Uma das maiores preocupações das empresas, atualmente, diz respeito à performance de seus funcionários.

Não é segredo para ninguém que, em um mercado dinâmico e globalizado, o quadro de colaboradores de uma empresa certamente é um importante diferencial competitivo, e que resultados extraordinários só são alcançados por equipes comprometidas e bem gerenciadas.

É por isso que, depois de mostrar como melhorar a gestão da sua empresa, reunimos também 5 dicas para montar equipe de sucesso:

1. Acerte na contratação dos membros da equipe

Uma equipe de sucesso começa pela escolha das pessoas certas. Por isso, acertar na contratação é fundamental.

Assegure-se de saber com clareza quais são as características e competências que os seus colaboradores precisam ter e desenvolva um processo seletivo eficaz, que seja capaz de apontar essas pessoas quando elas aparecerem.

2. Forneça treinamento a seus colaboradores

Além de escolher as pessoas adequadas para a sua empresa, é importante garantir que elas estejam prontas para o trabalho. Dessa forma, forneça treinamentos para que os membros de sua equipe aperfeiçoem as competências que já possuem e adquiram novas habilidades relevantes para o seu negócio.

Não se esqueça de treiná-los também para usar de forma adequada as ferramentas de gerenciamento de dados empregadas pela empresa.

3. Invista em uma cultura de feedback para montar equipe de sucesso

Equipes de sucesso são pautadas em uma forte cultura de feedback, na qual todos os indivíduos se sentem confortáveis para conversar sobre os pontos em que precisam melhorar.

Lembre-se de manter uma relação aberta e de confiança com os seus colaboradores, fornecendo e pedindo feedback sempre que possível.

4. Garanta que a equipe tenha informações de qualidade para trabalhar

Um fator crucial para bons resultados é partir de boas informações. Assim, uma equipe de sucesso baseia seu trabalho e análises em indicadores e dados reais do negócio, que ajudam a tomar decisões mais assertivas.

Nesse aspecto, algumas ferramentas como ERP, CRM e softwares de Business Intelligence podem ajudar, à medida que reúnem informações de qualidade sobre clientes, vendas e processos, e facilitam o compartilhamento desses dados entre os membros do time. Invista nisso!

5. Estabeleça metas conjuntas para o sucesso (e comemore quando elas forem atingidas!)

Uma equipe se engaja mais no trabalho quando possui objetivos em comum. Estabelecer metas compartilhadas favorece a colaboração e cria um espírito de time que é essencial para manter os colaboradores motivados e empenhados.

Da mesma forma, comemorar o alcance das metas é indispensável para manter a equipe no rumo do sucesso. Não se esqueça também de fazer com que cada membro do time se sinta importante e crucial para atingir o êxito coletivo.

Montar equipe de sucesso é uma tarefa que exige dedicação e comprometimento por parte do líder e dos próprios membros da equipe. Temos certeza de que, ao colocar essas dicas em prática, a performance da sua equipe vai atingir níveis ainda mais satisfatórios, contribuindo para alcançar objetivos que tragam bons frutos para a empresa no longo prazo.

Conhece mais alguma dica fundamental para montar equipe de sucesso? Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.