A implementação de BI tornou-se uma iniciativa fundamental para as empresas que buscam decisões mais estratégicas baseadas em dados. Com ela, é possível transformar informações em insights valiosos, melhorar a gestão do negócio e identificar oportunidades de crescimento.
Ao adotar essa ferramenta, os gestores estão cheios de expectativas positivas, como o ganho de eficiência operacional e a obtenção de resultados de forma ágil e precisa. No entanto, durante esse processo, podem surgir obstáculos que, se não forem gerenciados adequadamente, acabam comprometendo a eficácia da implementação.
Quer saber mais sobre esse assunto? Neste post, vamos abordar quais são essas complicações e como superá-las. Confira!
Resistência cultural da equipe
A resistência cultural da equipe é um dos desafios mais recorrentes na hora de implementar o Business Intelligence. Muitas vezes, os colaboradores se sentem inseguros em relação às mudanças e, principalmente, ao uso de novas ferramentas.
A justificativa para tal está no fato de o BI modificar estruturas de trabalho consolidadas e desafiar hábitos antigos. Para vencer esse problema, é necessário envolver os profissionais desde o início no processo, explicando os benefícios da tecnologia e oferecendo treinamentos que mostrem como a novidade pode facilitar o seu dia a dia, ao invés de complicá-lo.
Complexidade na integração de dados de diferentes sistemas
Dados espalhados em diversas plataformas, como formatos e estruturas distintas, torna a sua consolidação e análise mais difíceis.
Suponhamos que uma empresa que utiliza sistemas de vendas, um CRM e uma solução de marketing digital, cada um com dados de clientes e vendas. Nesse caso, para gerar relatórios completos e precisos, é necessário integrar essas informações de maneira fluida.
Essa etapa pode ser demorada, complexa e exigir ajustes técnicos, além de demandar profissionais capacitados.
Falta de clareza sobre como usar os insights gerados
Quando não há clareza sobre como utilizar os insights gerados pela plataforma de BI, a tendência é que eles sejam pouco aproveitados. Ter acesso a uma grande quantidade de dados e relatórios não é útil se os gestores e equipes não sabem como interpretá-los ou aplicá-los em suas decisões.
Por exemplo, uma análise que mostra uma queda nas vendas em determinada região pode ser interpretada de várias maneiras. Sem uma orientação clara sobre o que fazer com essa informação, ela pode se perder ou até gerar ações equivocadas.
Para garantir que os insights sejam efetivamente utilizados, é imprescindível educar o time de colaboradores sobre como converter esses dados em decisões práticas, além de ter Indicadores-chave de Desempenho (KPIs) e os objetivos da empresa bem definidos, alinhando as análises do BI com a estratégia do negócio.
Como a Know Solutions ajuda a superar esses desafios?
A Know Solutions oferece serviços práticos e eficazes para que a sua empresa consiga vencer os desafios relacionados ao BI. A partir de uma consultoria especializada, ajudamos você a identificar as melhores estratégias para integrar dados de diferentes sistemas e assegurar que esse processo seja fluido.
Além disso, disponibilizamos treinamentos personalizados para capacitar sua equipe a utilizar as ferramentas de Business Intelligence de forma eficiente, para que todos saibam como interpretar e aplicá-los na prática.
Uma vez que o uso de dados modifica a forma de trabalhar, é natural que os gestores e colaboradores enfrentem desafios ao lidarem com novas soluções e métodos tecnológicos. Com uma abordagem sob medida para cada ambiente empresarial, a implementação do BI pode ser bem-sucedida e trazer resultados reais, que elevam o negócio a um novo patamar no mercado.
Quer implementar o BI na sua empresa de modo otimizado e eficiente? Entre em contato com a Know Solutions e conheça nossos serviços agora mesmo!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]