A chave para oferecer um serviço de excelência e construir fortes relações com o público está no seu conhecimento. É isso que permitirá identificar as suas preferências e os seus padrões de compra — algo fundamental para que seja possível antecipar necessidades e expectativas. Entretanto, a pergunta que muitos ainda fazem é: como conhecer o cliente?
Antes de mais nada, é preciso compreender a importância de se ter informações precisas sobre os clientes, de modo a adaptar as ações da empresa às demandas de cada um. Sim, com as ferramentas adequadas, você conseguirá entendê-los de forma individual, o que servirá para defini-los em grupos. Neste artigo, mostraremos o que pode ser feito para conhecer melhor os clientes e por que isso é tão importante para o sucesso do seu negócio. Acompanhe!
Pesquisas de feedback
Esse é um dos métodos mais simples, mas também um dos mais eficazes. As pesquisas de feedback são indispensáveis nesse contexto do “como conhecer o cliente”. Fazer perguntas ao público possibilitará a obtenção de insights valiosos acerca do que ele quer e espera da sua marca, seja em relação a um produto ou a um serviço.
O recomendado é enfatizá-las com o “porquê” e o “como” de algo. Entenda que é por meio do feedback dos consumidores que as empresas conseguem encontrar novas oportunidades e se destacar diante dos concorrentes. Qualaroo, WebEngage e Foresee estão entre os softwares mais utilizados para a realização das pesquisas.
Aplicação do Business Intelligence
Não menos relevante é o Business Intelligence (BI), que quando aplicado nas organizações faz com que os processos de pesquisa e análise se tornem gerenciáveis. As soluções de BI agregam informações e fornecem aos gestores um facilitado acesso aos dados, com relatórios precisos e que auxiliam no planejamento e no suporte às decisões.
Em outras palavras, o BI colabora para a transformação dos dados em ações práticas, criando uma visão de 360º no que se refere não somente aos seus clientes, mas a todo o negócio. Com a utilização de sistemas de ERP e CRM, combinada às pesquisas de feedback e às análises de interação nas redes sociais — técnica da qual falaremos a seguir —, essa ferramenta conseguirá organizar todas as informações obtidas e proporcionar um melhor entendimento do público.
Análise de interação em mídias sociais
Plataformas como Facebook, Instagram e Twitter também são capazes de fornecer excelentes insights sobre as vontades e gostos do cliente, seus hábitos e, principalmente, o que estão comprando. Devido à abertura das redes sociais no que se refere às opiniões, parte dos consumidores as utilizam para fazer sugestões, agradecimentos ou reclamações. É por essa razão que a análise da interação nessas mídias é uma ótima estratégia para entendê-los melhor.
Enfim, esperamos que este artigo sobre como conhecer o cliente possa realmente ajudá-lo a atrair novos consumidores e a fidelizar os já conquistados. Saber quem é o seu público, suas principais características, necessidades e expectativas é fundamental para facilitar as interações e o direcionamento de ações, o que contribui para impulsionar o seu negócio!
Para somar, que tal aprender qual é a diferença entre o Business Intelligence e o Business Analytics?
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
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Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
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