O enriquecimento de dados pode ser entendido como a atualização periódica das informações dos clientes de uma empresa. Sem esse procedimento, a comunicação com o consumidor tende a ficar difícil, visto que ele pode ter mudado, por exemplo, o seu telefone ou endereço. O uso de Big Data e Inteligência Artificial no enriquecimento de dados contribui para o processo ser mais ágil do que se fosse feito manualmente.
Dito isso, porque é tão necessário a empresa estar atenta ao processo de enriquecimento de dados? Quais os benefícios que ela obterá? Vamos responder estas perguntas ao longo do texto, destacando também como fazer para enriquecer os dados dos seus clientes. Boa leitura!
Qual a importância do enriquecimento de dados?
Considerando o fato de que a empresa pode entrar em contato com o cliente por um número desatualizado, isso aumenta as chances dele fechar negócio com o concorrente. Portanto, enriquecer dados é obter diferencial competitivo e identificar tendências que podem ser exploradas em campanhas de marketing e ações de vendas. Além de informações pessoais e profissionais, esse processo capta também preferências e anseios do público, em função das suas visitas ao site do negócio e interações nas redes sociais, por exemplo.
Quais os benefícios do enriquecimento de dados?
Agora que você entendeu melhor a importância de enriquecer dados, acompanhe as subseções a seguir e conheça os principais benefícios desse processo!
Melhora a comunicação
Usando Big Data e IA no enriquecimento de dados, a comunicação com o cliente se torna mais personalizada. Significa ofertas mais condizentes com o seu perfil, anseios e necessidades, contribuindo de modo significativo não só na sua fidelização, mas também aumentará as chances dele recomendar o negócio a outras pessoas.
Facilita a localização dos clientes
Imagine um cliente que comprou no passado, mas está há algum tempo sem fechar negócio. A empresa que usa o enriquecimento de dados tem as informações desse comprador atualizadas, facilitando a localização e o processo de reaproximação. Inclusive, é mais barato um cliente que já está na base voltar a comprar do que direcionar esforços de marketing na prospecção de novos leads.
Aumenta as vendas
As etapas que compõem o enriquecimento de dados trazem correlações e insights que auxiliam bastante no processo de vendas. Para exemplificar, imagine uma loja que vende computadores: caso ela identifique na sua base de dados algum gerente que deseje adquirir novas máquinas para a sua empresa, essa pode ser a chance de se aproximar dele e oferecer os produtos da loja. As chances de fechar o negócio tendem a ser maiores, visto que o contato é com alguém que já demonstrou interesse pela mercadoria.
Como fazer o enriquecimento da base de clientes do negócio?
A primeira coisa a se considerar é a conformidade com a LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados. É preciso a empresa estar atenta a essa legislação na hora de coletar e atualizar dados, pois as multas e sanções já estão na fase de serem aplicadas. Em seguida, a adoção de ferramentas automatizadas e softwares faz toda a diferença, desde que eles usem Big Data e IA no processo de enriquecer os dados.
O enriquecimento de dados é a atualização periódica das informações pessoais e profissionais dos clientes de uma empresa. Engloba também preferências e padrões de consumo, auxiliando o negócio a fazer uma comunicação mais personalizada. Dessa forma, é possível simplificar o processo de vendas, contribuindo no aumento de receita e fidelização do consumidor.
Agora que você entendeu a importância e os benefícios do enriquecimento de dados, não saia do blog da Know Solutions sem antes compartilhar este conteúdo nas redes sociais!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]