Para alcançar o máximo de benefícios para a sua estratégia de business intelligence (BI) uma empresa bem-sucedida certamente conta com um conjunto claro de metas e objetivos. Sem o BI, uma empresa corre o risco de tomar decisões críticas com base em informações insuficientes ou imprecisas — tomar decisões com base em “achismo” é perigoso e tem grande chance de fracasso.
Uma estratégia de BI, quando bem planejada e executada, permite que todos os usuários façam escolhas e decisões baseadas em informações sólidas.
Veja 7 situações em que sua empresa pode se beneficiar de BI!
1 – Identifica rapidamente e responde às tendências de negócios
Seja no controle de hábitos de compra dos clientes, giro do estoque, vendas ou parâmetros operacionais, todas essas áreas podem ser melhor avaliadas e corretamente utilizadas no processo de tomada de decisões.
A interface gráfica da maioria dos kits de ferramentas de BI aumenta de forma consistente o acesso a informações relevantes e que demonstram as tendências mais importantes no momento.
2 – Capacita o pessoal através de informações significativas e relatórios de tendências
A natureza dinâmica do kit de ferramentas de BI auxilia a criação de uma equipe de gestão informada e capacitada. Com um bom planejamento na fase de implantação, essas valiosas ferramentas de tomada de decisão estarão disponíveis para todos os níveis da organização. A implantação de um software de integração, como o Pentaho utilizado pela Know Solutions, por exemplo, permite o compartilhamento de informações de várias outras fontes de dados, inclusive do Excel.
3 – Cria painéis completos sobre clientes e fornecedores
Uma das características mais úteis inerentes a uma implementação de BI estratégico é a agregação intencional de dados da empresa em painéis dinâmicos, também conhecidos como dashboard. A apresentação dos dados se apresenta de forma simples e útil.
Basicamente, o dashboard é uma forma rápida de visualização de dados importantes. Ele representa a consolidação de dados provenientes de variadas fontes com uma apresentação amigável. Algumas das áreas que podem se beneficiar de BI e seus dashboards são a Financeira, Marketing, Recursos Humanos, Operações, Processos, etc.
4 – Manipula, analisa e distribui dados
São várias as situações em que uma empresa precisa e utiliza uma informação que antes não sabia que precisaria. Em BI há um conceito de armazene tudo que puder mesmo que não saiba quando ou onde vai usar. O custo de armazenar uma informação é muito menor do que o custo de não tê-la quando for necessário.
Ao contrário do que muitos podem pensar, os sistemas de BI estratégico não exigem vinculação ou associação com softwares avançados e caros. Ferramentas já existentes, como o Microsoft Office, Crystal Reports, dentre outros, são plenamente compatíveis com a plataforma de BI. Você deve ter cuidado apenas com a implantação do sistema — empresas com experiência em implantação de BI costumam optar por softwares de código aberto e consultoria na personalização.
5 – Permite o acesso a informações estratégicas detalhadas
Em qualquer implantação de BI bem executada os usuários obterão acesso a informações perfeitamente adequadas às suas necessidades específicas. Além disso, a informação disponível estará ajustada para as decisões que precisam ser tomadas e no momento mais oportuno.
6 – Consolida dados de várias empresas, setores e bases de dados
Consolidação e agregação são duas palavras-chave. Elas se referem aos aspectos mais promissores e poderosos do Business Intelligence. Em geral, a agilidade de consolidar dados de diferentes setores melhora o tempo de resposta daqueles que são considerados mais importantes. Relatórios de orçamento e planejamento, por exemplo, estarão sempre disponíveis, independentemente da localização dos dados que precisam ser relacionados.
7 – Minimiza o trabalho manual e repetitivo
Uma vez no local, o kit de ferramentas de BI facilitará a operação das tarefas diárias que acumulam dados e processamento. Com a automatização de vários processos, diminui a também a chance de erros e aumenta a confiabilidade no banco de dados.
Hoje, milhares de empresas de todos os tamanhos, em todos os setores, estão implantando e utilizando o Strategic Business Intelligence. Além dele auxiliar no processo de tomada de decisões, o BI também proporciona a visualização das tendências, diminuição dos custos, aumento dos lucros, minimização de riscos, maior velocidade de respostas, além de inúmeras outras particularidades de cada caso.
Sua empresa já investiu em BI? Já passou por alguma situação em que ele se mostrou benéfico? Compartilhe suas experiências com a gente!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]