Você tem a impressão de que precisa de um dia com mais de 24 horas para dar conta das demandas? Atualmente, um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores é a gestão de tempo. Afinal, conseguir realizar todas as tarefas e controlar os detalhes do negócio não é uma tarefa simples.
É preciso manter organização e foco nas atribuições e prioridades. Por isso, é tão importante fazer uma gestão de tempo adequada. O fato é que, se estendêssemos as horas de duração e tivéssemos mais tempo ao longo de nosso dia, provavelmente iríamos enchê-lo com mais tarefas.
Mas, felizmente, há ferramentas que facilitam o controle da agenda, o gerenciamento do tempo e a gestão do negócio. Elas ajudam a ser mais produtivo e eficiente, além de colaborar com a qualidade de vida no trabalho.
Confira a seguir uma lista que preparamos com 9 sugestões de ferramentas que vão auxiliar você na gestão do seu tempo e a administrar todas as suas atribuições.
1. Trello
O Trello é uma das plataformas mais utilizadas no meio corporativo em todo o mundo. Essa ferramenta digital pode ser acessada por computador, tablet ou smartphone. Ela permite que os gestores administrem processos, gerenciem equipes e projetos de forma rápida e eficiente, reduzindo a necessidade de muitas reuniões e otimizando o tempo.
Uma grande vantagem da plataforma digital é o fato de que qualquer modificação ou informação enviada pelos gerentes pode ser visualizada pelos demais usuários de forma instantânea.
Disponível para Windows, Mac, iOS e Android.
2. GTasks
Uma das melhores formas de gerenciar o tempo é criar uma rotina a ser seguida, não é verdade? Por isso, o GTasks é uma excelente ferramenta para ajudar os gestores em seus negócios. O aplicativo possibilita a criação de uma rotina diária, apresentando uma lista de todas as tarefas que precisam ser realizadas.
Além disso, por meio do aplicativo, pode-se criar alertas e lembretes — o que ajuda os gerentes no monitoramento de sua agenda e evita a perda de tempo e, até mesmo, que compromissos importantes sejam esquecidos.
Disponível em Android e iOS.
3. Asana
O Asana é um aplicativo muito parecido com o Trello. É uma ferramenta muito utilizada para o gerenciamento de tarefas, fluxo de processos e gestão de negócio, e indicada para quem busca gerenciar projetos e controlar o acompanhamento de tarefas e prazos de entrega.
Essas funcionalidades permitem maior controle sobre as datas e melhor gerenciamento do tempo. E como isso, muitas vezes, é, justamente, um dos maiores desafios dos gerentes ao acompanhar muitos processos e projetos, essa ferramenta é uma excelente opção para otimizar o dia a dia.
Disponível para Windows, Mac, iOS e Android.
4. Evernote
A correria diária dos gestores e suas muitas atribuições acabam fazendo com que detalhes passem despercebidos e notas que deveriam ser feitas, sejam deixadas de lado. Por isso, uma ótima ferramenta para ajudá-los na gestão de tempo e no gerenciamento do negócio é o aplicativo Evernote.
Por meio dele, os gerentes podem fazer notas e salvar diversos dados enquanto fazem outras tarefas. Isso evita que qualquer informação seja perdida e o negócio acabe sendo prejudicado.
Disponível para Windows, Mac, iOS e Android.
5. Pentaho
A falta de informações e dados pode ser um grande problema para um negócio. Além disso, pode exigir muito tempo dos gestores para a tomada de decisões estratégicas. Para evitar esse tipo de transtorno, é fundamental que as empresas utilizem uma ferramenta para Business Intelligence — e quando o assunto é BI, a mais indicada é o Pentaho.
O software, de fácil implementação e livre de custos, é uma ferramenta extremamente indicada para as empresas dos mais diversos segmentos de operação.
Disponível para Windows e Mac.
6. Wunderlist
Sabe aquelas tarefas, metas e pendências que precisam ser registradas e compartilhadas com toda a equipe? Imagine pode criar listas com todas elas e, simultaneamente, compartilhar com outros membros da empresa! E ainda ter a possibilidade de dividir cada uma em subtarefas! É isso que oferece o Wunderlist.
Entre as principais vantagens do aplicativo está a possibilidade ilimitada de criação de tarefas e de grupos. O usuário pode delegar as atividades ou escolher movê-las das listas a qualquer momento.
Os participantes podem, ainda, falar sobre o andamento dos projetos, atualizar as tarefas e marcá-las como realizadas.
Disponível para Windows, Mac, iOS e Android.
7. Podio
As funcionalidades desse aplicativo são mais voltadas para empresas e permitem uma forte interação com a equipe. Uma das maiores vantagens é dar ao usuário uma visão geral e outra específica do projeto. Isso tudo com comentários e o detalhamento das tarefas, executadas por cada membro e em conjunto.
Apesar de ser bem completo, o Podio pode dar um pouco de trabalho no início, por causa da interface — que é praticamente toda personalizada e se mostra um pouco complicada, inicialmente, para estruturar.
O funcionamento lembra uma rede social corporativa e há a possibilidade de integrar o app com outras ferramentas, como Dropbox, Evernote, Google Drive e Google Agenda. Além disso, é possível, também, armazenar arquivos no sistema e importar planilhas do Excel.
Disponível para Windows, Mac, iOS e Android.
8. Artia
Para quem busca uma opção mais abrangente, a plataforma de uso on-line Artia pode ser uma boa opção.
Ela oferece uma série de ferramentas que facilitam o gerenciamento de projetos e ainda fornece indicadores de andamento, com materiais de apoio — como gráficos —, que ajudam o gestor em suas tomadas de decisão.
Outro destaque da plataforma é a ferramenta timesheet, que funciona como uma agenda on-line. Esse recurso é capaz de mensurar o desempenho da equipe e apontar as horas trabalhadas no projeto. Cada tarefa pode, também, ter seu tempo de dedicação determinado pela ferramenta.
Disponível para Windows e Mac.
9. Google Agenda
A plataforma do Google oferece gratuitamente essa ferramenta que possibilita a organização das tarefas por dia.
Há uma função em que é possível criar agendas em grupo, isso é, você pode compartilhar os eventos previstos na sua agenda com outras pessoas. Tanto do ponto de vista pessoal quanto do corporativo, esse recurso permite uma utilização bastante útil e integrada.
Como é integrada ao Gmail, a agenda do Google facilita a criação de eventos e alertas. O usuário pode, portanto, além de agendar reuniões, marcar voos, fazer reservas em restaurantes, registrar compromissos em geral e outras atividades que serão incluídas automaticamente à agenda.
O aplicativo, disponível para smartphones, se destaca pela funcionalidade e é elogiado pela interface e desempenho.
Disponível para Windows, Mac, iOS e Android.
Gestão de tempo faz diferença no dia a dia
Neste post, elencamos 9 aplicações que podem facilitar a gestão de tempo em sua empresa e trazer bons retornos para o negócio. Você já conhecia alguma dessas ferramentas? Aprendeu como elas podem ajudá-lo?
Independentemente do segmento em que atua, é importante saber que o uso da tecnologia já vem sendo adotado em processos de tomada de decisão.
Um exemplo é o uso do big data na saúde, em que as empresas do ramo podem usar dados para, entre outras coisas, obter diagnósticos mais rápidos e ser mais eficientes na definição de tratamentos. Saiba mais lendo o nosso próximo artigo!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]