Por meio dos indicadores financeiros, é possível saber se uma empresa está lucrando ou operando no vermelho. Na prática, pode-se identificar os motivos que levaram a um resultado positivo ou negativo, fazendo os gestores tomarem decisões capazes de reverter a situação adversa ou melhorar os bons resultados.
De fato, existem muitos indicadores a serem analisados. Portanto, é de suma importância fazer uma escolha inteligente deles, principalmente de modo a refletir a realidade financeira da empresa. Continue a leitura até o final e conheça alguns desses principais indicadores financeiros!
O que são indicadores financeiros?
De modo bem simples, um indicador financeiro consiste em uma métrica usada com o objetivo de monitorar a situação financeira de uma empresa, sendo, portanto, um instrumento de gestão.
Na prática, o gestor pode saber, por exemplo, com base em indicadores, se é possível fazer uma certa aquisição de equipamento ou de pessoas, ou se é o momento de esperar as coisas melhorarem.
Por que é importante acompanhá-los de perto?
Acompanhar de perto os indicadores financeiros ajuda a empresa a evitar operar em prejuízo. Além disso, se a sua operação estiver lucrativa, o gestor precisa ter dados precisos que o orientem quanto ao que fazer para manter essa performance satisfatória.
Esse acompanhamento permite projetar também como a empresa estará no médio e longo prazo, no tocante à sua expansão, tanto da própria operação quanto da base de clientes.
Quais os tipos de indicadores financeiros que existem?
Existem indicadores financeiros gerais e específicos, a depender do negócio. A seguir, vamos listar alguns dos principais, sendo que estes costumam ser analisados em todas as companhias. São eles:
- faturamento: é todo o dinheiro que entra no caixa da empresa, servindo, entre outras coisas, para o pagamento de funcionários, impostos e obtenção do lucro;
- ponto de equilíbrio: consiste no chamado lucro líquido zero, que é quando a receita líquida é igual às despesas do negócio;
- margem de lucro: é o valor que se coloca em uma mercadoria para que a venda desta não ocorra a preço de custo;
- ROI, ou Retorno sobre o Investimento: consiste em saber o quanto um investimento específico no negócio trouxe de lucro, como uma campanha de marketing;
- ticket médio: é a divisão entre o faturamento total e o número de vendas em determinado período.
Qual a importância do analista de BI em relação aos indicadores financeiros?
Quando um analista de BI passa a se debruçar sobre os indicadores citados, é possível obter muitas inferências e insights de negócios. Suas expertises de dados permitem dar muitas contribuições, mostrando aspectos que podem passar despercebidos pelos gestores.
Em outras palavras, o analista de BI está focado em aspectos financeiros granulares, visando encontrar alguma informação que ajude na melhora dos resultados ou recuperação de um trimestre com vendas abaixo do esperado, por exemplo.
Os indicadores financeiros norteiam os gestores quanto à tomada de decisão. Dito isso, contar com um analista e uma ferramenta de BI é fundamental, pois permite análises completas, precisas e em tempo real.
Nós. da Know Solutions, comercializamos soluções de Business Intelligence que podem trazer melhorias significativas no monitoramento das finanças da sua empresa. Além disso, oferecemos treinamentos e consultorias de BI.
Quer mais informações sobre nossas soluções de BI? Entre em contato agora mesmo!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]