Dois conceitos vêm sendo muito utilizados em empresas de diversos tamanhos, quando o assunto é tomada de decisão: Business Intelligence e Big Data. O primeiro já é muito conhecido, possuindo diversas ferramentas que implementam seu conceito, ajudando várias empresas a tomarem decisões corretas e crescerem cada vez mais. O segundo, mais novo, ainda traz dúvidas e confusão sobre o que é e o que é capaz de fazer.
Antes de mais nada, é importante termos em mente que BI e Big Data são conceitos distintos e que possuem objetivos e finalidades diferentes. Vale a pena ressaltar que um conceito não substitui o outro, podendo, inclusive, trabalharem de forma complementar em alguns casos.
Neste artigo, iremos apresentar uma breve definição desses conceitos e quais as diferenças entre si. Confira!
Business Intelligence
As soluções e ferramentas que implementam o conceito de BI têm foco na obtenção, organização, manipulação e apresentação dos dados de uma forma estruturada e mais exata possível, para facilitar a análise dos dados, e, consequentemente, facilitando uma situação de tomada de decisão em uma empresa.
Além disso, ferramentas BI permitem que gestores consigam fazer uma análise preditiva das tendências do seu mercado, o que pode gerar insights para a criação de diretrizes eficientes com o intuito de alcançar o objetivo empresarial de forma otimizada e eficaz.
Big Data
As soluções e ferramentas que implementam o conceito de Big Data possuem o foco no processamento rápido de uma grande quantidade de dados, buscando encontrar correlações entre eles.
As vezes, as correlações encontradas podem não fazer muito sentido, do ponto de vista empresarial, porém, na maioria das vezes, podem ser feitas descobertas de perguntas e possibilidades que ainda não foram pensadas, o que pode oferecer às empresas certas vantagens competitivas.
Diferença entre os conceitos
Vimos até agora que ambos os conceitos servem para auxiliar as empresas a obterem vantagens competitivas por meio do processamento de um volume grande de dados, praticamente em tempo real. Mas qual a diferença entre esses dois conceitos?
A ideia do BI é, simplificando, encontrar possíveis soluções para perguntas conhecidas pelos gestores de empresas, fornecendo saídas lógicas e estratégicas que, por meio de suas análises, definem as melhores hipóteses.
Então, podemos comparar o conceito de BI com uma bússola, que irá guiar as tomadas de decisões das grandes empresas, com base em dados exatos e objetivos.
Já o Big Data, não traz resultados tão claros como o BI, por não ser seu objetivo. O objetivo do Big Data é, na verdade, encontrar perguntas ou relações que passaram despercebidas ou não foram pensadas por gestores e analistas, devido à grande quantidade de dados disponíveis.
A função do Big Data pode ser comparada à atividade de montar um quebra-cabeça extremamente grande, com todas as peças embaralhadas e em um curto espaço de tempo.
No início, as informações (ou peças) todas espalhadas podem não fazer sentido para os gestores e analistas, mas, após o Big Data juntar algumas delas, podem ser evidenciadas relações entre as informações que podem gerar insights interessantes que não seriam descobertos sem a ajuda do Big Data.
Possui alguma dúvida a respeito da diferença dos conceitos? Gostaria de acrescentar alguma explicação interessante? Escreva um comentário para que possamos ajudar todos a entenderem essas diferenças.
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]