Para alcançar o máximo de benefícios para a sua estratégia de business intelligence (BI) uma empresa bem-sucedida certamente conta com um conjunto claro de metas e objetivos. Sem o BI, uma empresa corre o risco de tomar decisões críticas com base em informações insuficientes ou imprecisas — tomar decisões com base em “achismo” é perigoso e tem grande chance de fracasso.
Uma estratégia de BI, quando bem planejada e executada, permite que todos os usuários façam escolhas e decisões baseadas em informações sólidas.
Veja 7 situações em que sua empresa pode se beneficiar de BI!
1 – Identifica rapidamente e responde às tendências de negócios
Seja no controle de hábitos de compra dos clientes, giro do estoque, vendas ou parâmetros operacionais, todas essas áreas podem ser melhor avaliadas e corretamente utilizadas no processo de tomada de decisões.
A interface gráfica da maioria dos kits de ferramentas de BI aumenta de forma consistente o acesso a informações relevantes e que demonstram as tendências mais importantes no momento.
2 – Capacita o pessoal através de informações significativas e relatórios de tendências
A natureza dinâmica do kit de ferramentas de BI auxilia a criação de uma equipe de gestão informada e capacitada. Com um bom planejamento na fase de implantação, essas valiosas ferramentas de tomada de decisão estarão disponíveis para todos os níveis da organização. A implantação de um software de integração, como o Pentaho utilizado pela Know Solutions, por exemplo, permite o compartilhamento de informações de várias outras fontes de dados, inclusive do Excel.
3 – Cria painéis completos sobre clientes e fornecedores
Uma das características mais úteis inerentes a uma implementação de BI estratégico é a agregação intencional de dados da empresa em painéis dinâmicos, também conhecidos como dashboard. A apresentação dos dados se apresenta de forma simples e útil.
Basicamente, o dashboard é uma forma rápida de visualização de dados importantes. Ele representa a consolidação de dados provenientes de variadas fontes com uma apresentação amigável. Algumas das áreas que podem se beneficiar de BI e seus dashboards são a Financeira, Marketing, Recursos Humanos, Operações, Processos, etc.
4 – Manipula, analisa e distribui dados
São várias as situações em que uma empresa precisa e utiliza uma informação que antes não sabia que precisaria. Em BI há um conceito de armazene tudo que puder mesmo que não saiba quando ou onde vai usar. O custo de armazenar uma informação é muito menor do que o custo de não tê-la quando for necessário.
Ao contrário do que muitos podem pensar, os sistemas de BI estratégico não exigem vinculação ou associação com softwares avançados e caros. Ferramentas já existentes, como o Microsoft Office, Crystal Reports, dentre outros, são plenamente compatíveis com a plataforma de BI. Você deve ter cuidado apenas com a implantação do sistema — empresas com experiência em implantação de BI costumam optar por softwares de código aberto e consultoria na personalização.
5 – Permite o acesso a informações estratégicas detalhadas
Em qualquer implantação de BI bem executada os usuários obterão acesso a informações perfeitamente adequadas às suas necessidades específicas. Além disso, a informação disponível estará ajustada para as decisões que precisam ser tomadas e no momento mais oportuno.
6 – Consolida dados de várias empresas, setores e bases de dados
Consolidação e agregação são duas palavras-chave. Elas se referem aos aspectos mais promissores e poderosos do Business Intelligence. Em geral, a agilidade de consolidar dados de diferentes setores melhora o tempo de resposta daqueles que são considerados mais importantes. Relatórios de orçamento e planejamento, por exemplo, estarão sempre disponíveis, independentemente da localização dos dados que precisam ser relacionados.
7 – Minimiza o trabalho manual e repetitivo
Uma vez no local, o kit de ferramentas de BI facilitará a operação das tarefas diárias que acumulam dados e processamento. Com a automatização de vários processos, diminui a também a chance de erros e aumenta a confiabilidade no banco de dados.
Hoje, milhares de empresas de todos os tamanhos, em todos os setores, estão implantando e utilizando o Strategic Business Intelligence. Além dele auxiliar no processo de tomada de decisões, o BI também proporciona a visualização das tendências, diminuição dos custos, aumento dos lucros, minimização de riscos, maior velocidade de respostas, além de inúmeras outras particularidades de cada caso.
Sua empresa já investiu em BI? Já passou por alguma situação em que ele se mostrou benéfico? Compartilhe suas experiências com a gente!
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?