Atualmente, a integração de ferramenta BI ganha mais espaço nas reuniões e discussões sobre eficiência e otimização de processos empresariais. Afinal, muitos modelos de negócios já utilizam o ERP, que conecta inúmeros sistemas que antes trabalhavam isoladamente. Na prática, é possível ver dados de outras áreas que impactam a sua entrega, como estoque e logística.
A ferramenta de Business Intelligence consegue analisar os dados da empresa em larga escala, para que as decisões tenham como base a análise e ciência de dados. Sendo assim, a integração de ferramenta BI com o software ERP proporciona inúmeras vantagens para um empreendimento.
Portanto, queremos saber, sua empresa já investe na integração de ferramenta BI com o ERP? Se sua resposta for negativa, saiba que muitas pessoas ainda não conhecem as vantagens estratégicas que essa iniciativa traz.
Pensando nisso, preparamos esse material com 5 vantagens na integração dessas duas tecnologias que você precisa conhecer. Boa leitura!
1. Maior eficiência nos processos
Primeiramente, apresentaremos a vantagem que é um dos grandes desafios de muitas pessoas que fazem a gestão de empresas ou empreendem: a eficiência nos processos — visto que a informação capacita as pessoas, permitindo que realizem seu trabalho com mais eficácia.
Vale lembrar que um dos grandes gargalos operacionais é o uso de recursos desproporcionalmente ao resultado que eles trazem. Nesse cenário, fica o questionamento: será que esse processo está sendo executado corretamente?
Outro ponto interessante que diz respeito ao processo de integração de ferramenta BI com o software ERP é o estudo do comportamento do consumidor. Com isso, é possível saber quais os produtos que mais vendem, assim como os que menos vendem, por exemplo. Dessa forma, é possível compreender onde a operação é mais lucrativa e onde é necessário investimento para maior eficiência dos processos.
2. Melhoria nos processos
Essa é outra vantagem que desperta muito a atenção das pessoas que fazem a gestão de processos, já que a integração de ferramenta BI permite uma visão 360º do negócio. Dessa forma, é possível melhorar os processos e fluxos de atividades.
Imagine a seguinte situação: um consultor comercial precisa das informações sobre a quantidade de determinado produto em estoque. Em vez de entrar em contato com uma pessoa do estoque para confirmar a quantidade desse produto, com poucos toques na tela do seu dispositivo ele consegue acesso a esses dados em tempo real. Ou seja, os setores trabalham em conjunto, ajudando um ao outro simultaneamente.
Não podemos deixar de citar que outra melhoria nos processos que a integração de ferramenta BI traz é a redução nos índices de retrabalho, uma vez que minimiza as falhas de comunicação. Portanto, a integração entre as áreas de apoio e o comercial faz com que tudo flua da melhor forma possível. E com o acompanhamento contínuo em dashboards os processos podem ser revisitados e melhorados constantemente.
3. Conhecimento aprofundado do cliente
Como já comentamos, a integração de ferramenta BI com o software ERP permite que a empresa tenha uma visão ampla sobre o comportamento das pessoas. Com isso, é possível desenvolver uma boa base de clientes com as informações mais relevantes para o modelo de negócio. Em outras palavras, você consegue identificar os padrões e antecipar o comportamento do cliente.
Um exemplo são as empresas que oferecem serviços de telecomunicações. Para cobrir o custo do negócio e rentabilizar a venda, elas optam por contratos de fidelidade onde as pessoas, ao cancelarem determinado produto, recebem multas de fidelidade.
Ao utilizar a tecnologia como aliada, quem faz a gestão consegue verificar as tendências do comportamento de cancelamento, prevendo quanto o tempo o cliente permanece ativo. Assim sendo, a empresa pode trabalhar em um programa de fidelização de clientes baseado nesses dados.
4. Redução de erros
Se voltarmos a um passado nem tão distante, muitos processos operacionais, fiscais e administrativos eram feitos manualmente por meio de ferramentas como planilhas de excel e anotações. Esses procedimentos eram muito mais suscetíveis a erros e perda de informações, pelos mais diversos motivos.
Hoje, quando a empresa investe em um ERP personalizado às necessidades dela, tudo isso utilizando a integração com a ferramenta de BI, esses erros são mínimos — uma vez que todas as informações essenciais são inseridas e compartilhadas com os diferentes setores da empresa.
Contudo, precisamos esclarecer que a Internet 5G, a cloud computing, entre outras ferramentas que a transformação nos trouxe, são os grandes condutores para a integração de ferramenta BI e todas essas vantagens.
5. Auxílio na tomada de decisão
Quando falamos em tomada de decisão, nos referimos ao processo mais importante de um negócio. Afinal, uma decisão que não é tomada de maneira correta impacta o futuro da empresa. Sendo assim, ao utilizar a ciência de dados, é mais fácil definir o caminho que a empresa trilhará no futuro.
Lembre-se que a tomada de decisão empresarial representa fazer escolhas que vão melhorar a performance e os resultados da empresa. Por isso, ela reverbera no futuro do negócio, dos colaboradores e, também, dos clientes.
Como observamos, todas essas vantagens da integração de ferramenta BI são conectadas entre si, pois, naturalmente, elas vão se complementando e beneficiando o negócio como um todo.
Quais as consequências de não integrar a ferramenta de BI com o ERP?
Se a sua leitura chegou até aqui, é sinal que o seu interesse na integração da ferramenta de BI despertou. Por esse motivo, preparamos esse bônus com as consequências de não implementar a integração de ferramenta BI. Confira quais são elas:
- defasagem nos processos;
- tomada de decisão sem base em dados;
- cultura de dados mal desenvolvida;
- dificuldade de acesso e armazenamento de dados;
- falta de escalonamento do negócio;
- menor competitividade.
São muitas as consequências de não integrar as tecnologias da empresa, e listamos apenas algumas para acender esse alerta de que investir em soluções, equipes e parceiros é essencial para o desenvolvimento do seu negócio de maneira sustentável e lucrativa.
Por fim, a integração de ferramenta BI traz inúmeras vantagens de acordo com cada modelo empresarial. Portanto, o principal é conhecer o seu negócio, saber onde ele está, onde deseja chegar e quanto tempo tem para isso. Com isso em mente, é possível desenvolver um processo de integração de ferramentas que atende a realidade e a necessidade do seu empreendimento.
Não esqueça que em meio a todo esse processo é fundamental contar com um parceiro alinhado às expectativas e cultura da sua empresa.
Você quer saber mais sobre essa dupla imbatível? Então, deixe seu comentário aqui no post e tire suas dúvidas!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]