O Business Intelligence ganhou vários mercados na última década por ser uma tecnologia capaz de agregar valor a dados e otimizar processos. No setor de ensino, por exemplo, é possível utilizar o BI na retenção de alunos. Assim, negócios conseguem manter boas taxas de lucratividade mesmo em momentos difíceis.
Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura e entenda como adotar o BI na retenção de alunos!
Por que é importante reter alunos?
A retenção de consumidores é um dos principais fatores para garantir o sucesso de um negócio. Além disso, manter clientes fiéis é um sinal de que a marca é competitiva.
Quando isso ocorre, a empresa terá benefícios como:
- facilidade em manter um fluxo de lucro contínuo a médio e longo prazo;
- mais resiliência em momentos de crise econômica;
- menor perda de consumidores após problemas no atendimento;
- maior capacidade de conquistar novos clientes.
Como utilizar o BI na retenção de alunos?
O uso de BI na retenção de alunos pode ser aplicado para otimizar processos internos e avaliar as medidas adotadas pela empresa para lidar com os seus consumidores. Veja a seguir que caminhos a sua marca pode adotar nesse cenário.
1. Análise de indicadores de qualidade
Os indicadores de qualidade são fundamentais para entender como a marca está posicionada em relação aos seus clientes e identificar possibilidades de melhorias. Além disso, eles ajudam gestores a otimizarem investimentos a médio e longo prazo.
Nesse sentido, o BI permite integrar dados de vários setores em um único dashboard. Isso facilita a avaliação da qualidade das decisões tomadas, assim como a identificação de pontos que demandam melhorias. Desse modo, será mais fácil priorizar investimentos que possam impactar nas taxas de retenção da empresa.
2. Identificação de tendências do mercado
A identificação de tendências do mercado ajuda a marca a planejar-se a médio e longo prazo de um modo inteligente e bem estruturado. A partir desse processo, os gestores podem antecipar investimentos e, com isso, posicionar a empresa antes dos concorrentes. Como consequência, os consumidores passarão a identificar o negócio pela sua facilidade em inovar e a sempre manter-se em dia com as suas demandas.
3. Avaliação de estratégias de pós-vendas
O pós-vendas é um momento muito relevante para que negócios possam manter clientes fidelizados. Nesse sentido, entender o que dá certo e errado nessa etapa facilita a otimização de abordagens de relacionamento e, ao mesmo tempo, amplia a competitividade da marca.
Por isso, não deixe de integrar o BI nas suas rotinas de benchmark para maximizar a sua habilidade de planejar boas rotinas de contato com os seus consumidores.
Como escolher uma solução de BI?
Escolher uma solução de BI para adotar essa tecnologia na retenção de alunos é um processo que demanda planejamento. Ele deve ser orientado para reduzir riscos e otimizar ganhos.
Os passos são os seguintes:
- entenda as suas demandas;
- busque uma ferramenta compatível com o seu orçamento;
- organize os seus dados corretamente;
- opte por soluções com boa credibilidade no mercado;
- conte com o apoio de um parceiro especializado.
A análise de dados ajuda empresas a otimizar rotinas e a ter um padrão de funcionamento alinhado com as demandas do mercado. Além disso, permite que empresas entendam pontos críticos da sua jornada, como a retenção de alunos. Por isso, inclua o investimento em Business Intelligence em seu planejamento!
Como você mantém consumidores fidelizados? Conta pra gente nos comentários!
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testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
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Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
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