A gestão e processamento de informação é uma das tarefas mais importantes dentro de qualquer empresa. Somente por meio de dados e relatórios é possível tomar decisões embasadas, montar planos e obter melhores resultados. E algumas das ferramentas mais importantes nesse processo são o Power BI Service e o Power BI Desktop.
Ambos têm funções similares, mas a forma como cumprem essas tarefas são bem diferentes na prática. Entender suas diferenças e particularidades é fundamental para aplicá-las da maneira mais eficiente possível.
Acompanhe e entenda melhor as diferenças entre Power BI Service e Power BI Desktop.
O que é o Power BI?
O Power BI é um sistema de análise de dados. Sua função é facilitar a visualização, organização e processamento de informação para empresas e empreendedores. Ele vem em duas versões: o Power BI Service e o Power BI Desktop.
O Power BI Service é acessado online, por uma plataforma em nuvem. Assim, múltiplos aparelhos e redes podem se conectar através da internet.
O Power BI Desktop, por sua vez, é um programa instalado localmente em uma máquina ou servidor. Sendo assim, ele é utilizado diretamente pela empresa e pode funcionar em uma rede fechada.
Quais são as funções do Power BI Service?
As duas versões desse recurso têm suas vantagens e particularidades para o empreendimento. Veja aqui alguns dos pontos principais sobre o Power BI Service.
Hospedagem em nuvem
Como mencionamos, o Power BI Service armazena seus dados e recursos na nuvem em vez de um sistema local. Isso dá mais flexibilidade no seu processamento, já que diferentes máquinas podem ser usadas para acessar o sistema e utilizá-lo.
Atualização em tempo real
Outra vantagem do acesso em nuvem é a possibilidade de compartilhar dados em tempo real com diversas máquinas. Qualquer mudança de configuração é replicada para todo o sistema.
Governança
Segurança é outro ponto importante na gestão de dados, especialmente na nuvem. Por esse motivo, toda ferramenta de Power BI tem recursos de governança para fazer o controle de acesso e monitorar os relatórios.
Quais são as funções do Power BI Desktop?
Sendo uma ferramenta local, o Power BI Desktop não tem os mesmos recursos de sua versão em nuvem. Porém, ele traz outros benefícios. Veja a seguir os principais deles.
Relatórios locais
Por ser um programa alocado internamente, o Power BI Desktop te dá muito mais controle sobre o processamento da informação. Ele extrai os dados de fontes próximas mais rapidamente e gera um relatório local mais detalhado.
Visualização de dados
Também inclui recursos para produzir relatórios interativos, facilitando a visualização desse conteúdo. É ideal para melhorar sua aplicação no dia a dia.
Personalização com linguagem DAX
Com a linguagem Data Analysis Expression, o Power BI permite personalizar a forma como os dados são processados e armazenados, além de criar relações entre diferentes tabelas. Algo importante se você lida com informações complexas.
Para usar o Power BI Service e Power BI Desktop em conjunto, é importante entender suas diferenças e especialidades. Assim, você consegue aproveitar ao máximo o que cada ferramenta tem a oferecer.
Quer mais dicas para aproveitar melhor suas ferramentas? Então, veja aqui como criar dashboards interativos no Power BI.
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]