Importante porque contribui não somente para a expansão das vendas, mas também para o aumento da satisfação dos clientes, o ganho de competitividade no mercado e a melhora do negócio como um todo. Basicamente, é assim que pode ser descrita uma consultoria de BI.
Quando contratada por meio de um parceiro sério e com expertise no assunto, você terá a seu dispor tudo o que é preciso saber para analisar a concorrência, os consumidores, os investimentos, as tendências e os dados gerais do setor.
É por esse motivo que a maioria das grandes organizações conta com o Business Intelligence (BI) como instrumento para guiar as suas decisões.
Neste artigo, mostraremos quais são os riscos de não ter uma consultoria de BI na sua empresa. Aproveite!
O que é Business Intelligence?
De forma clara e direta, Business Intelligence (Inteligência de Negócio) é o termo que descreve os processos que são orientados pela tecnologia para analisar dados e apresentar informações acionáveis aos usuários finais: estamos falando dos gestores, diretores e empreendedores, por exemplo.
O objetivo do BI é auxiliá-los a tomarem decisões de negócios mais bem informadas. Para isso, envolve uma série de diferentes ferramentas, metodologias e aplicativos que permitem às companhias a coleta de dados dos seus sistemas internos e também de fontes externas.
Por que sua aplicação é tida como fundamental para os dias de hoje?
A razão pela qual o uso do Business Intelligence é tido como essencial nos dias de hoje é simples. As tecnologias associadas ao BI são capazes de acessar e examinar grandes conjuntos de informaçõesexpondo seus resultados em resumos, gráficos, mapas, painéis e relatórios analíticos, apresentando dados extremamente detalhados sobre o estado do negócio.
De acordo com o vice-presidente da WCI Consulting, Chris Hagans, uma consultoria focada em Business Intelligence ajuda a empresa a simplificar o esforço que suas equipes precisam fazer para pesquisar, consultar e mesclar os informes que se fazem necessários para boas tomadas de decisão.
Quais são os riscos de não contar com uma consultoria de BI adequada?
Contratar uma consultoria de BI inadequada resultará, sob uma visão geral, na não obtenção das vantagens associadas ao Business Intelligence. Nesse sentido, é provável que não se consiga:
- identificar os problemas do negócio;
- assegurar o entendimento dos níveis de performance anteriores;
- gerar informações de qualidade para as tomadas de decisão.
Ter uma boa consultoria ao seu lado, em oposto, oportunizará à sua empresa uma gestão mais inteligente e eficaz. Os benefícios incluem:
- a descoberta de novas oportunidades de negócios;
- a identificação de gastos e custos sobressalentes;
- reações rápidas aos movimentos e demandas do mercado;
- fácil acesso a dados e relatórios;
- aprimoramento das operações;
- otimização de preços.
Para concluir, não poderíamos deixar de dizer que a contração de uma consultoria de BI tem um maior custo-benefício a médio e longo prazo. Engana-se quem pensa que os resultados aparecerão de imediato, pelo contrário, é necessário ter disciplina, consistência e paciência.
Portanto, se quiser saber mais e deseja entender de que maneira a Know Solutions pode ajudá-lo, entre em contato conosco agora mesmo!
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?