Os dados produzidos pelo homem dobram a cada dois anos, já que são quintilhões de novos bytes gerados diariamente. Estudos da Fundação Getúlio Vargas mostraram que, até o final de 2017, o Brasil teria um smartphone por habitante. Já a venda de wearable devices, como o apple watch, chegou a 102,4 milhões no mundo. Nesse cenário, as empresas possuem uma enorme quantidade de dados do cliente disponíveis.
Esse volume de dados pode fornecer informações mais precisas e variadas da audiência, por meio da utilização de ferramentas de B.I. e Predictive Analytics. Além disso, empresas Data Driven têm maior capacidade de reação a eventos externos, com um Risk Management mais coeso, Brand Safety e planejamentos estratégicos mais assertivos.
Continue lendo e conheça várias estratégias que podem ser construídas pela sua empresa, com a utilização dos dados do cliente!
Analise os dados do cliente de forma setorial
O e-commerce brasileiro lucrou mais de R$44 bilhões em 2016. No ramo bancário, quase 1 milhão de contas são 100% digitais. Em setores com tamanho crescimento, volume de negócios e concorrência, é necessário um planejamento com KPIs corretamente direcionados — fator crucial para o cumprimento de objetivos estratégicos.
Por isso, existem várias formas de coletar informações de seus clientes, como ferramentas de automação de marketing e CRM. Contudo, é importante estabelecer quais delas devem ser coletadas. Personalize o Big Data por meio do Data Mining e acompanhe seus clientes em potencial com precisão, o que ajudará a identificar oportunidades geradas eficientemente
Sempre colete informações dos clientes
Investir em Big Data permite conhecer o comportamento e tendências de consumo dos clientes. Com isso, é possível criar campanhas, estratégias e serviços personalizados. Portanto, colete tais dados periodicamente.
Utilize a Buyer´s Journey: atração, conversão, fechamento e encantamento. Atraia o estranho convertendo-o em lead. Relacione-se por meio de um pipeline para torná-lo cliente e encante-o, transformando-o em um defensor da sua marca.
Como as pessoas são bombardeadas diariamente por inúmeras campanhas, conteúdos e produtos, guie sua estratégia por meio de dados. Sabendo sua origem, o que consomem e por quais canais, ficará mais fácil atingir seu cliente potencial.
Muitas ferramentas de automação de marketing e CRM automatizam essa coleta e relacionamento, o que ajuda no Data Mining e na geração de First-Party Data. Ao contrário dos 2nd e 3rd, os 1st Party Data são únicos da empresa, coletados com recursos, parâmetros e processos próprios. Com isso, é possível ter certeza que as estratégias se baseiam em informações precisas e confiáveis. Assim, os processos são otimizados, o que garante maiores lucros e eficiência.
Use técnicas de Machine Learning
Hoje, as empresas têm uma enorme oferta de dados disponíveis. Utilizando-os, o Machine Learning possui a habilidade de “predizer o futuro”. As análises preditivas usam dados históricos e algoritmos para criar previsões baseadas em padrões preexistentes, construindo cenários prováveis ou hábitos de consumo dos clientes.
As Análises Cognitivas diferem nesse sentido: enquanto a Análise Preditiva necessita da ação humana para dar significado aos dados, com a inteligência de mercado e Business Analytics, tal diagnóstico usa inteligência artificial. O computador “aprende” com os dados recolhidos, criando hipóteses e soluções de problemas automaticamente.
Crie perfis segmentados por dados
Com dados do cliente é possível oferecer produtos e serviços apropriados para cada perfil. A criação de segmentações proporciona a utilização de técnicas como cross-selling e up-selling.
Cross-selling é o oferecimento de produtos complementares a uma compra anterior, baseando-se no histórico do cliente. Por exemplo: a Amazon oferece outro produto após uma compra realizada, pelo cruzamento de dados e o perfil de possíveis interessados naquela oferta.
Up-selling é o oferecimento de produtos mais caros, que apresenta maior retorno. Empresas como a Dell, fazem isso, oferecendo HDs maiores, mais caros, mas com funcionalidades mais vantajosas com relação ao preço pago.
Muitas são as ferramentas e estratégias de análise de dados do cliente que produzem insights de Inteligência de Negócios — BI. Por isso, escolher a solução certa, por meio de uma empresa reconhecida, que garanta a segurança e a integração dessas informações de maneira eficiente, é crucial para a construção de uma estratégia organizacional Data Driven assertiva.
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testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
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Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
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