O difícil acesso aos softwares licenciados e os altos custos para aquisição e manutenção da tecnologia são dois motivos pelos quais algumas empresas não implementam esses sistemas nas suas operações.
Isso resulta em processos mais extensos, resultados imprecisos e desgaste da equipe, que precisa utilizar recursos alternativos para a execução do trabalho. O software livre, portanto, pode ser uma solução para esses problemas.
Neste post, vamos explicar o que é software livre e quais as vantagens que essa tecnologia pode oferecer para sua empresa. Confira!
O que é software livre?
Software é um programa de computador em que é possível executar uma série de atividades, como edição de imagens, programação, gerenciamento de tarefas, entre outras. Porém, a instalação e uso desses programas geralmente é cobrado, o que incide ainda mais custos nas operações corporativas.
O software livre, por outro lado, é um programa que pode ser instalado, usado, copiado, modificado e até redistribuído com poucas restrições. A tecnologia é desenvolvida de forma colaborativa por profissionais do mundo todo e seu acesso é gratuito.
Os programas podem ser baixados diretamente no site do software e, muitas vezes, oferecem uma qualidade tão boa quanto a dos sistemas operacionais proprietários.
Como utilizar o software livre no ambiente corporativo?
Implementar o software livre na empresa não é algo tão simples quanto se imagina. Antes de mais nada, é preciso entender se o programa será realmente capaz de atender às necessidades da organização.
É importante, também, verificar se a migração de um software proprietário para um software livre é viável. Ou seja: estudar se a transição não causará transtornos como perda de dados, estagnação das operações e má adaptação dos usuários. Para isso, é importante contar com profissionais capacitados e experientes que poderão realizar esse serviço e dar suporte posteriormente.
Quais são as principais vantagens do software livre?
O software livre oferece uma série de benefícios para a empresa. Abaixo, listamos algumas das principais vantagens de implementar essa tecnologia:
Baixo custo-benefício
Conforme explicamos, o software livre é uma alternativa mais econômica às soluções proprietárias. O código aberto permite que as empresas — especialmente as de pequeno porte — possam otimizar o seu orçamento e iniciar projetos com um custo reduzido.
Possibilidade de customização
A modalidade Open Source possibilita que a empresa customize o software conforme suas necessidades — algo inviável nas soluções proprietárias. Isso permite que a empresa tenha maior liberdade para realizar ajustes e outras personalizações.
Maior segurança
A identificação e correção de problemas é mais simples na modalidade Open Source graças à capacidade de resposta da comunidade de desenvolvedores de código aberto. É possível detectar questões de segurança da informação e solucionar tais transtornos com maior facilidade em relação às soluções proprietárias.
Nenhum problema com a fiscalização
Utilizar um software livre evita problemas com a fiscalização, já que o código aberto tem poucas restrições. Isso significa que a empresa estará isenta de burocracias e transtornos em relação ao uso incorreto do software.
Implementar o software livre na sua empresa pode ser uma solução para gestão financeira e operacional da empresa. Para isso, é importante estudar as vantagens e desvantagens de aderir à tecnologia, de modo a viabilizar a eficiência no desenvolvimento de projetos e o crescimento gradual da organização.
Se você gostou deste artigo, confira também o nosso post sobre as melhores soluções em TI para otimizar resultados!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]