A Inteligência Artificial nas empresas consiste no emprego de tecnologias capazes de se comportar de forma semelhante ao ser humano. Como consequência disso, podemos citar a automação de rotinas e a redução do tempo de execução das atividades, o que contribui no aumento da produtividade. Além disso, a companhia precisa transformar os seus dados em informação estratégica, de modo a aprimorar também os seus processos internos, assim como o relacionamento com fornecedores e clientes. A Inteligência Artificial auxilia as empresas nesse sentido.

Atividades que antes levavam horas para serem concluídas passam a ser feitas em questão de minutos ou até segundos. Com relação ao atendimento, uma solução com Inteligência Artificial consegue reduzir bastante o tempo em que o consumidor precisa esperar para resolver alguma situação, bem como oferece ao público produtos e serviços cada vez mais alinhados aos seus gostos e necessidades.

Quer saber as principais aplicações da Inteligência Artificial nas empresas? Continue a leitura do nosso artigo até o final!

Como usar a Inteligência Artificial nas empresas?

Em uma empresa, a IA pode se desdobrar de diversas formas. A solução a ser adotada vai depender dos seus objetivos e necessidades, o que exige por parte dos gestores o conhecimento das principais forças e fraquezas do negócio. Acompanhe as subseções a seguir e conheça as principais aplicações da IA no ambiente corporativo!

Chatbots

Os chatbots são soluções bastante usadas em sites e blogs corporativos. A Inteligência Artificial embarcada nessa aplicação interage com os consumidores, coletando dados e aprimorando a sua experiência, por meio doMachine Learning, ou aprendizado de máquina. Os chatbots mais simples são responsáveis por realizar um primeiro atendimento e resolver dúvidas frequentes do público, o que desafoga um pouco o SAC da empresa .

Mecanismos de segurança

Conforme a empresa se insere natransformação digital, ela tem que redobrar o cuidado com a segurança de seus dados. Nesse sentido, a IA tem mecanismos que ajudam a identificar com antecedência as ameaças virtuais, que podem, dentre outras coisas, acessar os sistemas corporativos e sequestrar informações sensíveis.

Cruzamento de informações

A Inteligência Artificial captura diversas informações, não só de fontes internas, mas também externas ao negócio. Em seguida, há um cruzamento desses registros, de modo que sejam identificados padrões e correlações que servem de base para a tomada de decisão. Se você tem o costume de visitar uma mesma loja virtual, por exemplo, os itens sugeridos são apenas um exemplo simples de como a IA faz o cruzamento de informações.

Como mensurar os resultados da Inteligência Artificial nas empresas?

Tão importante quanto aplicar a IA na empresa é fazer a devida mensuração dos seus resultados. Em outras palavras, é preciso escolhermétricas e indicadores que reflitam os pontos positivos e negativos de uma determinada estratégia do negócio. Mesmo que as margens de lucro do negócio estejam altas, por exemplo, é preciso um olhar mais detalhado — baseado em métricas e indicadores — capaz de identificar se esse fluxo de receitas vai ser duradouro ou não. Trata-se, portanto, de um processo cíclico e contínuo.

A Inteligência Artificial nas empresas usa de tecnologias que se comportam de forma semelhante ao ser humano. Dada a necessidade de transformar dados em informação estratégica, a companhia que usa IA obtém benefícios como o aumento da produtividade e melhorias na comunicação com clientes e parceiros de negócio.

Viu como uma empresa pode adotar a IA e obter diversos benefícios? Continue no nosso blog e conheça agora os mitos da Inteligência Artificial!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.