuação de qualidade e sucesso, a sua empresa faz planejamentos de atuação, como de investimento ou de projetos. O resultado do que foi realizado, entretanto, nem sempre corresponde ao planejamento. Para conhecer onde sua empresa está nesse sentido, é importante relacionar os valores realizados aos planejados.
Caso haja uma grande discrepância — ou seja, o planejamento é sempre muito maior do que o realizado — então, há sinais claros de que o uso de dados na sua empresa está incorreto tanto no dimensionamento do planejamento como na execução de processos.
O uso de Business Intelligence, nesse caso, faz-se necessário, visto que fornecerá informações dinâmicas e relevantes sobre o planejamento e o histórico e, ainda, sobre os processos e as projeções. Como resultado, é mais fácil chegar o mais perto possível de igualar os níveis realizados e planejados.
Para saber se a sua empresa precisa de Business Intelligence, é preciso realizar uma análise quantitativa e qualitativa de resultados. Avaliar a qualidade de dados, a tomada de decisão, a atuação da concorrência e a relação entre realização e planejamento são fatores que ajudam a identificar sinais claros de que o BI se faz necessário. Assim, sua empresa consegue aproveitar os benefícios dessa abordagem e passa a obter resultados melhorados.
Você vem considerando a adoção de Business Intelligence? O que você pensa sobre o assunto? Comente e participe!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]