Não há como trabalhar em um mercado tão competitivo como o brasileiro sem conhecer bem os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a uma gama maior de empresas. Assim, é possível fazer uso do Business Intelligence como diferencial competitivo.
Hoje, com a expansão do big data e da Internet das Coisas, a quantidade de informações que são geradas em meios digitais nunca foi tão grande. São dados de consumo e de perfil socioeconômico que, se bem processados, podem mudar a forma como uma companhia se posiciona no mercado. No texto de hoje, falaremos como isso pode ser feito com o auxílio de sistemas modernos e de baixo custo.
O que está por trás de um BI?
Muitos consideram o Business Intelligence como uma “mina de ouro”. Por ser um mecanismo que auxilia na tomada de decisões importantes em empresas, essa é uma estratégia empresarial valorizada por muitos administradores de sucesso. O BI pode ser utilizado por todos os setores corporativos na busca de otimização de processos e aumento da produtividade.
O trabalho com BI irá envolver diversas etapas. Ele começa com a identificação de padrões nos dados armazenados, o que permite que o perfil de um público alvo ou produto seja compreendido com mais precisão. Dessa forma, os setores de vendas e marketing poderão trabalhar com mais foco e qualidade.
O uso de uma solução de BI irá passar pelas seguintes etapas:
- extração e armazenamento de dados em múltiplas fontes;
- contextualização de informações;
- busca por relações de causa e efeito;
- análise dos registros em busca de padrões;
- criação de estratégias de mercado a partir dos registros obtidos.
Com o uso de uma série de algoritmos complexos, uma ferramenta de BI irá validar, processar, catalogar e exibir dados importantes para uma empresa. Assim, verificando em tempo real o perfil de clientes, o relacionamento com fornecedores e o progresso das operações internas, gestores podem tomar melhores decisões. Elas serão baseadas na identificação de perfis e previsão de tendências e padrões do mercado, aumentando a competitividade de uma empresa.
Tomando decisões com segurança
A maioria dos sistemas utilizados pelas empresas não são projetados para o uso de informações como um recurso estratégico. Isso cria um cenário onde importantes decisões são tomadas com base em dados desatualizados ou com alto grau de imprecisão. Reverter essa situação onde muitos dados não são úteis é o papel das soluções de Business Intelligence.
Independente do tamanho da sua empresa, é possível utilizar o Business Intelligence como diferencial competitivo. Uma solução que trabalha com essa tecnologia permitirá o acesso a informações detalhadas sobre o seu negócio, a detecção de fraudes e a melhoria na tomada de decisões. E com o melhor conhecimento da realidade de uma companhia, o desempenho empresarial, assim como a prevenção de riscos, são otimizados em busca de mais inovação e lucros.
E você, já faz uso do Business Intelligence como potencial competitivo na sua empresa? Compartilhe a sua experiência conosco e deixe um comentário!
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?