Não é raro encontrar algum texto no qual o autor utiliza os termos “dado” e “informação” como sinônimos. Esse tipo de associação pode até ser feita em muitos dicionários, mas, no contexto de tecnologia não é tão simples assim. Por isso, entender a diferença entre dados e informação é fundamental para o sucesso no dia a dia de quem atua na área de TI.
Como construir o Data Warehouse do seu negócio? Por exemplo, por meio do trabalho com dados. Eles têm sido cada vez mais utilizados nas empresas, já que a tecnologia tem se tornado onipresente em companhias de diversos ramos de atuação.
Para esclarecer qual a diferença entre dado e informação, e ainda explicar melhor a utilização de ambos na produção de conhecimento relevante para o negócio, preparamos um post especial. Acompanhe conosco a diferença entre dados e informação!
O que é dado?
Os dados são elementos que constituem a matéria-prima da informação. Podemos defini-los, também, como conhecimento bruto, ainda não devidamente tratado para prover insights para uma organização.
Assim, os dados representam um ou mais significados que, de forma isolada, não conseguem ainda transmitir uma mensagem clara.
Como os dados são utilizados no ambiente corporativo?
Uma empresa que esteja realizando uma pesquisa de mercado pode solicitar o trabalho de cientistas de dados e profissionais de Business Intelligence para delinear suas estratégias.
Esses profissionais realizarão a coleta por meio do histórico digital da companhia contratante e pelo monitoramento dos consumidores nas redes sociais, por exemplo.
Esse trabalho não se resume às estratégias comerciais. O Big Data e ferramentas de Machine Learning são utilizados até mesmo em investigações policiais, por meio da coleta de depoimentos, análise de pistas e qualquer outro tipo de dado que possa ser útil.
Contudo, esses elementos precisam ser devidamente tratados para produzir conhecimento que possa ser utilizado de forma prática. Podemos dizer que os dados têm mais a ver com a linguagem dos computadores: de forma isolada, não conseguem prover informações relevantes para qualquer pessoa.
Nesse contexto, os dados são a primeira parte do trabalho de um analista de dados. Eles são os registros brutos que serão convertidos em insights para o negócio, permitindo que a empresa consiga agregar valor para os seus serviços. Portanto, o trabalho de analistas e cientistas de dados é imprescindível para levar informações aparentemente desconexas e sem aplicações imediatas ao próximo estágio.
O que é informação?
As informações são os dados devidamente tratados e analisados, produzindo conhecimento relevante. Ao contrário dos elementos brutos do tópico anterior, elas têm significados práticos e podem ser utilizadas para reforçar o processo de tomada de decisão.
No exemplo que mencionamos da pesquisa de mercado, os analistas e cientistas de dados utilizam todas as fontes de informação, como as operações financeiras, registros de compras e monitoramento das redes sociais, para cruzar padrões e estabelecer tendências de consumo.
Como as informações estão inseridas no ambiente corporativo?
A produção de informações relevantes é essencial para os negócios, já que será possível delinear estratégias precisas, considerando o comportamento do público-alvo. Os gestores passam a conhecer seus hábitos de consumo e o que essas pessoas consideram antes de fechar uma compra.
Nesse sentido, ao ser empregado em áreas como a saúde e a segurança pública, o cruzamento de dados é utilizado para estabelecer informações precisas, como horários mais propícios à prática de crimes, além de contribuir para um amplo catálogo para reconhecer suspeitos.
Podemos dizer que os dados são o idioma de entrada para um computador e para os analistas. Já a informação seria uma espécie de linguagem de saída, interpretada e transformada em elementos relevantes para o negócio.
Enquanto os dados podem ser meros números, fatos não processados, a informação é o que dá sentido ao que foi analisado. Os dados não são específicos, ao contrário da informação, que é um significado detalhado a partir do trabalho com elementos mais brutos.
As informações, em outras palavras, são dados trabalhados para agregar valor ao negócio. Eles passaram por um processo de estruturação, garantindo que eles possam ser úteis para o negócio ser mais competitivo. Quando isso ocorre, a informação se torna conhecimento.
O que é conhecimento?
Conseguir extrair informação de dados brutos e não estruturados é o passo final, certo? Nada mais longe da verdade. Para que uma informação tenha valor e possa gerar oportunidades para a empresa, é preciso que ela seja transformada em conhecimento efetivo.
Desse modo, podemos definir o conhecimento como o estágio final do trabalho: é a informação com um contexto bem definido, processado de forma efetiva pelos profissionais.
Portanto, a definição de conhecimento vai bem além: conhecer é o procedimento de compreensão e manipulação das informações recebidas, possivelmente combinando tudo o que foi extraído para gerar mais valor para o negócio.
As informações que foram avaliadas quanto à sua confiabilidade e a sua relevância para um determinado fim geram conhecimento para a empresa.
Como o conhecimento é empregado na empresa
Quando uma informação vira conhecimento, os líderes empresariais terão os meios necessários para estruturar uma estratégia que permita ao negócio atuar de modo inteligente e capaz de agregar valor aos seus produtos e serviços. Isso será feito por meio de investimentos, treinamentos e mudanças no fluxo de trabalho. Juntas, elas conseguirão otimizar a cadeia operacional, tornar o negócio mais flexível e alinhado com as demandas do mercado.
