Atransformação digital fez com que as empresas adotassem soluções capazes de trazer maior eficiência das atividades e competitividade no mercado. Dentre elas, o Business Intelligence é uma das mais usadas, sendo que a companhia pode contratar um serviço de consultoria ou lançar mão do Self-Service BI, uma vez que este confere uma maior autonomia ao setor de negócios da empresa.
Ao longo deste artigo você entenderá que, embora o Self-Service BI tenha várias vantagens a proporcionar, quando a empresa contrata uma consultoria ela se beneficia mais. Para entender as diferenças entre essas duas maneiras de usar o Business Intelligence dentro da empresa, não deixe de acompanhar até o final a leitura deste artigo!
O que é Self-Service BI?
Conforme o nome sugere, consiste em uma forma de os colaboradores que não trabalham na TI lidar com os dados de forma autônoma. Em outras palavras, quem trabalha commarketing e vendas, por exemplo, pode consultar e extrair insights de uma base de dados sem ter conhecimento técnico e sem precisar recorrer a alguém do setor de TI. Um benefício imediato disso é que a equipe de suporte passa a se dedicar a atividades mais estratégicas do setor, uma vez que o Self-Service BI fornece autonomia aos outros colaboradores.
Como funciona o Self-Service BI?
O Power BI é a solução da Microsoft mais conhecida para o uso do Self-Service BI. Um de seus principais benefícios é a baixa curva de aprendizado, além de fornecer informações em tempo real, além de permitir compartilhamento dos relatórios e insights com outros setores da empresa. Vale também ressaltar que a solução é na nuvem e permite integração com outras aplicações como Excel, Power Point e Word.
Quais as diferenças entre uma consultoria de BI e o Self-Service BI?
Embora tenha vantagens relevantes, o Self-Service BI ainda não substitui o serviço de consultoria. Isso porque, quando a empresa faz a terceirização, ela passa a contar com uma equipe de profissionais capacitados e experientes, que vão dar todo o suporte de BI dentro da empresa. Portanto, a consultoria auxilia o negócio a usar os seus dados da melhor maneira possível, evitando problemas, por exemplo, degovernança, quando o profissional que não é de TI passa a lidar diretamente com os dados do negócio pelo Self-Service BI.
Por que a consultoria de BI é mais vantajosa para a empresa?
Além do que já foi falado, a consultoria de BI é extremamente vantajosa em relação à customização e integração dos sistemas da empresa. Dessa forma, os colaboradores passam a ser mais produtivos, uma vez que lidarão com uma aplicação enxuta e de fácil manuseio, em vez de trabalhar com um sistema padrão dotado de várias funcionalidades que ele não precisa ou não sabe direito utilizar. Contratar uma consultoria desde o início da implantação do BI faz com que o investimento tenha retorno rápido e elevado, fazendo a empresa se tornar mais eficiente e competitiva.
Embora o Self-Service BI dê uma maior autonomia ao colaborador, contratar uma consultoria ainda é mais vantajoso, visto que há o suporte no uso das ferramentas, além de realizar customizações e integrações. Dessa forma, o negócio passa a estar cada vez mais inserido na transformação digital, conquistando novos clientes e expandindo as suas margens de lucro.
Agora que você entendeu melhor as diferenças entre o Self-Service BI e a consultoria de BI, aproveite e baixe o nosso ebook agora mesmo e aumente os seus conhecimentos sobreo que é BI e a importância dele na sua empresa!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]