Um dos pilares do Big Data consiste no volume de informações que recebemos a todo instante. Esse número de dados cresce de forma contínua e a uma velocidade acelerada, surgindo de diversos locais, desde redes sociais a plataformas de gerenciamento de empresas.
Para usar esses dados na tomada de decisão, é necessário, então, que todo o volume seja analisado de forma correta. É aí que entra a utilização do Mondrian OLAP Server. Saber como implementar o uso do Big Data na sua empresa e ter análises corretas ajudará o gestor a tomar decisões mais precisas no que for necessário para desempenhar melhor a sua função.
Uma das vantagens de usar essa plataforma é a descentralização da equipe de TI, já que os dados estarão sempre à disposição do gestor, seja em desktop, smartphone ou tablet, com formato simples e de fácil entendimento.
Saiba um pouco mais sobre o Mondrian BI e seus benefícios para as empresas. Confira!
O que é o Mondrian OLAP Server?
Essa é uma ferramenta de Business Intelligence (BI) open source, ou seja, tem o código fonte aberto para o usuário modificá-la da forma que entender melhor. É uma plataforma voltada para os gestores e apresenta os dados analisados em formas de gráficos, planilhas ou relatórios, que tornam a compreensão mais fácil. Esse software pesquisa toda a base de dados do cliente e da rede, e retorna para ele a análise detalhada do que foi solicitado.
O Mondrian OLAP Server (On-Line Analytical Processing — traduzindo de maneira literal para o português seria algo como Processamento Analítico On-Line) é a junção de uma plataforma de gestão ao servidor de dados para executar o processamento em tempo real e apresentar análises detalhadas. Isso é feito de forma simples e objetiva, o que auxiliará o gestor de empresas a tomar decisões mais corretas, já que ele é o usuário final dessa tecnologia.
O Mondrian OLAP foi construído na linguagem de programação Java pelo desenvolvedor inglês Julian Hyde. Você pode conhecer mais sobre o fundador do projeto por meio do seu blog. Como um projeto open source, o Mondrian é um servidor muito versátil e acessível a todos.
Como ele funciona?
Para entendermos mais sobre o funcionamento do Mondrian BI precisamos compreender melhor o conceito de um servidor OLAP. Basicamente, ele realiza consultas ou queries MDX, que é uma linguagem de consulta, criada em 1997, pela Microsoft e significa Multidimensional Expressions. A semelhança existente entre os servidores Microsoft Analysis Services e o Mondrian decorre do uso dessa mesma linguagem MDX.
Um servidor OLAP é utilizado para criar cubos OLAP, que são semelhantes às planilhas dinâmicas do Microsoft Excel, porém, dotadas de muito mais recursos. Assim, podemos dizer que um cubo é uma ferramenta ideal para gestores, gerentes e diretores, pois confere uma versatilidade maior na visualização e cruzamento de dados, e na criação de gráficos e tabelas sem a dependência do departamento de TI. Caso tenha interesse, você pode conhecer mais sobre o Mondrian em sua página oficial ou ainda baixá-lo.
Qual é a sua aplicação nas empresas?
A facilidade de utilização vai desde a rápida visualização dos dados, que podem ser filtrados por temas, períodos, produtos etc., até a total liberdade do gestor em ter acesso a essas informações em tempo real, sem a necessidade de solicitar o relatório à sua equipe de TI. Isso significa autonomia e mais agilidade no processo.
Esmiuçando mais esse paralelo, vamos imaginar o seguinte: enquanto todos os dados são armazenados em um servidor central que detém todas as informações da empresa, por exemplo, não cabe ao gestor ter acesso a informações que não são pertinentes à sua função, como dados técnicos ou específicos da equipe de TI ou de outros setores. Quando o gestor precisa de uma pesquisa mais refinada sobre determinado assunto, por meio do Mondrian OLAP Server ele extrairá aquelas informações que serão realmente úteis para sua tomada de decisão.
Qual é a relação da Pentaho com o Mondrian?
De maneira direta, podemos definir o Pentaho como um software de código aberto que usa a tecnologia do Mondrian OLAP, com sede em Orlando, Flórida, EUA. Diante de uma grande quantidade de dados disponíveis, é preciso adotar recursos que tornem a busca por informações precisas mais fácil. Portanto, ele serve para facilitar o gerenciamento diário de uma empresa.
Por permitir essa facilidade, a Pentaho incorporou o servidor de processamento analítico online do Mondrian em sua solução de BI. Esse acontecimento aproximou o criador do Mondrian, Julian Hyde, com a Pentaho, mas ele continua a residir na Inglaterra.
O Pentaho pode ser integrado com diferentes softwares de gestão, como aqueles voltados ao gerenciamento de clientes (CRMs), a integração de processos e departamentos (ERPs), banco de dados, programas de controle financeiro e outras soluções. Para esse fim, é muito importante contar com empresas especializadas na implantação e customização das possibilidades existentes no Pentaho\Mondrian para as necessidades da sua empresa.
Qual é o impacto nos negócios?
A tomada de decisão é uma atividade crítica a cargo dos gestores das empresas e demais colaboradores de outras áreas gerenciais. Para ser bem-sucedido nessa função, é essencial contar com dados relevantes e objetivos que sirvam de suporte, ampliem o discernimento e justifiquem o julgamento. Dessa forma, podemos entender o impacto que ferramentas como o Mondrian OLAP exercem sobre um negócio.
Como podemos observar, as soluções de Business Intelligence, como a ferramenta Pentaho, podem proporcionar diversas facilidades ao dia a dia das empresas por meio da flexibilização das análises de dados, bem como da sua apresentação. Esse é o objetivo das ferramentas de OLAP, tornar o exame do negócio uma tarefa mais eficiente, em que seja possível a extração de informações pertinentes de maneira mais intuitiva e simples.
Agora que você conhece um pouco mais sobre o que é e quais são os benefícios do Mondrian BI continue a aprender. Para isso, siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades mais relevantes em TI. Estamos no Facebook e Linkedin.
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]