O Cloud Computing veio para resolver vários problemas das empresas. Um dos principais, senão o principal deles, é a necessidade de expandir o hardware quando este não comporta mais os dados do negócio. É preciso fazer cotações e aguardar os novos equipamentos chegarem, demandando muito tempo e dinheiro.

Muitas soluções já foram ou estão sendo desenvolvidas para operar na cloud. O Power BI é uma delas, sendo um meio efetivo de a empresa aproveitar os seus dados e transformá-los em informação, conhecimento e inteligência de negócios.

Continue a leitura até para entender o funcionamento, os tipos e serviços de Cloud Computing!

O que é o Cloud Computing?

O Cloud Computing é uma tecnologia em que empresas podem solicitar processamento, memória e armazenamento por meio de uma conexão à internet. Na prática, em vez de ter programas e documentos armazenados em servidores locais, estes podem ser providos por um data center externo.

Antes do Cloud Computing, as pessoas ficavam mais presas ao escritório e ao computador. Hoje, no entanto, pelo fato de poder acessar dados com uma conexão à internet, o colaborador pode acessar arquivos em qualquer lugar, por um notebook, celular ou tablet, por exemplo.

Quais os seus tipos?

Em geral, provedores de cloud vendem uma assinatura, de modo que a contratante paga um valor que pode ser maior ou menor, a depender das suas necessidades.

Em outras palavras, se uma varejista, por exemplo, que recebe muitos acessos em datas comemorativas quiser expandir recursos, o provedor atenderá rapidamente. Da mesma forma, em períodos de vendas mais retraídos, tais recursos podem ser reduzidos.

Isso resolve justamente o problema citado na introdução, de que a empresa se via antes obrigada a comprar mais hardware. O Cloud Computing, se bem planejado, traz muita economia e eficiência, agilizando e automatizando várias rotinas.

Dito isso, a nuvem pode ser de 3 tipos: pública, privada e híbrida. Confira cada uma delas a seguir!

Cloud pública

Neste tipo, o provedor oferece os seus serviços de forma compartilhada, de modo que várias empresas a utilizam simultaneamente. Os dados, programas e recursos e segurança das aplicações ficam do lado do provedor, que possui uma equipe de TI qualificada para resguardar os dados do negócio na cloud.

Cloud privada

O provedor oferece os seus serviços de forma dedicada, a uma única empresa. Se esta precisar de hardware para suportar picos de acessos, o provedor é quem fará o dimensionamento, tornando os custos mais previsíveis.

Cloud híbrida

Combina características de cloud pública e privada. Empresas que usam esse serviço costumam trafegar seus dados menos críticos na cloud pública e os mais críticos na cloud privada.

Quais são os serviços de Cloud Computing?

Os serviços buscam refletir as necessidades das empresas. Enquanto algumas precisam economizar com licenças de software, outras querem enxugar sua infraestrutura de TI ou, ainda, ter um ambiente mais propício para o desenvolvimento de aplicações.

Confira, a seguir, os três serviços de Cloud Computing existentes!

PaaS

O PaaS (Platform as a Service) é voltado para o desenvolvimento de aplicações. Possui todo um ambiente para codificação e testes, permitindo automatizar rotinas que venham a agilizar o lançamento de novas soluções de software no mercado. Para ter acesso aos recursos do PaaS, a empresa não precisa ter computadores superpotentes: tudo pode ser provido via navegador.

SaaS

O SaaS (Software as a Service) resolve o problema dos custos elevados com licenças, bem como a manutenção e atualização dos softwares. Essas questões ficam a cargo do provedor de cloud, que envia ao cliente as atualizações de forma automática, aumentando, assim, a segurança das operações.

IaaS

O IaaS (Infrastructure como Serviço) engloba os equipamentos de hardware e software da empresa. Em alguns cenários, os custos de manter uma infraestrutura local podem ser altíssimos, e com o IaaS, o provedor de cloud é quem dimensiona os recursos que a empresa precisará em dado momento.

O Cloud Computing ajuda a reduzir custos e aumentar a eficiência operacional das empresas. Soluções como o Power BI rodam na cloud, ajudando os negócios a usarem melhor os seus dados para a obtenção de insights, melhor performance de vendas e diferencial competitivo.

Siga a Know Solutions no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.