Até pouco tempo atrás, conhecíamos apenas a Marvel Comics, a produtora de histórias em quadrinhos que trouxe ao mundo o Homem-Aranha e os X-Men. Porém, neste post, vamos mostrar como o Big Data e as soluções de BI levaram a empresa a outro patamar de lucratividade.
Hoje, com múltiplos filmes, séries de TV e games, a empresa se tornou um conglomerado extremamente vasto e bem-sucedido. Mas como foi possível? Pensando em fornecer a resposta completa, preparamos um conteúdo para que você saiba mais sobre as tecnologias que foram utilizadas para essa transformação. Confira!
O que são as soluções de BI?
O Business Intelligence é um conjunto de ações estratégicas, aliadas à tecnologia de ponta, que são implantadas em uma empresa com o objetivo de auxiliar e organizar os dados e transformá-los em informação relevante e vantagem competitiva.
Por meio de softwares e soluções digitais recorrentes no mercado, como o CRM e os ERPs, ou até mesmo com a utilização de arquivos de texto, a companhia forma indicadores de desempenho sobre seus compradores. Além disso, esse garimpo é realizado também nas redes sociais, buscando insights e estabelecendo padrões.
Esses dados são, então, arquivados em uma espécie de armazém digital de informações, conhecido como Data Warehouse. O interessante é que essa base de conhecimento se torna permanente, o que significa uma fonte de informação perene para o negócio. Dessa forma, é possível customizar soluções e melhorar o relacionamento com os clientes.
A ideia central do Business Intelligence é produzir informações valiosas para os gestores, tornando a tomada de decisão mais acertada. É importante notar que, por mais que o conceito esteja ligado à utilização de softwares, ele designa de forma mais precisa o modo como as empresas lidam com seus dados.
O que é Big Data?
Já o Big Data se relaciona diretamente a grandes volumes de dados que podem ser interpretados por soluções tecnológicas de alto nível. O importante, no entanto, não é a quantidade, mas como os elementos são utilizados.
O grande diferencial é que a ciência de dados e o trabalho com Business Intelligence tornaram mais eficientes a análise de dadosbrutos, representando uma quebra de paradigma em relação às ferramentas que existiam no mercado até então.
Como a Marvel utilizou essas ferramentas?
Podemos dizer que o trabalho mais intenso da empresa com o Big Data e as soluções de BI começaram com o lançamento de “Homem de Ferro” (Iron Man), em 2008. Isso porque o filme que popularizou a figura de Tony Stark, interpretado por Robert Downey Jr., foi o primeiro produto do Universo Cinematográfico Marvel (MCU ou Marvel Cinematic Universe).
Esse universo passou a englobar todos os filmes, séries de TV e videogames da Marvel. Com toda essa avalanche de conteúdo, a empresa passou a contar com o Big Data para gerenciar e organizar o fluxo de dados produzidos de forma ininterrupta.
Assim, a Marvel começou a construir um banco de dados enorme, compilando informações sobre seus personagens e as relações entre eles. Esse data center também é responsável por registrar os relacionamentos entre os personagens e seus respectivos arcos históricos.
Essa base de dados mostra quais personagens desempenharam papéis mais relevantes no universo como um todo. A escolha do primeiro filme do MCU não foi à toa: como Tony Stark tem mais conexões com personagens do universo cinematográfico, não foi surpresa que o Homem de Ferro tenha se tornado o primeiro filme desse novo universo da franquia.
O amplo banco de dados possibilitou à Marvel identificar as tramas mais populares e desenvolvê-las. Além disso, a empresa conseguiu mapear o que mais agradava os fãs. Com essa informação, a companhia conseguiu formular um modelo bem-sucedido de negócio que desembocou na impressionante bilheteria de “Vingadores: Ultimato”, de 2019.
Percebeu como o Big Data e as soluções de BI são ferramentas poderosas para extrair conhecimento relevante para o negócio? Não importa o porte da sua companhia: essas ferramentas vão rastrear toda a atuação digital da organização e produzir informação relevante para a sua empresa.
Gostou do artigo e tem interesse em reproduzir a fórmula Marvel em sua companhia? Então, leia agora mesmo o nosso post sobre as melhores formas de ter sucesso com o Big Data!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]