O dashboard interativo no Power BI permite analisar dados de modo mais abrangente do que em visualizações estáticas. Assim, a tomada de decisões é melhorada, uma vez que é possível adicionar várias funcionalidades interessantes, como personalizações e elementos visuais.
Ao longo deste artigo, vamos apresentar algumas etapas de criação de um dashboard interativo no Power BI. Dessa forma, você entenderá os procedimentos mais básicos, para depois sentir mais confiança e passar a fazer configurações mais avançadas. Continue lendo até o final!
O que é um dashboard interativo?
O dashboard interativo é uma ferramenta visual que exibe informações e dados de maneira consolidada e dinâmica. Com isso, oferece uma experiência mais completa aos usuários à medida que mostra cenários e ajuda, entre outras coisas, a projetar situações futuras de negócio.
Como criar dashboards interativos no Power BI?
A seguir, vamos apresentar algumas das principais informações para dar dinamismo ao seu dashboard no Power BI. Acompanhe!
Conexão de dados
Ao abrir o Power BI, clique na opção “Obter Dados”, que fica na barra de ferramentas. Em seguida, selecione a fonte que deseja, que pode ser Excel, SQL Server ou serviços online, por exemplo.
Adição de filtros
Para adicionar um filtro de página (aquele que afeta todas as visualizações em uma única página do relatório), primeiramente clique na página em que deseja adicionar o filtro. No painel de filtros à direita, arraste o campo que deseja usar como filtro para a área “Filtros de Página”.
Criação de visualizações
Após importar, transformar, modelar e criar os relacionamentos, é hora de proceder com a criação de visualizações. Para isso, selecione o tipo de gráfico ou visualização que deseja adicionar. Pode ser uma tabela ou mapa, por exemplo.
Em seguida, arraste os campos de dados para os eixos, valores, legendas e outras áreas apropriadas de visualização. Para personalizar as visualizações, selecione a visualização e, no painel de formato, que é um ícone de rolo de pintura, ajuste opções como cores, tamanhos, rótulos de dados e títulos.
Personalização
O Power BI tem várias opções que permitem alterar cores, tamanhos, estilos de fontes, entre outros aspectos. Para o dashboard ficar, de fato, interativo, você deve inserir as chamadas segmentações, que permitem a filtragem interativa dos dados.
Quais os desafios para criar um dashboard interativo?
O primeiro aspecto a ser citado é a qualidade dos dados. Ou seja, se eles estiverem incompletos ou inconsistentes, isso certamente vai afetar a criação dos relatórios interativos. Da mesma forma, se o volume for muito grande, ou os dados forem de várias fontes, o processo de integração e modelagem tende a ser mais difícil.
Outro ponto que merece destaque é a curva de aprendizado. O Power BI tem uma grande gama de funcionalidades, o que pode ser intimidador para alguns usuários. Nesse sentido, o mais importante é ir aos poucos para aprender primeiramente o básico antes de partir para os procedimentos mais sofisticados.
O dashboard interativo no Power BI é ótimo para melhorar o processo decisório, favorecendo a performance das empresas. Com o tempo e a experiência de uso da ferramenta da Microsoft, você estará cada vez mais pronto para desenvolver visualizações avançadas, que ajudem na identificação de oportunidades e pontos de melhoria.
Gostou deste conteúdo sobre dashboard interativo? Aproveite a visita ao blog para seguir a Know Solutions no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]