A tomada de decisão é algo inerente ao ser humano. Desde as mais simples, como a escolha de uma roupa a ser usada, até as mais complexas, como mudar de fornecedor ou qual a melhor forma de gerenciar as informações da empresa, cada decisão implicará um resultado. E o que todo gestor deseja é tomar decisões assertivas.
Quanto maior a complexidade e o número de variáveis, mais difícil a tomada de decisões certas, e uma simples decisão pode impactar toda empresa. Quer saber como minimizar os riscos e tomar melhores decisões? Continue a leitura e confira 5 dicas práticas!
Entenda a importância do processo decisório
As pessoas precisam tomar decisões a cada momento nas empresas. Caso não exista um processo claro, os colaboradores podem ficar em dúvida se deve ou não agir, sobrecarregando os gestores. Uma forma de resolver esse problema é dar autonomia, deixando claro até que ponto é de responsabilidade do colaborador e em qual momento o gestor deve ser consultado.
Para decisões mais complexas, as que podem impactar toda a empresa, o gestor deve analisar a opinião de especialistas e ouvir os líderes. Quanto mais dados úteis, pontos de vista diferentes e líderes que conheçam o negócio e as pessoas, mais chances de tomar a melhor decisão.
1. Identifique o problema
É importante a realização de um diagnóstico da situação antes da tomada de decisão. A magnitude desses problemas deve ser identificada. A compreensão do problema existente é importante, desde que o emocional não afete suas escolhas.
Saber identificar a origem do problema também é algo a ser levado em consideração na tomada de decisões assertivas.
2. Analise fatos passados
Fazer uma retrospectiva pode ajudar você a não agir de forma precipitada. Analise as informações e não se deixe levar pela precipitação, pois o que está em jogo é a sua vida profissional.
É importante saber trabalhar sob pressão. Decisões assertivas precisam ser tomadas e você precisa analisar os fatos friamente, visto que as suas escolhas terão um peso importante no futuro da empresa.
3. Planeje-se antes de tomar decisões
O planejamento é importante para se preparar para as consequências que surgirão após a tomada de decisão.
Planejar-se é muito mais do que se preparar para o que os outros têm a dizer; é se preparar também para as mudanças proporcionadas por situações que poderão acontecer. Você precisa ter noção das consequências das ações geradas posteriormente ao planejamento.
4. Saiba que nem tudo pode sair como planejado
O ato de planejar não garante que tudo acontecerá como se previa, correto? É importante manter o controle emocional quando as coisas não saírem como o planejado.
Existem variáveis que não estão no seu controle: por maior poder de decisão que você tenha, isso não representa que conseguirá fazer tudo sozinho.
Nem sempre trabalhamos com pessoas que atendem às nossas expectativas, o que pode gerar frustrações. Não desista se tivermos uma situação de ponto fora da curva.
5. Seja firme em suas decisões
Para uma maior autonomia é importante ter posicionamento na defesa de seus projetos, pois as pessoas esperam isso de você. Nunca volte atrás em ações porque não acreditam em sua capacidade ou em suas ideias.
Isso não quer dizer que você não escute sugestões ou que possa voltar atrás quando estiver errado. Acredite em sua capacidade e em suas ideias.
6. Explore diferentes opções
Se um caminho específico não está produzindo os resultados esperados, pode ser o momento de explorar novas alternativas. Dependendo do cenário, pode ser melhor tentar uma opção diferente e voltar atrás do que permanecer na mesma. É sempre importante lembrar que estamos em uma era onde o fluxo de informação é praticamente instantâneo, o que exige atualização constante das estratégias de negócio sempre que necessário. Nesse sentido, estar atento ao que os dados do negócio apontam pode ajudar bastante.
7. Reveja suas decisões
Inicialmente, uma ou mais decisões se apresentaram assertivas por algum tempo. No entanto, hoje elas se tornaram obsoletas e não proporcionam mais os mesmos resultados. Quando isso acontece, o gestor deve também recorrer aos indicadores de performance e verificar os fatores que levaram a esse cenário.
Às vezes, os concorrentes começam a se sobressair em algum ponto. Já em outros cenários, ocorreu algum problema nos processos internos da empresa que causou gargalos ou pontos de ineficiência. Se for um somatório de ambos, o gestor deve ter a maturidade de reconhecer a necessidade de rever aquilo que antes acreditava ser o correto para o negócio.
8. Converse com a equipe
Conversar com a equipe é algo que tende a auxiliar bastante os gestores no processo decisório. Várias mentes pensantes, com pontos de vista e conhecimentos distintos podem fornecer feedbacks valiosos.
9. Tenha foco
Esta última dica talvez seja a mais importante de todas, por servir de base para as outras que já citamos aqui. Ter foco é estar atento a tudo o que acontece na empresa e fora dela, além de ser crucial ter a expertise e visão necessárias para a tomada de decisão assertiva.
O ser humano, por definição, tem dificuldade em manter o foco. São muitos os fatores que levam as pessoas em geral a se distrair, como os problemas pessoais e familiares. Nesse sentido, o mais importante é saber separar as coisas e se dedicar a cada aspecto da vida na hora certa. Em outras palavras, o gestor deve se dedicar exclusivamente ao negócio quando estiver à disposição da empresa.
Principais tipos de tomada de decisão
Você sabia que existem vários tipos de tomada de decisão? Um deles é baseado em valores pessoais, por consistir nas experiências vivenciadas pelo gestor. Em alguns momentos, ela pode se confundir com o achismo e a intuição, mas via de regra, ela é de grande relevância ao negócio. Além da decisão com base em valores pessoais, existem outros tipos, que são:
- racional: é aquela em que o gestor se baseia exclusivamente na lógica;
- intuitiva: é aquela oriunda das percepções do gestor sobre o negócio, sendo que ela pode ir contra a lógica e a racionalidade;
- coletiva: ocorre quando o gestor obtém feedback de colaboradores e se reúne com parceiros de negócios, por exemplo;
- serviço especializado: é quando o gestor terceiriza a tomada de decisão, sendo auxiliado, por exemplo pelo uso de um software de gestão ou profissionais especializados.
Com as 9 dicas que apresentamos neste texto, certamente tomar decisões assertivas ficará mais fácil. Coloque todas elas em prática no cotidiano de sua empresa e veja como os seus resultados e a produtividade conseguirão atingir um novo nível.
Agora que você já sabe como tomar decisões assertivas, que tal aproveitar a visita em nosso blog e compartilhar este artigo nas redes sociais?
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testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
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Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
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