Uma gestão de estoque eficiente é crucial para o sucesso de um negócio, pois garante a disponibilidade dos produtos certos, no tempo certo, evitando excessos ou faltas que impactem suas finanças. Nesse contexto, entender o que é curva ABC e suas formas de aplicação é essencial para controlar e direcionar seus recursos de maneira mais estratégica.

Quando você sabe quais produtos são mais valiosos para seus clientes, pode desde otimizar a organização do seu armazém até focar os itens de maior demanda. É exatamente isto que a curva ABC proporciona: uma visão do que você deve priorizar, permitindo decisões mais informadas.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Neste post, explicamos o conceito de curva ABC, como fazer e em quais setores ele é útil. Confira!

O que é a curva ABC?

A curva ABC é definida como um método de análise cuja função é classificar os itens de acordo com sua relevância. Foi criada em 1950, pelo economista italiano Vilfredo Pareto, e adaptada para o setor de estoque por organizações que buscavam melhorar sua eficiência operacional.

A partir dos dados levantados por esse instrumento, você pode descobrir quais produtos são mais interessantes para seus clientes, conforme o volume de vendas. Além disso, sua finalidade é otimizar o tempo e os recursos empregados na gestão de estoque, a fim de diminuir os custos relacionados aos processos de armazenagem.

Dessa forma, você consegue direcionar o valor economizado para mercadorias que têm maior valor agregado, ou seja, que trazem mais retorno sobre o investimento e contribuem para o crescimento do negócio.

Como funciona a curva ABC na prática?

Nessa abordagem, os itens são divididos em três categorias: A, B e C. O grupo A engloba os mais valiosos, os quais representam uma pequena quantidade do total, mas contribuem com a maior parte do valor total, que costuma ser de 70-80%.

Já o B compreende os produtos intermediários, que somam uma quantidade moderada do valor total, cerca de 15-20%. Enquanto o C se refere aos menos valiosos, que correspondem à maior quantidade de itens, mas colaboram com menor parte do valor total, que é de aproximadamente 5%.

Se você está se perguntando como fazer a curva ABC, saiba que é necessário listar todas as mercadorias e seus respectivos valores, como o volume de vendas ou o lucro gerado. Em seguida, calcule a contribuição de cada uma, classificando-as em ordem decrescente. Feito isso, distribua os itens nas categorias A, B e C segundo seus percentuais de contribuição.

Quais as aplicações da curva ABC nas empresas?

Como mencionamos, o uso da curva ABC para estoque é bastante comum, mas ela também é aplicada em outras áreas. Veja, a seguir, as principais.

Planejamento de obras

Nesse segmento, o método de categorização visa priorizar os materiais mais importantes e de maior custo, para alocar os recursos com eficiência. Em uma construção, itens como concreto e aço pertencem à categoria A. Eles devem ser geridos com maior atenção do que os materiais de acabamento, que fazem parte do grupo C, por exemplo.

Gestão de estoque

No estoque, a curva ABC é empregada para priorizar os itens que trazem mais lucro para o empreendimento, os quais você deve focar, bem como reservar mais espaço para eles.

Imagine uma loja de eletrônicos. Smartphones e laptops estão incluídos na categoria A, devido ao seu valor e à sua demanda. Já acessórios vendidos com menos frequência, como cabos e adaptadores, estão no nível C.

Análise de vendas

Quer impulsionar seus resultados no varejo? Nesse caso, a abordagem pode ser aplicada na análise de vendas para identificar os produtos que geram a maior parte da receita, apontando onde você deve concentrar seus esforços de marketing e estoque.

Agora que você sabe o que é curva ABC, já pode utilizá-la na sua empresa para otimizar o gerenciamento de produtos e investimentos. Para implementá-la, é necessário coletar e analisar dados sobre os itens, calcular as contribuições de cada um deles para o valor total e classificá-los conforme sua relevância. Assim, é possível tomar decisões mais estratégias e potencializar seu retorno financeiro.

Quer entender melhor os benefícios do Business Intelligence para os negócios? Leia mais conteúdos no nosso blog!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.