O Cloud Computing veio para resolver vários problemas das empresas. Um dos principais, senão o principal deles, é a necessidade de expandir o hardware quando este não comporta mais os dados do negócio. É preciso fazer cotações e aguardar os novos equipamentos chegarem, demandando muito tempo e dinheiro.
Muitas soluções já foram ou estão sendo desenvolvidas para operar na cloud. O Power BI é uma delas, sendo um meio efetivo de a empresa aproveitar os seus dados e transformá-los em informação, conhecimento e inteligência de negócios.
Continue a leitura até para entender o funcionamento, os tipos e serviços de Cloud Computing!
O que é o Cloud Computing?
O Cloud Computing é uma tecnologia em que empresas podem solicitar processamento, memória e armazenamento por meio de uma conexão à internet. Na prática, em vez de ter programas e documentos armazenados em servidores locais, estes podem ser providos por um data center externo.
Antes do Cloud Computing, as pessoas ficavam mais presas ao escritório e ao computador. Hoje, no entanto, pelo fato de poder acessar dados com uma conexão à internet, o colaborador pode acessar arquivos em qualquer lugar, por um notebook, celular ou tablet, por exemplo.
Quais os seus tipos?
Em geral, provedores de cloud vendem uma assinatura, de modo que a contratante paga um valor que pode ser maior ou menor, a depender das suas necessidades.
Em outras palavras, se uma varejista, por exemplo, que recebe muitos acessos em datas comemorativas quiser expandir recursos, o provedor atenderá rapidamente. Da mesma forma, em períodos de vendas mais retraídos, tais recursos podem ser reduzidos.
Isso resolve justamente o problema citado na introdução, de que a empresa se via antes obrigada a comprar mais hardware. O Cloud Computing, se bem planejado, traz muita economia e eficiência, agilizando e automatizando várias rotinas.
Dito isso, a nuvem pode ser de 3 tipos: pública, privada e híbrida. Confira cada uma delas a seguir!
Cloud pública
Neste tipo, o provedor oferece os seus serviços de forma compartilhada, de modo que várias empresas a utilizam simultaneamente. Os dados, programas e recursos e segurança das aplicações ficam do lado do provedor, que possui uma equipe de TI qualificada para resguardar os dados do negócio na cloud.
Cloud privada
O provedor oferece os seus serviços de forma dedicada, a uma única empresa. Se esta precisar de hardware para suportar picos de acessos, o provedor é quem fará o dimensionamento, tornando os custos mais previsíveis.
Cloud híbrida
Combina características de cloud pública e privada. Empresas que usam esse serviço costumam trafegar seus dados menos críticos na cloud pública e os mais críticos na cloud privada.
Quais são os serviços de Cloud Computing?
Os serviços buscam refletir as necessidades das empresas. Enquanto algumas precisam economizar com licenças de software, outras querem enxugar sua infraestrutura de TI ou, ainda, ter um ambiente mais propício para o desenvolvimento de aplicações.
Confira, a seguir, os três serviços de Cloud Computing existentes!
PaaS
O PaaS (Platform as a Service) é voltado para o desenvolvimento de aplicações. Possui todo um ambiente para codificação e testes, permitindo automatizar rotinas que venham a agilizar o lançamento de novas soluções de software no mercado. Para ter acesso aos recursos do PaaS, a empresa não precisa ter computadores superpotentes: tudo pode ser provido via navegador.
SaaS
O SaaS (Software as a Service) resolve o problema dos custos elevados com licenças, bem como a manutenção e atualização dos softwares. Essas questões ficam a cargo do provedor de cloud, que envia ao cliente as atualizações de forma automática, aumentando, assim, a segurança das operações.
IaaS
O IaaS (Infrastructure como Serviço) engloba os equipamentos de hardware e software da empresa. Em alguns cenários, os custos de manter uma infraestrutura local podem ser altíssimos, e com o IaaS, o provedor de cloud é quem dimensiona os recursos que a empresa precisará em dado momento.
O Cloud Computing ajuda a reduzir custos e aumentar a eficiência operacional das empresas. Soluções como o Power BI rodam na cloud, ajudando os negócios a usarem melhor os seus dados para a obtenção de insights, melhor performance de vendas e diferencial competitivo.
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]