Acompanhar o desempenho da sua empresa em tempo real permite a identificação de oportunidades e tomada de decisões mais informadas. Nesse sentido, o dashboard de vendas é imprescindível para otimizar a performance do seu negócio, uma vez que traz mais controle sobre as suas operações.

Esse recurso consiste em uma ferramenta visual que compila dados relevantes sobre o desempenho das vendas, simplificando o monitoramento de métricas, taxas de conversão, receitas e satisfação do cliente. Uma das formas de criá-lo é por meio do Business Intelligence (BI), que integra e analisa diferentes fontes de dados, transformando-os em insights capazes de impulsionar a sua atuação no mercado.

Quer saber como isso é possível? Neste post, vamos mostrar 7 passos para criar um dashboard de vendas power BI. Confira!

1. Defina objetivos e metas de venda

O ponto de partida é definir claramente os objetivos e metas a serem alcançados por meio dessa estratégia. Para tanto, considere o que é mais importante para o empreendimento, como aumentar o faturamento, expandir a base de cliente ou melhorar a satisfação do consumidor.

É essencial que esses objetivos sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis e temporais. Você pode, por exemplo, estabelecer a meta de ampliar as vendas em 20% no próximo trimestre ou conquistar 50 novos clientes em um mês.

2. Escolha métricas e KPIs relevantes

Para verificar se o dashboard está sendo usado de forma eficiente, escolha métricas e Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) relevantes para suas atividades. Dentre eles, estão ticket médio das vendas, conversão de leads em vendas e retenção de clientes.

Elas devem estar alinhadas aos seus objetivos. Caso queira aumentar a receita, é preciso acompanhar o volume de transações e a margem de lucro. O ideal é focar em métricas que realmente evidenciem a performance da sua equipe e estratégia.

3. Colete e integre dados

O funcionamento desse recurso depende da coleta e integração de dados. Reúna informações de diferentes fontes, como da sua plataforma de e-commerce e sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM). A integração assegura que todas informações estejam concentradas em um único lugar, o que facilita o processo de análise.

4. Selecione ferramentas de Business Intelligence

As ferramentas de Business Intelligence utilizadas pela empresa podem ser determinantes para o sucesso da sua iniciativa. Com soluções de BI de código aberto, por exemplo, pode-se ter mais flexibilidade, personalizando-as de acordo com as necessidades específicas do negócio. 

Além disso, elas também podem ser facilmente integradas a outros sistemas, como CRMs, de Planejamento de Recursos Empresariais (ERPs) e banco de dados, proporcionando uma visão mais completa das operações.

5. Projete e personalize o layout do dashboard

Em se tratando de como fazer um dashboard de venda, tenha em mente que ele deve ser intuitivo e visualmente atraente, o que otimiza compreensão das informações. Por isso, use gráficos, tabelas e indicadores que permitam uma rápida análise dos dados.

Ao usar um gráfico de barras, os gestores conseguem comparar vendas mensais, enquanto um gráfico de pizza ajuda a visualizar a participação de cada produto nas vendas totais. Vale ressaltar a importância de um layout limpo e organizado para que as informações mais importantes se destaquem e sejam facilmente interpretadas.

6. Valide e teste o dashboard Parte superior do formulário

Antes de usar o recurso, é indispensável validá-lo e testá-lo. Comece revisando os dados apresentados, garantindo que tudo esteja correto e atualizado. Faça, também, testes com usuários finais, como membros da equipe de vendas, a fim de obter feedbacks sobre a usabilidade e clareza das informações.

Se os colaboradores apontarem que uma métrica específica não está clara ou que um gráfico não é útil, ajuste o dashboard para melhor atender às suas demandas.

7. Monitore e ajuste conforme necessário

O trabalho não termina após a implementação da ferramenta. Monitore o desempenho das métricas continuamente e aplique ajustes quando houver necessidade. O mercado e as condições de negócios podem mudar, e o painel de gestão deve se adaptar a esses novos cenários.

Na prática, isso pode envolver a adição de novas métricas, remoção daquelas que não são mais relevantes e readequação do layout para destacar informações primordiais no momento. Realize revisões periódicas e analise o que deve ser alterado ou não.

Quanto mais bem estruturado for o dashboard de vendas, mais útil e eficaz será para o direcionamento dos seus negócios. O auxílio de especialistas é crucial para o uso bem-sucedido dessas ferramentas.

Com a consultoria da Know Solutions você pode contar com especialistas para implementar a sua estratégia de Business Intelligence, elaborar análises, dashboards e análises totalmente adequados à atuação e objetivos da empresa.

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Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.