Dando sequência aos posts sobre a preparação de Organizações para a implantação de Business Intelligence, vamos comentar um pouco sobre Estratégia.

Para ver o post que deu origem à esse, clique aqui.

Começando com a pergunta que a organização deveria fazer antes de iniciar o seu projeto:

“Sua organização possui uma estratégia clara e coerente com metas, objetivos e indicadores bem definidos?”

A grande maioria das empresas que procuram a Know Solutions ainda não possuem uma estratégia clara e coerente. Por isso, é importante entender as expectativas e preocupações dos envolvidos nesse projeto, se utilizando de entrevistas, questionários e qualquer outra forma possível para entender a Organização.

“Não fuja do Subjetivo, enfrente…”

Em um dos nossos clientes, ao iniciar o desenvolvimento de Dashboards para seu setor de Recursos Humanos, foi avaliado que os responsáveis não possuíam nenhum tipo de metas, muito menos indicadores objetivos. Todos os itens eram subjetivos. Isso ocorria, pois, eram funcionários que já trabalhavam há muitos anos nesse área e não precisavam de ferramentas para entender o que ocorria no seu setor. Para tentar contornar esta situação, começamos um trabalho para trazer itens e indicadores subjetivos para informações objetivas. 

“Forneça uma base para comparação…”

O primeiro passo foi levantar quais informações eles não possuíam, mas gostariam de ter e que os ajudaria a entender melhor seus funcionários, mesmo que ainda de forma superficial. Após fornecermos essas primeiras informações através de um simples Dashboard, era o momento de extrair o que estava apenas na mente desses responsáveis. De frente ao Dashboard recém-criado, vendo quais tipos de gráfico eles poderiam ter, a constante pergunta era feita: “O que mais falta nesse Dashboard?”. Com isso, eles possuíam algo com o que comparar e uma base para melhorar.

“Tente imaginar algo que não existe…”

A questão era que sem base, é muito complicado para o cliente saber o que eles realmente quer. É como pedir que você imagine um animal completamente novo, que não tenha comparação com nada que você conhece, e me explique como ele é. Tente fazer este exercício, é impossível, o mesmo se dá com um cliente que não conhece o que é possível fazer com uma ferramenta de Business Intelligence quando ele tenta explicar o que deseja. Precisamos ajudá-lo, fornecer base, material e exemplos para que ele se sinta confortável ao conversar conosco.

Por fim, sim, ele possuía uma estratégia, apenas não conseguia explicá-la. Atualmente eles são um dos setores que mais apoiam a ferramenta e que mais nos dá sugestões e ideias.

 

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.