O bem mais precioso de uma organização é o seu capital humano, pois sem ele é impossível alcançar os resultados e o crescimento desejados. Portanto, saber como identificar talentos na sua equipe é uma característica muito importante para valorizar e desenvolver cada vez mais profissionais.
Uma das principais vantagens em reconhecer talentos em sua equipe é que isso permite uma maior retenção de funcionários. E isso tem se mostrado muito mais econômico do que a contratação e o treinamento de novas pessoas a todo momento.
Isso porque algumas empresas acabam desperdiçando talentos e formando profissionais para seus concorrentes, já que seus colaboradores ficam desmotivados e insatisfeitos com a liderança.
Para identificar talentos, antes de mais nada, é preciso saber de que tipo de profissionais a sua organização precisa e quais são as competências e habilidades que farão alguém se destacar. Definido isso, confira abaixo 5 passos que vão ajudá-lo a encontrar os melhores profissionais em sua equipe!
1. Ofereça um ambiente de trabalho saudável
Para que seus colaboradores se sintam à vontade e tenham a oportunidade de mostrar suas competências e habilidades, um ambiente de trabalho saudável é indispensável.
Se você quer garantir isso, tenha uma cultura organizacional bem definida, promova a integração entre a equipe, respeite a diversidade e as particularidades de cada um e seja justo com relação a horários e responsabilidades.
2. Seja transparente com seus funcionários
Ter um canal de diálogo aberto com a sua equipe é muito importante. Assim, eles terão a liberdade de dar a sua opinião e, até mesmo, dizer o tipo de tarefa de que mais gostam ou com as quais não possuem muita afinidade.
Dessa forma, você já pode ir identificando potencialidades e fraquezas em seus membros. Além disso, um relacionamento transparente e respeitoso evita diversos mal entendidos que acabam com o clima em qualquer gestão.
3. Analise o trabalho individual dos colaboradores
Mesmo nos projetos em equipe, é necessário avaliar a participação e o trabalho de cada um dos colaboradores.
Esse cuidado serve tanto para reconhecê-los quanto para verificar em que tipo de tarefa eles mais se destacam, como eles costumam trabalhar, quais são os mais organizados e os que possuem mais facilidade em se colocar como líder, etc.
Esteja sempre atento e acompanhe o trabalho de cada um de seus funcionários.
4. Delegue desafios aos membros de sua equipe
Você já pensou que sua empresa pode ter funcionários excepcionais, mas que têm seus talentos camuflados por falta de oportunidade? Nem sempre o trabalho designado aos seus membros permite que eles mostrem toda a sua competência e criatividade. É por isso que eles precisam ser desafiados de vez em quando.
Incentive-os a criar novos projetos, novas soluções para seus clientes e a buscar sempre ir além. Isso mostra que você confia e reconhece o trabalho deles.
5. Ofereça um plano de carreira bem estruturado
Estruturar um plano de carreira que realmente seja colocado em prática é uma boa estratégia para a sua empresa identificar e reter seus talentos. Quando o funcionário enxerga uma oportunidade de crescimento, ele se empenha mais em suas tarefas e mostra todo o seu potencial.
Converse com cada um de seus profissionais, saiba quais são suas formações e seus interesses. Construam juntos um plano de carreira para eles dentro da organização e se encarregue de ajudá-los a chegar lá.
Você tem experiência na retenção de profissionais e quer compartilhar com nossos leitores mais alguma dica importante sobre como identificar talentos em uma empresa? Deixe-a aqui em nossos comentários!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]