Uma vez que esse plano de ação é executado por completo, o processo se reinicia. O negócio realizará a coleta de dados que possam explicar como as mudanças e investimentos afetaram positivamente o fluxo de trabalho da empresa.
Estes indicadores servirão de base para as equipes realizarem um novo processo de análise de dados, em que as métricas serão convertidas em informações que permitam as equipes conhecer melhor o estado do negócio após mudanças profundas. Assim, os times conseguirão avaliar se as suas metas foram atingidas e se ainda há a necessidade de fazer novas mudanças no fluxo de trabalho.
Por que os dados e as informações são importantes para as empresas?
Produzir informações e conhecimento relevantes é uma tarefa fundamental para as empresas que não desejam ficar paradas no tempo. A organização que se dedica a entender mais o comportamento dos clientes e as oscilações do mercado se antecipa às demandas.
Além disso, buscar conhecimento é uma forma de desenvolver soluções de acordo com lacunas encontradas no mercado. É um meio de inovar e se destacar em meio aos concorrentes.
O trabalho com dados não serve unicamente ao entendimento do comportamento dos clientes. É possível colher informações de aplicação interna, destinadas otimizar os processos.
Por exemplo: deseja reformular alguma área do negócio? Isso pode ser feito por meio da produção de conhecimento sobre as operações em andamento, destinado a maximizar o que tem dado mais resultado.
Empresas que utilizam ERP e sistemas de gestão integrada podem utilizar ferramenta de análise de dados, para cruzar informações relevantes e conseguir uma visualização mais estratégica do negócio, por meio de gráficos, relatórios completos e tabelas interativas.
Ao mesmo tempo, negócios que entendem a diferença entre dados e informação e conseguem trabalhar os seus registros internos de modo inteligente se tornam muito mais competitivos a médio e longo prazo. As suas rotinas e investimentos serão progressivamente otimizados, enquanto problemas na cadeia operacional se tornarão cada vez menos frequentes. Isso permitirá à marca sempre ter um ótimo posicionamento de mercado diante de seus clientes e parceiros comerciais.
Como realizar a gestão adequada de ambos os elementos?
Um conjunto robusto de dados, por si só, não traz necessariamente resultados positivos, demandando uma análise direcionada e racional. A gestão adequada é a verdadeira responsável pela conversão do que foi coletado em informações. Nesse sentido, ter uma boa estratégia de gerenciamento de dados, apoiada na tecnologia e em boas práticas, é fundamental.
Essas ferramentas de gestão ajudarão os administradores a organizar os dados, seguindo um padrão de operações destinados a identificar tendências de consumo e explorar oportunidades sazonais, por exemplo. Ao mesmo tempo, haverá maior controle sobre quem utiliza, acessa e modifica os dados do negócio. Esse trabalho resultará em informações valiosas para os responsáveis pelo desenvolvimento de novas soluções de negócios.
Nesse sentido, tanto o Big Data como as soluções de BI fornecerão conhecimento valioso para incrementar todo o processo decisório. Eles ajudarão no desenvolvimento de metas e estratégias com a produção de insights e informações úteis.
Ao mesmo tempo, elas contam com recursos que ampliam a escalabilidade e a flexibilidade dos processos de análise de dados. Os recursos existentes de segurança e gestão garantem que isso seja feito sem que isso comprometa a qualidade dos serviços executados (ou a sua confiabilidade).
Essas soluções de análise de dados coletam registros de outros sistemas (como os ERPs, CRMs e ferramentas financeiras) para conseguir construir um grande conjunto de informações que possam ser relevantes para o negócio. A partir do cruzamento dinâmico de dados, os analistas conseguirão avaliar o que deve ser otimizado para que o negócio consiga se destacar entre os seus consumidores.
Por que sempre contar com um parceiro especializado?
Agora que você conhece qual a diferença entre dado e informação, já pode buscar os seus próprios meios de incrementar as suas estratégias. Isso pode ser feito por meio de parcerias com profissionais especializados no assunto.
A Know Solutions é uma empresa consolidada no mercado, com expertise no trabalho com dados e Business Intelligence. Nós podemos ajudá-lo a elaborar indicadores que mais se adequem à realidade da sua empresa, respeitando as características do seu negócio.
Mesmo que o cliente ainda não tenha conhecimento sobre como visualizar as informações geradas, a implantação de uma ferramenta como o Pentaho inclui a compreensão de como a organização funciona e o que pode ser melhorado.
A Know Solutions auxiliará os colaboradores a entender como construir o Data Warehouse e relacionar os dados de diferentes áreas da sua empresa. A partir desse trabalho, se torna possível padronizar e unificar os dados, o que facilita o acesso e a análise. Assim, a diferença entre dados e informação será apenas um detalhe na sua jornada em busca do sucesso comercial.
Como você faz para gerar valor a partir das informações que o seu negócio conta à sua disposição? Conta pra gente nos comentários!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]