Mais do que transformar dados em informação e conhecimento, as empresas precisam fazer isso de forma rápida. Isso porque o mercado atualmente está bastante dinâmico e competitivo, exigindo uma agilidade cada vez maior dos gestores em tomadas de decisão. A melhor forma de não estagnar é pelo uso da inteligência de dados.
Por meio da sua implementação, é possível obter diversos ganhos em todas as áreas do negócio. Neste artigo, vamos explicar como a inteligência de dados cria valor para o cliente e a sua importância na melhora dos processos em uma empresa. Boa leitura!
O que é inteligência de dados?
A inteligência de dados se dá quando uma empresa passa a coletar dados e usá-los de forma estratégica. Em outras palavras, ela deixa de se basear somente no seu desempenho passado, de modo a tomar decisões com base em informações geradas em tempo real. Além disso, a inteligência de dados é caracterizada pela rapidez com que esse processo se dá, dada a necessidade de tomadas de decisão rápidas e efetivas por parte dos gestores.
Como criar valor para o cliente?
Via de regra, o que faz o cliente comprar qualquer produto ou serviço é o benefício obtido ser maior que o dinheiro pago. Estamos falando justamente do valor agregado, algo que a inteligência de dados ajuda as empresas a detectar e, com base nisso, implementar meios de promover satisfação e fidelização dos consumidores.
Qual a importância da inteligência de dados?
Uma empresa que usa a inteligência de dados tem mais condições de crescer e se tornar referência em seu segmento de atuação. Além disso, ela estará alinhada com a transformação digital, de modo a acompanhar as inovações e tendências tecnológicas, visando não só vender mais, mas também gerar valor aos clientes.
Competitividade no mercado
Uma empresa competitiva não só mantém os seus clientes, como também pode adquirir os dos concorrentes. Vale destacar que a inteligência de dados também mostra informações de outras empresas do setor, apontando os seus pontos positivos e negativos. Com base nisso, é possível melhorar continuamente, por exemplo, as ações de marketing e os processos internos da companhia.
Melhora no desempenho
Existem processos em uma empresa que pouco contribuem para o bom desempenho operacional. A inteligência de dados mostra aos gestores tudo aquilo que pode ser automatizado ou até mesmo eliminado, bem como permite acompanhar mais de perto a performance dos colaboradores.
Alinhamento estratégico
A inteligência de dados aumenta a chance de a empresa alcançar seus objetivos e metas estipulados no planejamento estratégico. Mesmo se algo estiver aquém das expectativas, é possível alinhar sem muita dificuldade, visto que os dados se transformam em informação e conhecimento estratégico ao negócio.
Como gerar valor a partir da análise da jornada do cliente?
Na prática, os hábitos e padrões de consumo do público podem ser coletados e cruzados por meio da inteligência de dados. Com tais informações em mãos, é possível fazer, por exemplo, ações de marketing mais segmentadas, com potencial de atrair e reter cada vez mais compradores para o negócio.
A inteligência de dados ajuda os gestores a tomar decisões de forma rápida e efetiva. Além disso, ela ajuda colaboradores a terem uma melhor performance e otimiza processos internos, automatizando ou eliminando etapas desnecessárias. Trata-se, portanto, de um meio extremamente útil de atrair e fidelizar compradores para o negócio.
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testando comentário mais arualizado
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Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
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