Muitos dirigentes de empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, têm algumas dúvidas sobre como implementar BI (Business Intelligence – Inteligência de Negócios) para gerar vantagens competitivas. Existem dois pontos-chave a serem observados: planejamento e ferramenta tecnológica adequada.
Fazer um planejamento bem estruturado ajuda a encurtar o prazo de implementação, evitando erros clássicos. Escolher uma boa ferramenta tecnológica de BI melhora a eficácia das decisões tomadas e, consequentemente, traz melhores resultados, especialmente na ampliação dos lucros. Mas como fazer isso? É o que você vai descobrir no post de hoje. Continue a leitura!
Como implantar BI
Equipe
Selecione as pessoas-chave de cada departamento da sua empresa. Junto com eles estabeleça objetivos e metas a serem atendidos e seus indicadores de desempenho. Defina o formato — gráficos, tabelas, relatórios, painéis, infográficos, fluxogramas, etc. — e a frequência de apresentação desejados.
Infraestrutura
Avalie toda a infraestrutura de TI atual da sua empresa e defina o que pode e o que não pode permanecer. Com isso, é possível levantar os custos envolvidos e analisar os benefícios que serão agregados.
Necessidades
Selecione uma ferramenta de BI adequada às necessidades levantadas e com as funcionalidades necessárias, tais como: capacidade de expansão, integração total dos sistemas, formatos gráficos variados de apresentação de informações e disponibilidade de acesso remoto por diferentes dispositivos (mobilidade) em tempo integral e em tempo real.
Fornecedor
Verifique se o seu fornecedor tem experiência relevante em BI. Avalie as condições de suporte e consulte empresas que já utilizam seus serviços para perceber seu nível de satisfação.
Cronograma
Defina um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais eficazes. O cronograma deve considerar o tempo adequado para instalação da ferramenta e migração de dados (se necessário), realização de treinamentos de usuários e da equipe técnica de TI e validação de resultados por meio de testes. Somente após concluídas essas três etapas é que poderão ser desativados recursos de TI que se tornaram obsoletos ou inadequados para a empresa.
Os principais erros de implantação
Alguns erros cometidos no processo de implementação de BI podem reduzir sua eficácia ou inviabilizar sua aquisição. Fique atento para evitá-los. São eles:
- Não envolver todas as pessoas que podem contribuir para um planejamento mais abrangente.
- Definir um número excessivo de indicadores de desempenho.
- Escolher ferramenta de BI com funcionalidades inadequadas, excessivas ou sem mobilidade — o que pesa muito no custo de aquisição e não agrega valor na mesma proporção.
Como vimos, um bom planejamento torna o processo de implementação de BI facilmente executável. Lembre-se: dedique tempo suficiente para conhecer a realidade e as necessidades da sua empresa, a fim de ter uma base sólida para realizar um planejamento bem feito.
Esperamos ter contribuído para o seu aprendizado sobre como implementar BI na sua empresa. Este post não pretende esgotar o assunto, mas auxiliar no encontro das melhores práticas para desfrutar de uma implementação de BI que flua com leveza e alcance o sucesso almejado.
E então, já está preparando sua empresa para o BI? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?