A Inteligência Artificial nas empresas consiste no emprego de tecnologias capazes de se comportar de forma semelhante ao ser humano. Como consequência disso, podemos citar a automação de rotinas e a redução do tempo de execução das atividades, o que contribui no aumento da produtividade. Além disso, a companhia precisa transformar os seus dados em informação estratégica, de modo a aprimorar também os seus processos internos, assim como o relacionamento com fornecedores e clientes. A Inteligência Artificial auxilia as empresas nesse sentido.
Atividades que antes levavam horas para serem concluídas passam a ser feitas em questão de minutos ou até segundos. Com relação ao atendimento, uma solução com Inteligência Artificial consegue reduzir bastante o tempo em que o consumidor precisa esperar para resolver alguma situação, bem como oferece ao público produtos e serviços cada vez mais alinhados aos seus gostos e necessidades.
Quer saber as principais aplicações da Inteligência Artificial nas empresas? Continue a leitura do nosso artigo até o final!
Como usar a Inteligência Artificial nas empresas?
Em uma empresa, a IA pode se desdobrar de diversas formas. A solução a ser adotada vai depender dos seus objetivos e necessidades, o que exige por parte dos gestores o conhecimento das principais forças e fraquezas do negócio. Acompanhe as subseções a seguir e conheça as principais aplicações da IA no ambiente corporativo!
Chatbots
Os chatbots são soluções bastante usadas em sites e blogs corporativos. A Inteligência Artificial embarcada nessa aplicação interage com os consumidores, coletando dados e aprimorando a sua experiência, por meio doMachine Learning, ou aprendizado de máquina. Os chatbots mais simples são responsáveis por realizar um primeiro atendimento e resolver dúvidas frequentes do público, o que desafoga um pouco o SAC da empresa .
Mecanismos de segurança
Conforme a empresa se insere natransformação digital, ela tem que redobrar o cuidado com a segurança de seus dados. Nesse sentido, a IA tem mecanismos que ajudam a identificar com antecedência as ameaças virtuais, que podem, dentre outras coisas, acessar os sistemas corporativos e sequestrar informações sensíveis.
Cruzamento de informações
A Inteligência Artificial captura diversas informações, não só de fontes internas, mas também externas ao negócio. Em seguida, há um cruzamento desses registros, de modo que sejam identificados padrões e correlações que servem de base para a tomada de decisão. Se você tem o costume de visitar uma mesma loja virtual, por exemplo, os itens sugeridos são apenas um exemplo simples de como a IA faz o cruzamento de informações.
Como mensurar os resultados da Inteligência Artificial nas empresas?
Tão importante quanto aplicar a IA na empresa é fazer a devida mensuração dos seus resultados. Em outras palavras, é preciso escolhermétricas e indicadores que reflitam os pontos positivos e negativos de uma determinada estratégia do negócio. Mesmo que as margens de lucro do negócio estejam altas, por exemplo, é preciso um olhar mais detalhado — baseado em métricas e indicadores — capaz de identificar se esse fluxo de receitas vai ser duradouro ou não. Trata-se, portanto, de um processo cíclico e contínuo.
A Inteligência Artificial nas empresas usa de tecnologias que se comportam de forma semelhante ao ser humano. Dada a necessidade de transformar dados em informação estratégica, a companhia que usa IA obtém benefícios como o aumento da produtividade e melhorias na comunicação com clientes e parceiros de negócio.
Viu como uma empresa pode adotar a IA e obter diversos benefícios? Continue no nosso blog e conheça agora os mitos da Inteligência Artificial!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]