Mais um tópico dando sequência ao Post: Sua Organização está pronta para Business Intelligence?
Para ver o Post que deu origem a esse, clique aqui.
Sem dúvidas, um patrocinador comprometido é um elemento essencial na implantação de um projeto de Business Intelligence.
De acordo com o dicionário, Patrocínio significa: Proteção, Auxílio, Apoio. Isto é exatamente o que se espera de um executivo disposto a patrocinar o projeto de Business Intelligence. Proteção contra os elementos externos ao projeto e colaboradores que tem medo de mudanças e que não estão dispostos a contribuir. Auxílio, disponibilidade de tempo para demonstrar de forma clara seus objetivos e estratégias e Apoio em momentos de dificuldade que acontecem em qualquer projeto.
Porém, nem sempre é tão simples conseguir um patrocinador dentro da empresa. Projetos de Business Intelligence em geral são difíceis de vender e demonstrar de forma objetiva o seu Retorno do Investimento (ROI). Por isso, elaboramos alguns pontos que devem ser observados ao demonstrar para os executivos que é possível o patrocínio neste tipo de projeto:
1) Acredite
Este é o primeiro e mais básico conceito, é importante acreditar que as soluções de Business Intelligence realmente irão ajudar a organização e o patrocinador nos seus objetivos. Acreditamos plenamente que essas ferramentas podem ser de grande valia na maioria dos casos, porém quando não estamos 100% certos sobre isso, estudamos mais a fundo o negócio de nosso cliente até estarmos convencidos, casso isso não ocorra deixamos bem claro que a organização ou patrocinador ainda não está pronto.
2) Invista
É necessário investir tempo e recursos para demonstrar o potencial que o Business Intelligence pode alcançar. Às vezes é necessária a criação de protótipos e Dashboards para que o executivo possa vislumbrar as possibilidades e o quanto essa solução pode ajudar, basta um pouco de paciência.
3) Divulgue
Quanto mais patrocinadores o projeto tiver, mais fácil será a implantação e mais rápido os resultados serão obtidos. Por isso, é importante acompanhar de perto os resultados na utilização dos Dashboards e dados. Desta forma, com esses resultados e casos de sucesso em mãos, fica cada vez mais fácil demonstrar o bons resultados do Business Intelligence.
Demonstrar os benefícios de uma ferramenta de Business Intelligence é um exercício de confiança, onde o futuro patrocinador ainda está cuidadosamente conhecendo a solução, por isso, ele precisa do nosso apoio e auxílio para se sentir mais confiante e assumir o desafio. No final, todos somos patrocinadores.
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]