O problema da incompatibilidade entre navegadores já foi maior no passado, mas ele ainda pode persistir. O W3C teve responsabilidade direta nessa melhoria, por ser um consórcio internacional responsável pela padronização de sites web. O cross browser é um conceito primordial nesse sentido, sendo decisivo na quantidade de visitas em uma página, além da experiência de navegação.
Neste artigo, vamos falar o porquê de o cross browser ser tão importante, além de esclarecer as suas diferenças em relação a um site responsivo. Continue a leitura para ficar por dentro deste tema e entender melhor o impacto da compatibilidade dos navegadores na experiência dos usuários do seu site!
O que é cross browser?
Um site cross browser é aquele que possui compatibilidade entre os principais navegadores web. Isso significa que as configurações e comportamentos internos da página serão executados corretamente nos principais browsers da Internet, que são;
- Google Chrome;
- Mozilla Firefox;
- Microsoft Edge;
- Opera;
- Safari.
Qual a importância do cross browser?
Bons sites devem ser seguros, rápidos no carregamento e terem boa usabilidade. No entanto, na hora de testá-los, de nada adianta usar somente o Google Chrome ou o Mozilla Firefox, por exemplo. Embora sejam os navegadores mais populares e usados, existem pessoas que preferem outros browsers e não podem ter sua experiência de navegação prejudicada.
Cada browser tem uma forma diferente não só de carregar uma página, mas também os seus scripts internos. Nesse sentido, é crucial que o teste de cross browser seja nas versões mais atuais de cada navegador. É preciso considerar no teste aspectos relacionados à sombras, fontes e transparências de imagens, por exemplo.
Quais as vantagens do cross browser?
Apesar de não ser um procedimento rápido, o teste cross browser ajuda a eliminar bugs, deixando, assim, os usuários e clientes de uma aplicação mais felizes. Outra consequência dessa compatibilidade é o aumento de tráfego orgânico ao site, aumentando as chances de vendas de produtos e serviços.
Trazendo para o lado do Business Intelligence, também é fundamental que a visualização de relatórios e dashboards ocorra em diferentes navegadores. Esse cuidado auxilia os colaboradores a não pararem de trabalhar caso acessem os dados do negócio em algum browser que não seja o Chrome ou o Firefox.
Qual a diferença entre um site responsivo e um cross browser?
Um site cross browser só será também responsivo se for ajustado de acordo com o tamanho da tela de computadores, celulares e tablets. Logo, não há nenhuma relação entre os termos, sendo apenas características que tornam uma página acessível e com boa experiência ao usuário.
Como a Know Solutions pode ajudar o seu site a se tornar cross browser?
Nossa empresa pode desenvolver o seu site, inclusive fazendo o teste de cross browser. Além do Chrome e Firefox, testamos a página também no Opera, Safari e Edge, de modo a proporcionar melhor usabilidade a quem acessa. Trabalhamos ainda com o design responsivo, contribuindo ainda mais no sucesso do site, bem como ajudamos ele a ranquear bem no Google, com o auxílio das estratégias de SEO (Search Engine Optimization).
O cross browser é um termo que designa a compatibilidade de sites, relatórios e dashboards de BI em vários navegadores. Como vimos no texto, sem fazer o teste nos browsers mais usados pelo público, a empresa pode perder tráfego e clientes, visto que a incompatibilidade é responsável por prejudicar a experiência de navegação.
Entre em contato conosco e conheça melhor os impactos que a Know Solutions pode proporcionar ao seu negócio, em termos de cross browser e Business Intelligence!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]