A orientação por dados é uma iniciativa cada vez mais relevante para os negócios que desejam se destacar no mercado. Porém, para convertê-los em decisões estratégicas, não basta apenas coletá-los: é necessário utilizar métodos e ferramentas que permitam analisá-los e interpretá-los de forma eficiente.

Diante disso, o Business Intelligence (BI) é imprescindível, uma vez que possibilita organizar, processar e analisar dados, tornando-os mais precisos, confiáveis e fáceis de analisar. Ainda não conta com esse recurso na sua empresa? Neste post, vamos mostrar como o BI pode ajudar na tomada de decisões e alavancar seus resultados. Confira!

Unifica dados de diferentes fontes

A partir de ferramentas de extração, transformação e carregamento (ETL), o BI é capaz de integrar dados de diversas fontes. Ele centraliza informações, permitindo que a empresa tenha uma visão mais clara e integrada sobre as suas operações.

Para tanto, reúne dados de planilhas, plataformas de e-commerce, sistemas de CRM e até redes sociais em um único lugar. Assim, conteúdos dispersos passam a ser melhor compreendidos.

As vendas do seu negócio estão caindo em um determinado período do ano? Com o auxílio do BI, você pode cruzar dados das campanhas de marketing, histórico de vendas e feedback de clientes para identificar onde está o problema. Pode-se descobrir, por exemplo, que eventuais mudanças no preço do frete afetaram diretamente a taxa de conversão.

Com essas informações em mãos, os gestores podem tomar decisões mais embasadas, seguras e rápidas, tendo a oportunidade de ajustar ações antes que comprometam a performance da empresa.

Permite a criação de painéis intuitivos

Para os gestores, lidar com uma grande quantidade de dados pode ser desafiador, especialmente quando eles estão nos mais variados formatos e são apresentados de maneira confusa. Nesse contexto, pode haver uma sobrecarga de informações, fator que colabora para uma análise mais demorada e suscetível a erros.

Pensando em solucionar essa questão, ao implementar o Pentaho, plataforma de BI, a Know Solutions também elabora dashboards intuitivos, que simplificam a visualização e entendimento dos dados.

Quanto mais fácil e rápido você consegue compreender algo, mais agilidade terá para criar soluções que beneficiam o negócio. Isso faz toda a diferença em mercados dinâmicos, onde a agilidade é fundamental para se destacar frente à concorrência.

Viabiliza análises preditivas

É importante ter em mente que o Business Intelligence não é apenas uma ferramenta para analisar o que já aconteceu, mas também para prever o que pode acontecer no futuro, ajudando as empresas a se anteciparem às necessidades de seus consumidores.

Esse processo é feito por meio da análise preditiva, com base em dados históricos, que apontam padrões e tendências. Algoritmos e modelos estatísticos são utilizados para prever comportamentos, como o aumento ou queda na procura por uma mercadoria.

Se uma loja online analisa os dados de vendas anteriores descobre que um produto específico terá um aumento significativo na demanda devido a uma mudança sazonal ou tendência de consumo, pode tomar medidas mais seguras, como ajustar o estoque ou lançar uma campanha de marketing no momento ideal.

Ao investir no BI, você deixa de reagir ao mercado e começa a se antecipar a ele tomando decisões estratégicas mais assertivas. Portanto, essa ferramenta mostra-se indispensável para impulsionar a sua competitividade, pois ajuda a empresa a se adaptar às novas oportunidades e desafios para construir uma marca de sucesso.

Quer otimizar a visualização de dados para análises mais eficientes? Veja como criar dashboards interativos com Power BI!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.