Você sabe quais são os principais erros na gestão de dados? Sabia que o simples fato de cometê-los pode ser determinante para que você não consiga obter os resultados que tanto espera?
Tendo como base o atual cenário do mercado, em que as informações se tornaram indispensáveis para o crescimento e, consequentemente, o sucesso de um negócio, nada mais justo do que gerenciá-las da forma correta.
Não estamos nos referindo somente ao processo de administrá-las em si, mas sim às práticas que devem ser respeitadas para que essa atividade seja bem-feita. Dessa maneira, mostraremos na sequência quais são os 4 principais erros na gestão de dados. A leitura é importante e por isso merece toda a sua atenção. Não perca!
1. Não definir metas
O primeiro deles é não definir as metas relacionadas a essa gestão. Entenda que a falta de objetivos é o motivo número 1 para a falha dos projetos, pois ao não ter um norte a seguir, o caminho se torna muito mais difícil.
Nesse contexto, a pergunta elementar a se fazer é: “onde quero chegar?”. Com isso, é possível realizar o gerenciamento dos dados sob um planejamento com uma trajetória lógica, indicando quais são as melhores direções.
2. Não estipular o público-alvo
Atirar para todos os cantos está longe de ser uma boa estratégia. É por essa razão que não estipular o público-alvo também está entre os principais erros na gestão de dados.
Aqui, é preciso compreender que se não houver um critério ou padrão que estabeleça as particularidades desse grupo, a obtenção dos resultados pretendidos não será nada fácil: quanto mais pessoas o negócio quiser atingir, mais difícil será sem a definição do seu público-alvo.
Nessa linha, é necessário a realização de uma profunda análise de segmentação, onde a utilização das informações deve ser a mais específica possível.
3. Não usar devidamente os dados coletados
Com o constante crescimento do Big Data, a importância associada aos grandes volumes de dados aumentou rapidamente entre, praticamente, todos os setores da economia.
Embora seja relevante, os gestores devem ter o cuidado para não abusar dessa quantidade, usando as informações devidamente. Nesse caso, a dica é simples: concentrar-se somente nos dados que realmente vão ao encontro com as metas estabelecidas.
Em sua maioria, a base de que se precisa para a execução de algumas ações está no Small Data, aquele pequeno conjunto de informações que faz toda a diferença no que diz respeito às suas tomadas de decisão, por exemplo.
4. Não utilizar dados atuais
Não menos prejudicial ao crescimento da empresa, está a não utilização de dados atuais. Nesse caso, não há segredo algum, basta estar sempre antenado às novas tendências e ao que de fato está acontecendo no ambiente interno e externo do seu negócio.
Para concluir, vale ressaltar que por melhores que sejam as ferramentas empregues, o cometimento de algum desses equívocos pode dificultar, e muito, a conquista de bons resultados.
Esperamos que tenha gostado deste artigo com os 4 principais erros na gestão de dados. Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco agora mesmo!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]