O termo Business Intelligence (BI) ou simplesmente inteligência de negócios está relacionado diretamente ao conjunto de técnicas que a gestão empresarial coloca em prática em busca de informação. Usar uma ferramenta de BI normalmente significa coletar, analisar e cruzar dados em busca de insights sobre o negócio.
Devido a essa atuação, o BI tem alguns benefícios cruciais para o sucesso da gestão empresarial. A seguir, conheça 5 benefícios do BI e entenda quais são s seus impactos na gestão!
Favorece a análise e visualização de dados
Visualizar os dados de análise do comportamento de cliente e encontrar relações entre conjuntos de informações nem sempre é fácil. Especialmente com o volume de informações adquiridos por uma empresa, fazer essa análise geralmente é uma tarefa desafiadora.
Nesse sentido, o BI é altamente vantajoso para a gestão empresarial porque seus relatórios e sua própria visualização de dados permitem que as análises sejam realizadas mais facilmente.
Auxilia no planejamento da gestão
A partir da análise de dados adequada, a gestão pode começar a tomar decisões, inclusive do ponto de vista do planejamento. Com esses dados, é mais fácil alinhar valores, expectativas e atuações de diversos setores, por exemplo.
Além disso, o BI oferece dados relevantes para responder dúvidas importantes do negócio, assim como permite reconhecer novas oportunidades de negócio em geral.
Diminui a chance de riscos e erros
As decisões tomadas baseadas no BI se apoiam em fatos concretos traduzidos em números, relações e análises. Com isso, a gestão se torna muito mais relevante e mais assertiva, já que usa mecanismos que aumentam as chances de sucesso de uma determinada atitude a ser implementada no negócio.
O resultado disso é que os processos baseados nessa abordagem colaboram para diminuir a chance de riscos e erros em geral.
Em vez de se basear somente no feeling empresarial, agora a gestão tem mais oportunidades de prever adequadamente o que pode acontecer, evitando investimentos e decisões que prejudiquem o negócio.
Economiza tempo e dinheiro
Embora não seja o principal benefício, uma das vantagens mais tangíveis do uso de BI é a economia de tempo e de dinheiro.
Isso acontece porque ao automatizar certas funções, a análise de dados fica menos trabalhosa e menos demorada, aumentando a eficiência e a produtividade.
Além disso, ao diminuir as chances de erro o uso dessa ferramenta também evita que o negócio aloque recursos de maneira incorreta e termine desperdiçando-os.
Oferece vantagem competitiva
No geral, todos esses benefícios colaboram para que a gestão empresarial torne o negócio mais competitivo. Ao tomar decisões melhores e ao evitar erros, o desperdício de recursos diminui e mais a gestão pode investir em melhorias.
O BI também é relevante para mapear e compreender quais são as necessidades do cliente e qual é o seu comportamento, o que permite que a gestão saia à frente dos concorrentes, especialmente os que não usam esse tipo de ferramenta.
O BI tem como papel principal apoiar a gestão empresarial e torná-la mais assertiva e mais eficiente. Com redução de custos e de desperdício e ganho de competitividade, o resultado é que essa abordagem faz com que a gestão empresarial seja cada vez mais estratégica para o negócio.
O que você pensa sobre o uso desse recurso e dos benefícios do BI? Conte nos comentários e participe do debate!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]