Se você ainda não utiliza um dashboard de BI para orientar a tomada de decisões da sua empresa, está perdendo tempo e dinheiro. Com o enorme volume de informações gerado pelas soluções digitais atualmente, é possível determinar os próximos caminhos da organização em cima de informações precisas, capazes de indicar os cenários e as tendências.
O BI é essencial para a empresa monitorar e otimizar os seus processos continuamente. Além disso, auxilia na identificação e correção rápidas de gargalos operacionais e pontos de ineficiência do negócio, que implicam em custos adicionais e menor competitividade. Neste post, vamos falar um pouco sobre o Business Intelligence e mostrar como o dashboard de bi ajuda no processo decisório. Confira!
Qual o papel do Business Intelligence?
O BI pode ser definido como a aplicação da coleta, organização e compreensão de dados para uma tomada de decisões precisa e investimentos com mais chances de retorno. As organizações que entendem a importância do conceito e o aplicam de maneira consistente conseguem alcançar resultados mais interessantes e se destacar diante da concorrência, atendendo as necessidades do mercado.
Os dados coletados podem ser tanto de fontes internas como externas. No primeiro caso, o Business Intelligence auxilia os processos da empresa a serem mais alinhadas com o planejamento estratégico, ou ainda, pode propor mudanças neste plano. Já em relação às fontes externas, o BI mostra aos gestores, por exemplo, a performance dos concorrentes do setor, apontando os aspectos que impactaram o volume de vendas de seus produtos ou serviços.
Como o dashboard BI é usado?
O dashboard é uma ferramenta importante para que o Business Intelligence funcione. Trata-se de um painel com as informações mais relevantes para o negócio, que podem ser customizadas de acordo com a necessidade do gestor. Esses dados abordam os setores financeiro, logístico, comercial, entre outros departamentos importantes.
Com o uso dos dashboards, é possível ter uma visão mais completa dos indicadores e métricas importantes para o negócio, relacionar esses dados e tomar decisões mais maduras, baseadas em fatos concretos. A intenção é evitar que o gestor realize ações baseadas somente na sua intuição, ou em informações de mercado defasadas. Se houve queda nas vendas em determinado período, por exemplo, o dashboard mostrará de forma clara e objetiva os possíveis fatores que levaram a esse desempenho mais fraco.
Quais são os tipos de dashboard?
Esses painéis geralmente possuem dois tipos principais: o analítico e o operacional.
Analítico
Apresenta os dados de determinado período, com foco em uma análise mais aprofundada de padrões do mercado e tendências no setor. Nesse modelo, as informações devem apresentar uma boa distribuição visual, estarem atualizadas e basearem-se em históricos, dando um contexto para as mudanças percebidas.
Operacional
O dashboard operacional é voltado para o controle das métricas da empresa, permitindo o acompanhamento das metas e dando uma visualização clara do desempenho organizacional.
Com essas informações, é possível fazer uma gestão mais eficiente e entender a necessidade de alterações para alcançar os objetivos.
Quais os benefícios do dashboard de BI?
O dashboard de BI tornou-se fundamental na competitividade de um negócio. Isso porque ele ajuda gestores a se atualizarem constantemente em relação às tendências do mercado e hábitos de consumo, por exemplo. Para entender melhor porque ele é tão benéfico, acompanhe as subseções a seguir!
Eficiência na análise de dados
Para tomar decisões acertadas, os gestores precisam ter em mãos informações claras e objetivas. Dessa forma, ele passa a ter condições de saber quais as reais necessidades do negócio, em vez de lidar com muitos dados, que pouco ou nada dizem na prática. Isso também contribui na maior agilidade na tomada de decisões, algo tão crucial para manter os processos alinhados com o plano estratégico e manter o negócio competitivo.
Transparência
Outro ponto atrelado à eficiência na análise dos dados é a transparência. Para isso, a escolha prévia das métricas relevantes ao negócio faz toda a diferença, pois elimina dados que não agregam às necessidades da empresa. Na prática, cada setor analisado tem a sua performance devidamente mensurada, apresentando os pontos fortes e aqueles a serem melhorados.
Acesso fácil e imediato
A agilidade do gestor na tomada de decisão está diretamente relacionada com a facilidade de acesso no dashboard de BI. É possível acessar dados em qualquer lugar, o que reforça o aspecto da mobilidade, eliminando a limitação de somente atuar em um escritório. Economiza-se um tempo que pode ser usado para outras atividades, que demandam habilidades estratégicas e criativas de um colaborador, por exemplo.
Informações personalizadas
Empresas de mesmo porte e setor possuem particularidades e necessidades diferentes. Nesse sentido, o dashboard de BI pode ser personalizado para cada negócio, ajudando-o a alcançar sempre melhores resultados, por meio de ajustes e aprimoramentos constantes em seus processos.
Melhor comunicação entre as equipes
O dashboard de BI torna mais fluido o compartilhamento de dados entre os setores e, por consequência, a comunicação. Os gestores passam a enxergar o negócio de forma integral, de modo que nenhum processo ou atividade passem despercebidos. Em vez de trabalharem isolados, os departamentos da empresa têm as suas informações integradas e centralizadas em uma única tela, solucionando gargalos e ineficiências operacionais.
Quais modelos podem ser aplicados nos dashboards?
Uma das grandes vantagens que um bom dashboard apresenta é a sua capacidade de customização. Como o objetivo da ferramenta é de analisar dados, o gestor pode escolher quais referências vai usar para a análise específica, seja para uma reunião interna, seja para apresentar informações para os stakeholders.
Isso vale também para o formato de leitura dos dados. Eles podem ser apresentados em gráficos, planilhas, infográficos, comparativos, etc. Com um bom software, é possível adaptar a informação para o modelo que apresente melhor legibilidade para a ocasião e que permita uma análise mais apurada.
O dashboard de BI é uma ferramenta importante para guiar o crescimento da empresa e permitir a elaboração de estratégias eficazes e em tempo hábil. A Know Solutions conta com uma tecnologia que permite o uso inteligente do dashboard, com a personalização de acordo com o objetivo da empresa para aquela reunião ou análise específica. Essa versatilidade é indispensável para que as decisões sejam ágeis e precisas.
Assine a nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail as novidades do blog da Know Solutions!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]