Engana-se quem pensa que o acesso às informações do mercado significa ter algum tipo de vantagem. Entenda que, quando “brutas”, raramente são úteis, pois se você não souber o que fazer com elas, pouco servirão para o seu negócio. É por essa razão que saber como transformar dados em insight é tão importante.
Aliás, foi pensando exatamente nisso que elaboramos este conteúdo. Antes de mais nada, vale ressaltar a enorme influência da tecnologia para a coleta e a análise de informações.
Nesse sentido, estamos nos referindo às ferramentas de Big Data, Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA).
Neste artigo, mostraremos quais são as possibilidades que essas tecnologias proporcionam e como transformar dados em insight. A leitura é interessante e por isso merece toda a sua atenção. Aproveite!
Mas então, qual a influência da tecnologia para o trabalho com os dados?
Vivemos em um momento no qual poucas coisas são tão determinantes para o sucesso de uma empresa quanto à tecnologia. Nos dias de hoje, crescer sem a utilização de softwares é simplesmente impossível.
No universo dos dados a cena é a mesma, pois para obter informações em grande volume e analisá-las propriamente, a única “saída” está no uso de sistemas específicos para tais atribuições.
Entretanto, para transformar os dados em insight, a tecnologia é um coadjuvante. O ator principal, nesse caso, é a sua cultura de inovação: é ela que vai definir quais são os lampejos que levarão o seu negócio para um próximo nível.
Como transformar dados em insight?
Na sequência, vamos ao que deve ser feito para que você consiga obter insights dos dados obtidos.
Analise a jornada do cliente do início ao fim
A jornada do cliente precisa ser analisada do começo ao fim. Em outras palavras, os processos envolvidos na sua experiência de compra devem observados de ponta a ponta, desde a interação (ou prospecção, dependendo do caso) até o atendimento e o pós-venda.
É somente com essa visão ampla e completa que você conseguirá entender as informações relacionadas ao comportamento e às preferências do consumidor. Os insights virão a partir de então.
Trabalhe com informações em tempo real
Um fator que não se pode menosprezar é a velocidade das informações. Dados antigos devem ser descartados, a não ser que você queira utilizá-los para algum tipo de comparação.
Para transformá-los em insight, trabalhe com informações em tempo real. Por quê? Por que isso permite o melhor ajuste das estratégias e ajuda a reduzir os riscos.
O cliente como foco
Você sabe qual o ponto em comum entre as empresa que vêm ganhando destaque no mercado? É o foco no cliente! Essa direção é necessária porque vivemos em uma era na qual o consumidor é quem dita as regras do negócio.
Em vista disso, a transformação de dados em insights verdadeiramente úteis para a organização só é possível com o olhar fixo nos movimentos do cliente. Ao aceitar essa condição, é certo de que você encontrará maneiras de suprir as demandas do público.
Por fim, não é preciso dizer que os benefícios de transformar as informações em “inspirações” são vários, desde a construção da marca ao seu crescimento contínuo. Enfim, os impactos serão excelentes.
O que achou do nosso artigo sobre como transformar dados em insights? Gostou? Então siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]