A implantação de BI nas empresas tende a produzir resultados de grande impacto. Afinal, quando se consegue importar dados de várias fontes, estes podem ser convertidos em relatórios e visualizações detalhadas, ajudando a entender melhor os resultados do negócio.

Vamos explicar, no decorrer do artigo, mais algumas razões que justificam o uso de BI na companhia. Além disso, iremos apresentar alguns pontos cruciais da implementação, explicando também o uso do Pentaho. Boa leitura!

Por que a implantação de BI na empresa?

Uma vez que o BI é adotado, a empresa passa a contar com relatórios e dashboards detalhados. Assim, é possível não apenas analisar resultados passados, mas também fazer projeções de futuro. 

Por consequência, as decisões passam a ser mais embasadas e a eficiência operacional do negócio aumenta. Também podemos destacar como justificativa da implantação de BI a identificação de oportunidades de crescimento, ajudando a empresa a se diferenciar da concorrência.

O que saber antes de implementar?

Para tudo dar certo, a primeira coisa a fazer é entender as necessidades dos usuários por meio da geração de relatórios automatizados e do monitoramento mais eficiente dos indicadores de performance do negócio.

Outro ponto vital da implementação é a integração de fontes de dados. Nesse sentido, de acordo com a necessidade do negócio, várias estratégias como ETL, ELT e Data Visualisation podem ser adotadas.

Desenvolvimento de um modelo de dados robusto

Basicamente, o modelo de dados descreve como as informações são organizadas, armazenadas e relacionadas entre si. Isso facilita o acesso, a análise e a integração desses dados em processos de BI.

5 aspectos vitais nessa implantação são:

1. Normalização: consiste em organizar os dados, visando minimizar redundância e dependência;

2. Denormalização: é a combinação de tabelas de um banco de dados para melhorar a leitura e simplificar a estrutura;

3. Tabelas de fatos: contém dados como vendas e lucros;

4. Tabelas de dimensões: contém dados descritivos como produto ou cliente;

5. Modelagem estrela: estrutura em que uma tabela de fatos central é conectada diretamente a várias tabelas de dimensões. É simples e eficiente para consultas.

Convém frisar que um modelo bem projetado assegura que os dados estejam organizados de maneira lógica e eficiente. Isso facilita análises e as torna precisas, ajudando os gestores na tomada de decisão.

Como o Pentaho pode ser usado nesse contexto?

O Pentaho oferece um conjunto abrangente de ferramentas para integração de dados, análise e visualização. Um exemplo é o Pentaho Report Designer, que cria relatórios sofisticados e interativos, podendo ser acessados por diferentes níveis da organização.

Outra ferramenta importante é o Pentaho Data Mining, ou Weka. É usada na aplicação de técnicas de mineração de dados e Machine Learning. Pode também ser útil na construção de modelos preditivos, que ajudam na tomada de decisão baseada em dados históricos.

Se você deseja fazer a implantação de BI na sua empresa, a Know Solutions pode ser sua parceira. Temos experiência comprovada e um grande know-how, o que ajudará na adoção bem-sucedida do BI, inclusive com a auxílio do serviço de customização Pentaho.

Para saber mais detalhes sobre essa parceria e como ela vai produzir os resultados que você precisa, entre em contato conosco agora mesmo!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.