Você sabe quais são os termos principais do glossário de Big Data? Bem, seja qual for a sua resposta, este artigo foi preparado justamente para apresentá-los. A primeira observação, aqui, é a importância de conhecê-los para que se possa realmente entender a aplicação desse conceito.
A segunda está no seu próprio entendimento. Em resumo, Big Data é a palavra utilizada para descrever o grande volume de dados (estruturados ou não) que um determinado mercado está gerando a cada segundo.
Sua importância para o sucesso de uma organização é indiscutível, visto a enorme relevância das informações para o crescimento do negócio.
Dito isso, apresentaremos a seguir os principais termos do glossário de Big Data. Aproveite!
Algoritmo
Usado para combinar os dados, analisá-los e transformá-los em informação, o algoritmo é o termo que se refere às fórmulas matemáticas ou estatísticas, compostas por sequências lógicas, finitas e bem definidas.
A função dos algoritmos consiste, basicamente, na resolução de determinados tipos de problemas ou na execução de algumas tarefas sempre que as condições das fórmulas estiverem presentes.
Business Intelligence
Business Intelligence (BI) também está entre os principais termos do glossário de Big Data. Quando utilizado, sua função descreve a otimização das tomadas de decisão do negócio, visando melhorar o seu desempenho no mercado.
No entanto, é preciso deixar claro que Business Intelligence é uma terminologia genérica, que engloba uma série de fatores, como:
- ferramentas corporativas;
- aplicações organizacionais;
- sistemas/softwares;
- infraestrutura tecnológica;
- práticas para a obtenção e análise de dados.
A diferença entre o BI e o Big Data em si é que o segundo é direcionado no “encontro”, na coleta, no armazenamento, na combinação e na sistematização dos dados, enquanto o primeiro tem como propósito analisar e utilizar as informações encontradas nas tomadas de decisão.
Dados estruturados
Dados estruturados são todos aqueles que respeitam uma lógica no que corresponde ao modo como são organizados e armazenados. Agrupados em colunas, linhas ou em outras formas de padrões, enfim, são diversas as possibilidades de organização e armazenamento.
Esse tipo de dados não é tão abundante nas organizações e, na maioria das vezes, é obtido a partir dos seus sistemas internos e/ou de soluções que estão sob o seu gerenciamento, a exemplo do site ou loja virtual.
Dashboard
Outro termo importante do glossário de Big Data é o dashboard. Resumidamente, trata-se do painel de controle pelo qual os dados são organizados e visualizados, cujo objetivo é eliminar o uso de planilhas e diminuir a solicitação de relatórios.
É por meio dele que as informações são estruturadas, sendo possível organizá-las da maneira que você bem entender.
Antes de concluirmos, vale ressaltar o conceito de Big Data, compreendido como a análise de grandes quantidades de dados para a obtenção de resultados que, em menores volumes, não seriam possíveis de conquistar.
Quanto ao seu glossário de Big Data, há ainda uma série de outros termos a conhecer. Porém, os que aqui foram descritos são de fato os principais.
Se quiser saber mais e deseja melhor entender a aplicação do Big Data e do Business Intelligence, entre em contato com a Know Solutions. Nossa equipe está pronta para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]