O avanço da tecnologia permite que as empresas automatizem várias tarefas e abandonem os processos manuais. Com isso, conseguem produzir mais, com mais qualidade, menos custos e em menos tempo. Isso se reflete em mais competitividade. Entretanto, há muitas empresas resistentes.
Mas há motivo para tanto receito? Certamente não. Nos últimos anos, os fornecedores de TI aprenderam bastante com os erros e formulam processos de implementação muito bem amarrados. Confira a seguir alguns temores e por que eles não são mais reais.
Por que algumas empresas ainda insistem nos processos manuais?
Veja os medos mais comuns dos gestores e empresários.
Interrupção das atividades
Atualmente, os melhores fornecedores de TI trabalham com times integrados à gestão de projetos. Desse modo, há um planejamento detalhado sobre cada ação e o impacto delas sobre as operações. Tudo começa com um diagnóstico da sua capacidade atual de infraestrutura e dos fluxos de trabalho. Tudo o que puder ser aproveitado para a instalação da solução será utilizado.
A partir disso, é possível fazer um processo de implantação incremental em que a instalação dos sistemas é feita gradualmente setor a setor de forma que há uma interrupção mínima das atividades essenciais.
Treinamento de colaboradores
Aqui, não são ofertados apenas palestras e vídeos sobre o funcionamento do sistema, mas um programa completo. Eles poderão tirar suas dúvidas, conversar sobre seus medos, interagir com o sistema com o suporte dos desenvolvedores, etc.
Gastos com infraestrutura
Como explicamos, uma boa empresa de TI vai estudar a sua capacidade e aproveitá-la ao máximo. Então, é possível minimizar a compra de equipamentos. Ademais, as estratégias de personalização de software permitem a retirada de determinadas ferramentas para deixá-lo mais adaptável às suas máquinas.
Ferramentas que não são utilizadas
A customização também tem outro benefício. Você não enfrentará aquele problema antigo de ter um software cujas ferramentas ficam ociosas, comprometendo a funcionalidade do sistema e a produtividade dos colaboradores.
Por que abandonar os processos manuais é tão urgente?
O abandono dos processos manuais é uma ação prioritária, pois corrigem problemas que comprometem a sua competitividade em vários pontos!
Processos mais lentos
Uma venda foi feita e uma nota fiscal foi emitida. Agora, o colaborador que trabalha no caixa precisará guardar o documento para que ele seja lançado. Ele precisa também inserir as informações em uma planilha de fluxo de caixa e de pagamentos.
Ao final do turno, ele vai entregar a nota para o setor financeiro, que atualizará as suas planilhas. Então, esses dados ainda precisarão ser enviados para o setor contábil para a escrituração fiscal, para a logística dar baixa no estoque e planejar as compras.
Percebe como tudo é muito mais lento? Uma única ocorrência gera várias duplicidades de esforços, que pode durar várias horas ou dias. Com processos automatizados, assim que o pagamento é feito, há a emissão da nota fiscal e todos os módulos do sistema são atualizados sem intervenção humana.
Redução da produtividade
Mas a agilidade não para por aí: a disponibilização imediata dos dados permite que cada departamento possa iniciar os processos manuais essenciais mais rapidamente. Afinal, nem tudo pode ser automatizado. Isso aumenta a produtividade. Sem a automação de tarefas repetitivas, um colaborador precisa esperar várias horas para que as informações importantes cheguem até ele.
Grandes chances de erros e falhas
Com tantos esforços duplicados, você já parou para pensar na quantidade de erros que surgem? Além disso, devido às nossas limitações cognitivas, a atenção e o foco caem ao longo da execução das tarefas. Isso aumenta as chances de falhas.
Informações descentralizadas
Por fim, os dados ficam segregados em diversos sistemas individuais e planilhas. Consequentemente, os tomadores de decisão podem perder oportunidades de visualizar informações relevantes para vencer a concorrência.
A insistência em processos manuais, leva a um aumento dos custos e à perda de competitividade. Desse modo, o investimento em um sistema de gestão é imprescindível para as empresas. Atualmente, há fornecedores excelentes que personalizam as soluções, oferecem treinamentos, fazem um diagnóstico da infraestrutura e das operações. Enfim, dão todo o suporte necessário para o sucesso.
Quer saber como a Know Solutions oferece um serviço completo para o seu negócio? Não deixe de entrar em contato com a gente!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]