Cada dia mais, uma boa ferramenta para apoio à decisões estratégicas é essencial para que a sua empresa se mantenha à frente de suas concorrentes e que perceba pequenas mudanças tanto internas quanto externas. Nesse caso, uma plataforma de Business Intelligence pode se encaixar perfeitamente.
Porém, antes de escolher uma boa ferramenta Business Intelligence, a organização precisa fazer um exercício de auto-conhecimento e avaliar se realmente está preparada para esse tipo de solução. Pois, um dos fatores para o sucesso de um projeto de implantação de Business Intelligence é o envolvimento e comprometimento do próprio cliente.
Para ajudar nessa jornada de auto-conhecimento da organização, Wayne Eckerson, em seu livro: Performance Dashboards (Measuring, Monitoring and Managing your Business), elaborou algumas perguntas que devem ser respondidas pelos envolvidos antes de iniciar esse novo empreendimento, que sem dúvida mudará a forma que a organização visualiza e entende suas informações.
Segue abaixo a tradução livre do trecho, com alguns comentários à respeito:
- Estratégia: Sua organização possui uma estratégia clara e coerente com metas, objetivos e indicadores bem definidos?
- Patrocínio: Há um executivo de alto-nível que realmente acredita no projeto e que deseja investir seu tempo evangelizando e cultivando este projeto?
- Necessidade Urgente: A organização possui uma clara necessidade pela ferramenta? O quanto essa organização está sofrendo pela incapacidade de rastrear e medir performance?
- Buy-In: Há gerentes de “médio-nível” que apoiem o projeto? A transparência nos resultados de performance irá ameaçar suas posições e seus poderes adquiridos?
- Escopo: O grupo possui escopo suficiente de forma que a implementação possa ser adaptada por outros grupos na organização?
- Time: O grupo possui pessoas técnicas e de negócio com habilidades apropriadas e experiência para entregar um projeto de sucesso?
- Cultura: O grupo ja possui uma cultura baseada em medidas e toma suas decisões por fatos ao invés de intuição?
- Alinhamento: Os times de negócios e técnico estão alinhados? Eles possuem um bom relacionamento e confiam uns nos outros?
- Dados: Existem dados para popular os indicadores? O quão claros, válidos e completos são esses dados?
- Infra-estrutura: O grupo possui uma sólida infra-estrutura técnica que gere os dados necessários e os entregue para os usuários em um formato fácil de monitorar e analisar?
Em muitos casos, a resposta para a maioria dessas perguntas dentro de uma empresa é não, o que pode levar a pensar que não é o momento de implantar esse tipo de solução. Porém, uma empresa com experiência em projetos de implantação de Business Intelligence, pode ajudar a organização a se preparar para utilizar com sucesso esta ferramenta.
Na sequencia, criarei um tópico para cada um dos itens acima, contando experiências que tivemos com clientes e como solucionamos alguns problemas.
Saiba mais sobre Business Intelligence.
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]