Quando o cliente se depara com algo a mais na hora de comprar um produto, isso pode promover sua fidelização com o negócio. Um atendimento ágil e cordial é bastante procurado pelo consumidor, sendo que esses e outros componentes constituem a chamada experiência de compra.
O uso dos dados ajuda a maximizar a experiência de compra. Além de gerar melhorias no atendimento, é possível prever tendências de consumo, ajudando na obtenção de diferenciais competitivos. Continue a leitura para entender melhor o que é experiência de compra, sua importância, como melhorá-la e de que forma oBusiness Intelligence pode ajudar!
O que é experiência de compra?
As impressões que o cliente teve na hora de fechar um negócio são conhecidas por experiências de compra. Essa definição aponta para uma tendência existente no público atual, de que muitas vezes ele está mais preocupado em ser bem atendido do que com o valor do produto ou serviço.
A simplicidade do processo de compra ajuda a gerar uma boa experiência de compra. É justamente isso que define se esse comprador vai voltar ao estabelecimento ou não, além de ser um meio de o negócio se destacar dos concorrentes, principalmente se houver muitas semelhanças entre os preços dos produtos.
Qual a importância da experiência de compra?
Cativar um cliente tende a ser mais difícil do que deixá-lo frustrado com o processo de compra. Por isso, promover uma boa experiência é tão crucial, visto que as boas impressões podem fazer o cliente indicar o negócio a outras pessoas. Dessa forma, a marca tem o seu alcance estendido, o que pode se refletir no aumento de receita e, até mesmo, na expansão das suas operações.
Como melhorar a experiência de compra?
O uso de dados pelas empresas tem sido cada vez mais estratégico, servindo de base para aprimorar o atendimento, aumentando a agilidade e o nível de personalização. Acompanhe a seguir algumas dicas que ajudarão na promoção de uma experiência de compra memorável ao cliente!
Atendimento rápido
Como falamos, as pessoas estão quase sempre apressadas e impacientes com processos de compra burocráticos. Nesse sentido, quando se diminui as etapas e preza-se por um atendimento ágil, as chances de conquistar o consumidor aumentam de modo considerável.
Produtos de qualidade
Um produto que resolve as necessidades do cliente e não apresenta defeitos após a compra: se o item vendido tiver essas características o consumidor dificilmente vai procurar o concorrente. Quando se tem um comércio eletrônico, por exemplo, isso se torna mais crítico, em virtude do fato de que o consumidor não tem como tocar e visualizar detalhes dos produtos.
Oferecer um ótimo pós-compra
Atender bem o cliente no pós-venda também contribui bastante na hora de garantir sua fidelização com o negócio. Isso porque o consumidor quer resolver de forma rápida os seus problemas, em caso de dúvidas ou defeitos nos produtos adquiridos. Além disso, a empresa pode lançar mão de ofertas especiais eprogramas de fidelidade para que esse comprador seja fonte recorrente de receita para a companhia.
Como o BI pode auxiliar na experiência de compra?
O BI ajuda os gestores no aprimoramento da experiência de compra do cliente. Além de mostrar quais consumidores têm comprado com mais recorrência, é possível também identificar tendências de consumo e ter uma ideia precisa de quais produtos são mais lucrativos ao negócio. Dito isso, os principais benefícios de usar o BI são:
- melhoria contínua do atendimento, de modo a mitigar falhas que outrora impediram a satisfação do cliente;
- aumento de receita e da previsibilidade, permitindo investimentos futuros e o crescimento escalável do negócio;
- o fato de antecipar tendências pode contribuir na concepção de novos produtos, trazendo também o aumento de diferencial competitivo.
A experiência de compra é o conjunto das impressões que o cliente tem acerca do negócio. Portanto, deve-se prezar pela cordialidade e agilidade no atendimento, sendo que isso pode ser obtido com o auxílio do BI. Nós da Know Solutions temos soluções que fazem integração com oERP e CRM da sua empresa, além de termos consultorias e treinamentos em Business Intelligence.
Entre em contato conosco e saiba como as soluções de BI da Know Solutions podem melhorar continuamente a experiência de compra dos seus clientes!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]